Turistando no Rio de Janeiro – 3

uruguaianaaold
Se havia um lugar o qual eu adorava ir desde a época que morava no Rio, era o Centro da cidade. Na minha opinião, um dia só nao é suficiente para conhecer as maravilhas deste local, já que tem muita coisa bacana para ver e conhecer. Portanto, hoje vou falar da parte mais popular do Centro do Rio de Janeiro: O chamado “Saara”.

Para se chegar ao Saara, caso vá de ônibus, pode descer na Candelária ou no próximo ponto na Av. Presidente Vargas. Caso vá de metrô, você pode descer na estação da Uruguaiana que já sai bem no coração do local.
mercadopopular uruguaiana uruguaiana2

O Saara é uma especie de 25 de Março em proporções menores, claro, mas não menos atrante e interessante. No passado, a região era dominada por mercadores sírios e libaneses, em sua maioria, donos de lojas de tecidos. Lembram da Khalil M Gebara? Na região, ainda é muito comum encontrar diversos restaurantes que servem comida árabe e também, lojas que resistiram ao tempo, como a Charutaria Syria.

2015-09-01 12.44.14 2015-09-01 12.43.59 2015-09-01 12.43.50 2015-09-01 12.11.15

Você pode comecar seu passeio pelo mercado popular da Uruguaiana, hoje, graças a Copa do Mundo, limpo e organizado. Caso queira comprar souvenirs do Rio, lá é o lugar! Você vai encontrar de tudo um pouco! Tudo Made in China, já que hoje, quem domina a região são os chineses, mas os preços são muuuito bons!
uruguaiana4

Deixe-se perder nas diversas ruas da região, como a Senhor dos Passos, Buenos Aires, Regente Feijó, mas sem deixar de atentar para a beleza das construções em estilo colonial e seu bom estado de conservação, tendo muitas sido recentemente reformadas.

2015-09-01 12.43.50

Há lojas para todos os gostos e necessidades. Lojas de tecidos, lojas especializadas em plástico, lojas de roupas, de sapatos, de acessórios e bijouterias….e a cada esquina, uma lanchonete ou restaurante.

2015-09-01 11.28.25

Escolha ir num dia de semana pela manhã, para poder caminhar sem problemas e aproveitar ainda mais o local!

Próximo à Uruguaiana, temos a rua que leva a Estação da Carioca e a qual é um charme à parte! Muitas lojas e um espaço grande para o pedestre. Geralmente, ali acontecem apresentações de artistas amadores. Logo próximo dali, seguindo reto, se encontra a Cave, uma das confeitarias mais tradicionais da cidade. E, nao muito longe dali, também se encontra a Colombo, que dispensa apresentações, mas sobre a qual você pode ler mais no nosso post abaixo:

https://tabibitosoul.com/2015/09/15/cafes-cariocas-degustando-o-pretinho-basico/

Na mesma rua da Cave, você encontra a Manon, outra histórica confeitaria carioca e seu delicioso chá da tarde.

Geralmente, quando vou ao Centro do Rio, vou sem um roteiro fixo, pois adoro entrar e me perder nas ruelas históricas, enquanto admiro a arquitetura local. Mas, nao é dificil andar por ali e, caso se perca, o povo está sempre disposto a ajudá-lo, com certeza!

Confeitaria Cave
Confeitaria Cave

Agora, a pergunta que não quer calar:

É seguro andar por lá?

capitao

Bem, quando eu morava no Rio, desde jovem escutava estórias de furtos e de batedores de carteira naquela região. Porémm, de todas as vezes que fui assaltada (e foram 3!!), nenhuma delas foi no Centro do Rio, mas sim, no bairro onde sempre morei, bem próximo à minha casa! Outra coisa que vale comentar, é que notei que a segurança, sem dúvidas , melhorou no local. Há viaturas da polícia em vários pontos e isso, nem que seja aparentemente, dá uma sensação maior de segurança. Claro que é sempre bom andar precavido e não dar bobeira como se estivesse no Japão, mas, eu acredito que a segurança desta região melhorou muuuito. E que continue assim mesmo depois que as Olimpíadas  terminarem!
uruguaiana3 uruguaianaaold

Espero que tenham curtido este nosso passeio pelo Centro do Rio e tenham encontrado dicas legais sobre o que fazer na capital carioca.

Um abraço e até a próxima!!!

por Banjara

Anúncios

2 comentários em “Turistando no Rio de Janeiro – 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s