Companhias aéreas incluem orações antes de levantar vôo

Olá, pessoal!

aljazeera

Já imaginou você entrar em um avião da TAM e, após a exibição dos vídeos de medidas de segurança, o piloto simplesmente começar a rezar um Pai- Nosso ou uma Ave Maria? E isso, claro, no microfone, para que todos os outros passageiros possam rezar junto!

Bem, creio que muita gente adoraria esta idéia, mas, outros entrariam em pânico e já iriam começar a lembrar de todos os acidentes aéreos da década de 90 que ocorreram com a TAM!!

inspira

Pois é…é o que acontece com alguns ocidentais que têm utilizado companhias aéreas de países muçulmanos. Estas companhias soltam um vídeo com uma oração ou, então, em alguns casos, o próprio piloto faz a oração. Se você é o tipo de passageiro que assistiu muito filme hollywoodiano, vai certamente ficar impressionado quando o piloto soltar o “Allahu Akhbar“.

alahualahu2

Li vários depoimentos de pessoas que entraram em pânico ou em parafuso após terem ouvido a oração. Mas, será que o mesmo aconteceria se a mesma oração fosse feita em inglês ou na língua do passageiro? Provavelmente não, porque nossa mente já foi adestrada pela midia a temer tudo o que vem do Islã e de paises arabes, ainda mais se a combinação for língua árabe +piloto com narigao e barba+ avião. Cabuuum!

Porém, lembrem- se que as companhias eleitas como as melhores do mundo (Emirates, Qatar e Etihad), são de países muçulmanos, apesar de não fazerem a oração antes do vôo. Mas, elas têm vários canais islâmicos para que o fiel possa fazer suas orações durante o vôo, caso necessário. Se bem que li um post no qual mencionava que a Etihad costuma soltar o video de oracao antes dos voos.

etihad

Bem, eu acho que nós temos direito e poder de escolha. Portanto, se uma oração feita antes do vôo te faz pirar, seja pela razão que for, então, escolha uma companhia aérea que não tenha esta prática. A maioria não tem!

good

Mas, para muita gente, acredito que aquela ou outra oração traz um conforto danado antes do voo. Afinal, é sempre bom ter em mente que Allah, Jesus ou qualquer outra presenca divina está conosco!!

Aliás, eu acho que eles deveriam incluir a oração não só antes do vôo, mas a cada turbulência, também!!(rs) O que vocês acham? Será que ajuda a relaxar?

O assunto é polêmico, mas vamos ver alguns vídeos de companhias aéreas que incluem orações antes de levantar vôo.

Jazeera Airlines (Kuwait)

Royal Brunei Airlines (Brunei)

Egypt Air (Egito)

A PIA (Pakistan Airlines) também é adepta esta prática, mas não consegui achar nenhum video para mostrar a vocês.

E aí? Vocês acham válida esta prática religiosa seguidas por algumas companhias aéreas?

Deixe seu comentário aqui pra gente!

Um abraço e até a próxima!!!

por Banjara

Anúncios

11 comentários sobre “Companhias aéreas incluem orações antes de levantar vôo

  1. Entrando no clima antes de embarcar! Gostei da ideia da oração, afinal, depois que o avião sobe..misericórdia, acabou o controle e o pé no chão! Partiu orar! Matéria sensacional! Gostei!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Na ultima vez que pegamos a Malaysian Air Lines tinha uma oração em inglês e árabe na tela, mas sem voz. Ainda bem, pois se o marido “zuero” escutasse o “Alahu Akbar”, ele teria um treco pensando que tinha bomba no avião, haha!
    Sei que a intenção é boa, mas dá a impressão de que a companhia não zela pela segurança do vôo, ou seja, “ae povão, todo mundo fazendo suas últimas preces, pq a gente não se garante não hein”!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Acho que isso depende da cultura, acho que posso falar pelos brasileiros… Quando se menciona oração e avião, é como se fosse uma despedida… Talvez para os árabes, muçulmanos seja um hábito comum, tipo agradecer e pedir pela misericórdia em todos os momentos! Talvez eles tenham que se adaptar se quiserem mais clientes ocidentais!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Oi, Aline!!Eh verdade. A combinacao oracao+ aviao para os brasileiros seriam algo para deixar os passageiros, no minimo, apavorados. Mas, exatamente como voce disse, os muculmanos oram e agradecem a cada tarefa feita. Antes de comer, por exemplo, eles falam “Bismillah” e ha outras expressoes usadas em outras ocasioes. Mas, no caso das companhias aereas, realmente eh um caso a se pensar, ja que eles lidam com “business” e nao sei ate onde eles podem ou devem abrir mao dessas praticas em nome do “business”. Enfim…eh assunto que dah muito pano para a manga. Mas, obrigada pela participacao!!!Um abraco!

        Curtir

  3. Acho válido, mas por exemplo em um país como o Brasil onde existe uma diversidade, e pq não dizer, certa intolerância religiosa, acho que tal prática pode trazer mais transtornos do que alívio, calma ou coisas semelhantes. Imagina a quantidade de pessoas intolerantes que vão acusar as companhias aéreas de impor X ou Y ritos religiosos. Iria chover processos.

    Eu acho que também ficaria assustada ao ouvir o piloto no momento da decolagem dizer alguma coisa em árabe e mencionar “Allah”… Fui bem adestrada pela mídia quanto ao terrorismo e islam. Obrigada pela dica, nos ajuda e quebrar a cada a dia as barreiras do preconceito! 😀

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Aline!!Obrigada pela visita e pelo comentario! Sim…eh um assunto meio delicado mesmo. Bom, no Brasil ia gerar uma discussao muuuito grande, com certeza. Eu acho que estas companhias aereas que colocam a oracao, geralmente costumavam ter entre seus passageiros somente muculmanos, ja que nao sao companhias grandes (exceto Etihad). E, ate entao, acho que nao tiveram problemas. Mas, agora que muitos turistas estao usando estas companhias, talvez ele precisem rever seus conceitos, ne? Um abraco!

      Curtir

      1. De nada… Sempre um prazer visitar aqui!

        Talvez tenham sim que rever os conceitos, embora eu ache que não devam! É parte da cultura e crença… Acho até bonito!

        Bjo

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s