Zoroastrismo – Que religião é essa?

Uma das melhores coisas de se morar em outro país é a oportunidade de conhecer e ter contato com outras crenças tão diferentes da nossa (caso você tenha alguma) e perceber que na verdade, somos todos, todos iguais, de uma forma ou de outra.

Para quem gosta de aprender sobre religiões como eu, a Índia, por exemplo, é um prato cheio! Hinduísmo, Islamismo, Cristianismo, Sikhismo, Jainismo…muitas religiões são originárias daqui ou amplamente praticadas no país inteiro. Uma das religiões que poucos ouvimos falar no Brasil e que é bastante praticada aqui em Mumbai, onde moro, é o Zoroastrismo.

zoroastrism

Zoro…quem? Zo-ro-as-tris-mo.

E, é sobre esta interessante e pouco divulgada religião que eu quero falar aqui, hoje, no nosso blog.

O Zoroastrismo teve suas origens no atual Irã, antiga Pérsia, e hoje, apesar de hoje a maioria esmagadora no Irã seguir o Islã, ainda podemos encontrar algumas cidades onde o Zoroastrismo ainda é praticado. Porém, a grande maioria dos seguidores desta religião se encontra na Índia, para onde muitos iranianos pediram exílio. Aqui, eles são uma comunidade muito respeitada e que nunca criou problema com ninguém. Além disso, desta comunidade saíram alguns dos mais importantes nomes do business na Índia, conhecidos internacionalmente como Ratan Tata, só para citar um deles.

parsis

Sem mais delongas, vamos conhecer esta interessante religião que, na verdade, pode ser considerada a grande influenciadora de religiões como o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

Origem do nome

O nome Zoroastrismo é dado por causa de seu fundador, Zarathushtra, chamado de Zoroastro pelos gregos.

zara

No que eles crêem?

Basicamente, eles crêem em um Deus único, no dualismo (bem x mal) e em seres espirituais divinos (semelhantes aos anjos), que ajudariam Deus em suas tarefas pelo universo. O Zoroastrismo foi a primeira religião do mundo a deixar registros escritos sobre idéias hoje comuns para a maioria dos Ocidentais, como: bem x mal, julgamento final, reencarnação e a vinda de um Messias.

Eles têm algum livro tipo a Bíblia?

avesta

Sim, eles têm um livro sagrado chamado Avesta, onde constam todas as anotações feitas por Zoroastro, em sua maioria, em forma de 5 salmos, chamados de Gathas. Os Gathas são a principal base da religião. Algumas partes do Avesta foram escrita muitos anos depois da morte de Zoroastro, segundo alguns historiadores. Dentre os zoroastras, há aqueles que crêem apenas nos escritos originais de Zoroastro e, um outro grupo que crê também nas escrituras posteriores.

Principais características da crença zoroastra:

ahuramazda

  1. A crença em um único Deus, chamado de Ahura Mazda, que seria, segundo a crença, o único Deus digno de adoração.
  2. A crença em um ser maligno opositor ao grande Deus, cujo nome é Angra Mainyu, que está sempre em luta com Ahura Mazda.

    Angra Mainyu atacando um boi
    Angra Mainyu atacando um boi
  3. Crença de que o espírito maligno (Angra Mainyu) será completamente eliminado no fim dos tempos.
  4. Após a destruição de Angra Mainyu, o bem reinará e habitará em todos os seres.
  5. Um salvador (Saoshyant) nascerá de uma virgem, mas vindo da linhagem do Profeta Zoroastro, que se levantará dos mortos e julgará todos no dia final. (sacou??)Há uma outra escola de pensamento que define a batalha do bem x mal apenas como uma dualismo ético, onde a verdadeira batalha acontece na verdade, dentro na mente humana.Seja lá qual for a sua crença, a verdade é que a probabilidade de ela ter sido influenciada pelo Zoroastrismo, é enorme. O Zoroastrismo também trabalha com os elementos fogo, água, terra e ar, sendo o fogo, o mais importante deles. Esta crença vem dos ensinamentos védicos, aqui da Índia. Basta lembrar que o fogo está presente nas principais celebrações e orações indianas. (vide casamento indiano)

    6. A crença em seres angelicais poderosos, sendo um deles Spenta Mainyu, cuja função é bastante parecida com a do Espírito Santo, no Cristianismo.

    spentamainyu

Principais rituais e práticas religiosas

Para os parsis, como são conhecidos por aqui, há diversas cerimônias para celebrar os diversos ciclos da vida, como o nascimento, puberdade, casamento, gravidez e morte. Antes cada cerimônia, é costume que cada participante confesse seus pecados e tenham suas testas marcadas com cinzas do fogo sagrado.

parsitemple parsis 20120209-Yazd_zoroastrian_temple

Um dos mais importantes rituais para eles é o Naojot, o ritual da puberdade, no qual tanto meninos quanto meninas participam. Nesta cerimônia, eles vestem roupas especiais e simbólicas. Em relação aos rituais de morte, os zoroastras acreditam que a morte é a separação da alma imortal e do corpo físico. Sendo assim, os corpos são extremamente sujos e locais onde os demônios podem habitar. Sendo assim, os mortos não são cremados, enterrados ou jogados no mar, porque estas práticas degradariam os 4 elementos sagrados que eles tanto prezam. Sendo assim, os corpos são deixados em um lugar especial (Torres do Silêncio) onde apodrecem naturalmente e viram alimento para corvos e outros animais.

towerofsilence

Aqui em Mumbai, por exemplo, nós temos uma famosa Torre do Silêncio, mas assim como qualquer templo Zoroastra, lá a entrada de não-parsis é proibida.

onlyparsi

Bem, espero que tenham gostado deste artigo. Para concluir e ilustrar tudo que falei aqui, deixo com vocês um excelente vídeo em português explicando mais sobre esta interessante e curiosa religião que, querendo ou não, foi antecessora do Cristianismo e Islamismo.

 

Outros links sobre o assunto:

Towers of Silence: Zoroastrian Architectures for the Ritual of Death

A importancia do fogo no Zoroastrismo (em portugues)

Ritual Navjote em Mumbai

Tower of silence (em ingles)

Os Zoroastras no Ira (em espanhol)

Um abraço e até a próxima

por Banjara

Anúncios

4 comentários em “Zoroastrismo – Que religião é essa?

  1. Interessante! Essa religião tem alguma relação com o zodíaco? Que também tem a divisão de elementos rs, e pelo nome achei que tivesse relação com signos hehe, e é possível saber mais ou menos quantos mil anos ela possui? Curiosidade abusiva a minha ne hehe, Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Claudia!!Bom, pelo o que pesquisei antes de escrever o artigo, as origens desta religiao comecaram 2000 anos antes de Cristo.Mas, as primeiros registros foram encontrados (ou divulgados) uns 500, 400 anos antes de Cristo. Nao tenho certeza se tem ligacao com o zodiaco, mas acredito que sim, pois a origem dela vem da era Vedica e, a pratica da astrologia era comum entre eles.Tanto que ha alguns estudiosos que dizem que os tres magos que foram visitar Jesus na ocasiao de seu nascimento, eram, na verdade, zoroastras. Bom…eh isso. Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s