O que é melhor? Viajar sozinha ou acompanhada?

viagem
A inspiração 
para este post surgiu após um bate-papo com uma querida amiga que me contou os perrengues que passou em Londres quando viajou com mais uma colega. Parece que a colega era do time viagem = compras e minha amiga estava em busca de algo mais cultural, como visitar os inúmeros museus de Londres e tal. Sendo assim, a cada ida ao museu, a colega ficava sentada em um banco com suas várias sacolas de compras e quando minha amiga ia ver como ela estava, ela estava dormindo no banco do museu!!! Quando não, parece que ela fazia cara de quem estava morrendo ou passando mal. Mas, curiosamente,assim que saíam do museu, ela ficava bem de novo e já  inventava de ir em alguma loja de roupa! Ou seja: stress total!!!!!
stress

Bem, só  de ouvir a estória, eu já  fiquei estressada! Agora, imagine-se na situação  da minha amiga! Sendo assim, eis que surge a questão: O que é  melhor? Viajar sozinha ou com amigos?

travelsolo

withfriends

Eu lhe diria que tudo depende da sua personalidade e experiência  em viagens. Eu, particularmente, adoro viajar e fazer tudo sozinha! Adoro viajar com meu marido, acho super romântico  poder curtir um pôr-do-sol juntos, mas…nós temos interesses diferentes. Eu quero andar, andar, andar até  sentir câimbras  na panturrilha. Ele, já não suporta andar, se bem que dependendo do local, ele até se anima. Andamos muuito no Rio de Janeiro, em 2014.

Mas, tirando o marido ou namorido, sera que é uma boa viajar com outra pessoa?

Como eu disse anteriormente: depende da sua personalidade e experiência. Como assim?? Bem, se voce é  uma pessoa despachada, que adora aventura e jamais se apavora diante de situações  inusitadas, você pode muito bem viajar sozinha (o)! Outro fator: se você tem interesse por coisas que a maioria das pessoas nao têm, é  melhor você  viajar sozinha, pois vai aproveitar muito mais!

Eu prefiro mil vezes viajar sozinha, já  que posso fazer meus horários, organizar meus roteiros, mudar se me der na telha, interagir com quem eu quiser, comer o que quiser, ir onde quiser, voltar pro hotel e descansar a hora que quiser, etc. Ou seja: liberdade total!!!
E hoje, com o advento do selfie, você não precisa mais de companhia para ter sua própria foto naquele local maravilhoso!! Aliás, como eu não sou muito adepta do selfie e nao gosto muito de aparecer nas fotos, viagens solo sao perfeitas para mim!
solotraveler2

Bom, após citar os motivos para se viajar sozinha, vamos falar um pouco sobre os diversos motivos para escolher (ou não ) uma companhia na hora de viajar.

friendtravel1

  1. Odeio ficar só  – Se voce é  daquele tipo que adora estar com pessoas e se sente sozinho e deprimido se passar mais de 1 hora sem falar com alguém, realmente a viagem solo nao é pra voce. Ou, talvez até seja, para você descobrir novas facetas de sua personalidade e ganhar muito mais auto-confiança!!
  1. Tenho medo de me perder – Quem garante que com outra amiga(o) você não vai se perder? Se perder é  normal, mas se achar, tambem é. Claro que se perder sozinho gera mais inseguranca  do que se perder acompanhado. Pelo menos, um pode dar um apoio moral ao outro. Mas, nada de pânico : basta ter o nome do hotel, endereço  e telefone no seu celular e, também,  anotado em algum caderninho. Com certeza, voce chega lá ! Mas, não se esqueça : sempre anote tudo em dois lugares e não  fique dependente do celular, pois se a bateria acaba, você  fica na mão! Faça  isso mesmo em viagens pelo Brasil.

