As riquezas de uma viagem

Outro dia eu li uma frase que dizia: “Viagens são a única coisa com a qual você gasta dinheiro, mas sai ganhando no final.” E, parei para pensar a respeito.

É verdade mesmo. Desde que percebi o quanto as viagens são transformadoras, resolvi começar este blog. E, é exatamente sobre os beneficios de uma viagem, que eu venho falar hoje aqui.

solo

  Comecei a lembrar de minha primeira viagem ao Japão, em 2000 e o quanto meus olhos se abriram para culturas e povos que tive a oportunidade de conhecer lá. Lembro que um dos brasileiros viu algumas indianas enchendo os corredores do alojamento com mini velas em pequenos pratinhos e já disse que aquilo era macumba indiana!! Eu ri, confesso, mas hoje sei que se trata do Diwali, celebrado pela minha familia todos os anos!!

Como não lembrar da menina do Butão, sendo que eu nunca tinha ouvido falar deste país?? Hoje, o Butão é ao lado do país onde moro.

bhutan

E a menina do Egito que toda noite encharcava o banheiro todo lavando os pés e a cabeça? Com minha mente brasileira intacta, eu achava que ela era porquinha e que só lavava estas duas partes. Jamais me toquei para o fato de que ela estava fazendo a ablução, ou seja, se lavando/purificando para poder orar para Allah.

ablution

Como aprendemos, como evoluimos e mudamos!! Eu acho que as viagens são a maior escola do ser humano. Mas, claro, há viagens e viagens. Se o objetivo da viagem é apenas comprar até cair (shop until you drop), certamente pouco tempo o turista terá para observar as coisas e pessoas ao seu redor. Por isso, eu diferencio um turista de um viajante. O viajante busca algo a mais. Busca um pedaço de sua alma. O viagem está para o viajante como a musa esta para o poeta.
20140131-071823

Pensei nos encontros que tive durante minhas viagens e a vida fora do país. Pensei no quanto aquelas pessoas contribuíram para forjar o meu ser. E, em o quanto elas foram meus professores e, provavelmente, eu, o delas.

Percebi o quanto temos idéias estereotipadas a respeito de tudo e de todos e o quanto é libertador deixar tudo isso de lado e apenas ver aquilo que está ali, nu, na frente dos nossos olhos, sem nenhum pré-conceito. As viagens vão te tornar uma pessoa mais culta, mais inteligente, mais sensível, vão te ensinar a julgar menos e a observar mais. Enfim, vão te fazer uma pessoa bem melhor. E, uma outra vantagem: Você vai aprender tanto, que terá assunto para conversar com qualquer pessoa de qualquer canto do planeta!

multicultural

Alguns preferem investir em carros ou roupas de marca. Para mim, os maiores investimentos são as viagens. Claro que temos outros investimentos, mas pelo menos, na minha lista, elas são quase uma prioridade.

unnamed

Se você tem problemas de depressão, ansiedade exacerbada ou pânico, eu te digo: Vá viajar! Estou falando por experiência própria!

Há alguns anos, eu tive problemas desta natureza e precisei de ajuda médica. E, nesta época, depois que a parte do desânimo tinha passado, a primeira coisa que pensei foi em viajar. Falei com meu médico e ele me deu a maior força! Foi aí que descobri que não precisava mais de médicos, de remédios ou terapias. Porque ali, era só eu e o mundo. O mundo e eu. A cada momento, eu sentia a liberdade de estar totalmente no controle da situação, no controle da minha vida e por estar ali, naqueles locais históricos e maravilhosos, os quais nunca havia sonhado.

20150801_162221 304243_369299336500274_1441678694_n

 

E, não precisa ser no exterior, não. Vá para algum lugar no nosso país mesmo. Assim, pelo menos, a língua usada é a mesma e você não se sentirá tão vulnerável. Mas, vá. Vá, porque a vida é curta demais para deixarmos o medo nos dominar. Vá em frente e, depois que estiver lá, não deixe de nos mandar seu depoimento!!!

ouropreto

E é isso aí, pessoal. Viagem é terapia. E, se ainda não dá para você viajar, viaje conosco aqui no blog, conhecendo novas culturas e locais pouco ou nada divulgados em nosso país.

Um grande abraço e boa viagem!!

por Banjara

Anúncios

Um comentário em “As riquezas de uma viagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s