Vestimenta tradicional masculina dos Emirados Árabes

No post anterior, ficamos sabendo mais sobre as vestimentas dos Emirados Árabes. Vale lembrar que estas vestimentas não são obrigatórias para os estrangeiros que visitam ou moram no país. Recomenda-se apenas, que os estrangeiros evitem usar roupas que deixem o corpo à mostra. Mas, apenas isso.

studio-shoot-4265

Mas, voltando ao assunto… Quem não acha um charme a vestimenta masculina dos Emirados Árabes? Então, vamos conhecer cada uma das peças que compõem este traje tradicional.

  1. Ghafiyah: Apesar de não ser visível aos olhos alheios, o ghafiyah é aquele cap tradicional, com detalhes desenhados nele, muito usado pelos muçulmanos pelo mundo afora. Na vestimenta tradicional dos Emirados, a ghafiyah vai por baixo da ghutra (pano que cobre a cabeça do homem).
    ghafiyah
  2. Ghutra– Já que falamos nela…a ghutra é aquele pano que cobre a cabeça do homem árabe, podendo ser totalmente branco ou com aquele design no estilo ” Yasser Arafat”, só que em xadrez vermelho e branco.  Vejam na foto abaixo, o cantor árabe Mansour Zayed nos dois estilos que citei.
    mansour1
    mansour-zayed
  3. Agal: O Agal é aquele cordão negro que serve para prender as duas peças mencionadas acima e que dá este visu aqui:
    Agal-300x225
  4. Kandura: A Kandura é aquela túnica branca usada pelos árabes. Pode variar de cor, dependendo da estação, mas em sua maioria, é branca.
    uae
  5. Tarboosha ou Kerkusha: Caso tenha a oportunidade de ver um árabe de perto vestindo seu costume tradicional, observe a parte do pescoço e você verá algumas cordinhas ali. Isto é a Kerkusha.
    kerkusha
  6. Bisht: Este é uma espécie de sobretudo ou roupão que vai por cima da Kandura em ocasiões especiais como casamentos ou eventos e festas religiosas.
    bisht
  7. N’aal: Se refere às sandálias de couro usadas para finalizar o visu tradicional.

    Muitos brasileiros tendem a achar que os árabes, em geral, não são muito adeptos da higiene pessoal, o que não é uma verdade. Caso encontre com um, você verá a Kandura sempre muito bem passada e limpissima. Além disso, eles são extremamente asseados, já que devem se limpar antes de cada uma das 5 orações. Isso, claro, sem falar que eles adoram um perfume, né? Além dos perfumes importados, há uma grande produção de perfumes no Oriente Médio.
    perfume2 perfume
    Bem, espero que este post tenha sido informativo e que vocês tenham gostado do assunto.Para terminar, deixo com vocês um vídeo onde é possível apreciar a beleza da vestimenta tradicional deles.http://www.youtube.com/watch?v=vc7fuQDQDuAUm abraço e até a próxima!!

    por Banjara

 

Anúncios

8 comentários sobre “Vestimenta tradicional masculina dos Emirados Árabes

  1. Olá, eu brevemente vou ao Dubai e gostava de usar os vestimentos muçulmanos, sabe se pode-se ou se eles sentem-se incomodados com isso ou se é de algum modo falta de respeito e se sabe se lá se vende e se é caro?! Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ola, Diogo! Nao, nao eh falta de respeito alguma, ate onde sei e, as pessoas locais costumam ficar contentes quando veem um estrangeiro com a roupa tradicional, seja homem ou mulher. Estas roupas sao encontradas em shoppings, mercados populares e muitos deles, as fazem sob medida, com um alfaiate. Mas, como voce estara de viagem, pode comprar em um dos souks (mercados abertos) da cidade. Um abraco e boa viagem!

      Curtido por 1 pessoa

  2. como e lindo a cultura muçulmana,o alcorão sagrado que maravilha,admiro muito os muçulmanos de todo mundo,muita sabedoria,total abdicação pelo material,quero e vou aprender falar o Alcorão Sagrado em árabe,que ALA esteja com todos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Juliana adorei o post! Muito informativo! Bom, tenho uma pergunta sobre a Índia. Sou muito fã de batom vermelho e maquiagem pega mal usar isso lá? Hahaha minha pergunta é boba mas é que tenho essa curiosidade.

    Curtido por 1 pessoa

    1. OI, Angelica!!Bem…as indianas usam bastante maquilagem para eventos e casamentos, mas no dia-a-dia, elas nao usam quase nada! So mesmo o lapis no olho e, as mais tradicionais que sao casadas, o sindoor (aquele risquinho vermelho no inicio da testa). Nem batom elas passam! Batom pega meio mal em alguns lugares aqui, para falar a verdade. Eh considerado vulgar por muitos. Mesmo aqui em Mumbai, eu praticamente nao uso nenhuma maquilagem, so mesmo o kajal (lapis de olho). Ainda mais porque o calor eh intenso e borra tudo!

      Curtir

      1. Muito obrigada por responder! Vc é muito atenciosa! Mas, por que é mal visto usar batom? Eles interpretam de forma errada as que usam isso no dia a dia? E em relação as roupas posso usar calça jeans e blusa de manga basica? Bom, vou tentar andar o mais natural possível lá e ver se largo esse vicio de maquiagem haha. Tô indo pra Índia ano que vem com mais dois amigos. Tô muito feliz! E seu blog muito informativo contando as suas experiencias foi o que despertou a minha vontade de conhecer esse país e acabou influenciando os meus amigos também. Obrigada, Juliana. Bjs!

        Curtido por 1 pessoa

      2. Oi, Angelica!!!Fico feliz que atraves do blog voces tenham se interessado pela India!! Em relacao a batom, depende muito da cidade que estiver visitando, mas no geral, elas so usam mesmo para festas e tal.Como voce eh estrangeira e ainda estara com mais dois amigos durante sua viagem, nao acho que voce deva abrir mao do batom. Mas, no dia-a-dia, para quem mora aqui, tem muita gente que acha vulgar uma mulher usando batom. Porem, tem algumas profissoes nas quais o batom nao pode faltar, ne? Ainda mais em hoteis e companhias aereas, onde elas costumam estar bem maquiadas. Em relacao as roupas…calca jeans e blusa de manga basica tah valendo! Mas, veja bem em que epoca do ano voces vao vir, pois o verao eh rigoroso demais!!!Quanto as roupas,eu so sempre sugiro que as meninas evitem usar shorts e camiseta sem manga ou que mostre muito o colo, pois como tem muitos lugares sagrados, como templos e mesquitas, pode ser que nao possam entrar la assim. Mesma coisa para os rapazes. Bom, acho que eh isso. Qualquer duvida, eh so escrever! Beijos !

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s