    solotraveler3

  1. Odeio comer sozinha– Conheci muita gente assim. Em sua maioria, mulheres. Nunca ouvi um homem dizer que nao gosta de comer sozinho. Mas, conheci mulheres que têm  vergonha de entrar em um café  ou restaurante e pedir uma refeição sozinhas. Bem, dependendo do país para onde você  vai, isto pode ser mesmo um ato que demande coragem. Na Índia, por exemplo, dependendo do estabelecimento, eu também não me sinto à  vontade para entrar sozinha, pois “pega mal” ou os machos de plantão podem confundir sua liberdade com libertinagem, coisa não muito dificil de acontecer. Mas, no geral, o pessoal já  saca logo que você nao é  dali e com fome, você  cria coragem rapidinho!! Caso não  consiga, sempre tem uma rede de fast food esperando por você !
    eating
  1. Não  sei falar inglês, espanhol, portunhol…

    jackie

     Bem, realmente viajar se torna  bem mais fácil para quem domina o inglês, espanhol ou outro idioma. Ou, viajar com alguém que domine um destes idiomas. Mas, nao é garantia de uma boa viagem, já  que dependendo do país, nem o inglês vai te ajudar! Já  passei por situações  assim na Tailandia e na China. Em Bangkok, quase todos se comunicam razoavelmente bem em inglês, o que facilita muito. Mas, bastou me afastar 1 hora de Bangkok para cair em um local onde ninguém (ninguém mesmo!) falava inglês. Eu estava com meu marido. O que fizemos? Mímica, mostrando que queríamos o mesmo prato do casal ao lado, já  que nem o menu conseguimos ler. Isto pode causar um pânico e muita gente, mas para nós, serviu de piada, pois foi totalmente inusitado.

    thai
    Em Shanghai, também passei pela mesma situação, já que pedi ao motorista de taxi que me levasse  ao “ International Airport” e ele não entendeu. Falei devagar, soletrei e..nada! Foi aí  que lembrei que eu sabia escrever em japonês e que, provavelmente, se eu escrevesse em japonês, ele entenderia. Foi o que fiz. Na hora, ele sorriu e disse: – Vamos la!
    shanghai

    Porém, hoje, com tantas publicações nesta área, é muito facil viajar, mesmo não    dominando nenhum idioma estrangeiro. Compre um daqueles livrinhos de bolso com frases úteis para você usar em sua viagem. Vai te ajudar muito!! Neste caso, se você viajar  com uma pessoa que fala inglês, pelo menos, dará uma segurança maior, mas, não deixe de viajar só porque a frase que você  fala melhor em inglês é :  “The book is on the table”.

  1. Você e sua companhia têm quase os mesmos interesses

      Como no exemplo que citei no início do artigo, é  bom que vocês compartilhem, pelo menos, alguns interesses. Um exemplo: tenho uma amiga queridissima em Mumbai, que adora viajar. Mas, ela também adora escalar montanhas, fazer trilhas e acampar no meio da floresta, coisas que eu, já não gosto, pois além de eu não ter nenhum preparo fisico e ainda por cima, odeio ficar toda suada. Portanto, não cogito a possibilidade de viajar com ela, pois quase todas as viagens dela são para lugares inóspitos, onde ela pode escalar alguma coisa ou dormir em um saco no meio da floresta. Portanto, nossa viagem não  daria muito certo, apesar de sermos ótimas amigas.
Rule-6-featured-copy

 Se você e sua amiga (o) têm  interesses distintos e mesmo sabendo disso, uma topa curtir a aventura da outra, a viagem tem tudo para dar certo! Outra alternativa é  deixar sua amiga fazer o que ela quer e pegar aquele dia para fazer algo que só você queira fazer e, no final do dia, vocês se reencontram em algum canto. Assim, a viagem continua tranquila e a amizade, também!!

solotraveler1

Bom, dados estes motivos e exemplos, agora você precisa decidir como será sua próxima  viagem: a amiga vai junto ou fica?

E que você aproveite sua viagem ao máximo!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s