Cafés cariocas – Degustando o pretinho básico

Olá , pessoal!!!

Aproveitei minha passagem pelo Rio para visitar alguns cafés e padarias a fim de saborear o nosso delicioso produto nacional. Alguns, bastante tradicionais, os quais eu já conhecia. Outros, mais novos, não existiam na época que eu dava aulas pelo Rio de Janeiro e sempre fazia aquele pit stop para um cafezinho.

Então, vamos conhecer a minha pequena lista de dicas de cafés e padarias do Rio de Janeiro.

  1. Café  Botanica (Humaitá)
    20150819_214952

     Este simpático café se encontra no Humaitá, em frente ao Centro Médico de Botafogo, na Rua Voluntários  da Pátria. Além do gostoso expresso, o croissant também é  bem saboroso e estava fresquinho. Minha mãe comeu um apfelstrudel com chá , o qual ela disse estar bem gostoso. Havia também uma enorme variedade de pães e doces com uma cara maravilhosa. O café  também serve refeições  interessantes, como um prato de curry com molho de côco, entre outras coisas. Tem mesas do lado de dentro e do lado de fora do café . A rua é  tranquila e o local, bem aconchegante, além de não ser muito caro. Fica aí  a dica.

 

  1. Café  Moviola  (Laranjeiras) moviola2

moviolaEste café me chamou a atenção  enquanto andava por Laranjeiras. Fica bem na Rua das Laranjeiras, próxima ao clube Hebraica. O café, muito simpático, é, na verdade, uma pequena livraria e locadora de DVDs, onde você encontra títulos bem interessantes. Um local perfeito para os amantes das letras e de arte em geral.
http://www.moviolalivraria.com.br/

  1. Café & Pauta (Vila Isabel)
    cafe&pauta2 cafe&pauta

 Não sei se eles têm outras lojas, mas a que eu conheço fica no ex-shopping Iguatemi, atual Boulevard Rio shopping, em Vila Isabel. O local fica no 2o piso do shopping, próximo à Kalunga e oferece cafés bem gostosos, tanto quentes como gelados. Não deixe de provar o affogatto que eles servem. Além do ambiente aconchegante, o café também tem um pequeno espaço onde se encontra uma estante com livros e um sofá para o leitor saborear um café enquanto adquire mais conhecimento.

  1. Deli 43 Pavelka
    deli43 deli

Descobri este café por acaso enquanto andava pelo centro do Rio de Janeiro. Fica na Rua Gonçalves Dias, proxima à Colombo (que já já aparece na nossa lista). O ambiente me pareceu bem convidativo e resolvi entrar. Meu lanche foi uma torrada Petrópolis e um expresso. As torradas estavam divinas, mas só este lanchinho me custou 15,00, o que achei bem caro. Mas, podes ser pelo fato de eu estar acostumada com os preços da Índia. Mas, nao foge do padrao da maioria dos cafes aqui no Rio, eu acho. O local tambem tem um mini mercado, onde vende produtos importados, como biscoitos e doces.

  1. Café du Lage
    cafedoparquelage parquelage

Descobri este café em um site e resolvi dar um pulo lá. O local é belo, dentro do casarão do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, mas…os preço são salgados. O cardápio nao é tão variado, mas o prato mais barato é uma bruschetta mal feita (simplesmente uma torrada com cogumelos e orégano) que custa a “bagatela” de 15,00. 15,00 por um pedaco de torrada com cogumelo?? Decepcionou. Havia alguns sanduíches que me pareceram interessantes, mas como eu e minha amiga não estávamos com fome naquele horário, acabamos optando por algo bem mais leve. Vale pelo local, mas….só.

  1. Confeitaria Colombo  (Centro do Rio)
    colombo4 colombo3 colombo2

Vir ao Rio e não passar na Colombo é quase que um sacrilégio. O local tem salgados e doces maravilhosos, além de um muito bem servido café da manhã/ chá da tarde. Porém, o chamariz da confeitaria é mesmo o seu ambiente aristocráticotico e imperial, como se o cliente voltasse ao tempo. Um lugar agradável e imperdívelvel para quem vem de viagem e para quem mora na Cidade Maravilhosa.

A Confeitaria Colombo tambem tem sua filial no Forte de Copacabana. Vale pela vista, com certeza, mas não conseguimos um local para sentar, já que tivemos a péssima idéia de visitar o café em um sábado. Portanto, fica aí a dica: evitem os fins de semana!!!

colomboforte2 colomboforte

A Colombo também tem vários enfeites e souvenirs para você levar para os amigos, familiares ou simplesmente para decorar sua casa!

  1. Cave

    Confeitaria Cave
    Confeitaria Cave

    cave2 cave1

A Cave é outro café super tradicional da capital carioca, tendo sido inaugurada em 1860.

Foi reformada recentemente, mas não perdeu o charme e o requinte.

  1. Café da Livraria Cultura
    viena cultura1

O café da Livraria Cultura nao é bem “o café da Livraria Cultura”, mas sim, uma filial do já conhecido Vienna. Porém, rodeado de livros, o ambiente se torna muito agradável. Uma boa pedida para um fim de tarde, por exemplo.

9. Confeitaria Manon (Centro do Rio)

Outra confeitaria super tradicional no Rio de Janeiro e que fica na mesma rua da Cave. O local é agradável e o chá da tarde é excelente!!!Saímos de lá empanturradas, mas satisfeitas com o atendimento, preço e sabor.

manon manon

  1. Charutaria Syria
    20150904_00333720150904_003313 20150904_003326

 Esta lojinha foi um achado no meio do Centro do Rio. Estava eu com uma amiga andando pela Rua Sr. dos Passos quando vi o nome “Syria” que me chamou a atenção. Ate aí, nada demais, já que estávamos naquele que um dia fora o reduto sírio-libanês do Rio de Janeiro. Minha amiga, então, me disse que ali também funcionava uma cafeteria e que ela já tinha ido uma vez. Prossegui o nosso passeio, mas fiquei com a Charutaria Syria na cabeça.

Sendo assim, em minha última passagem pelo Centro do Rio, eu decidi conhecer este simpático local com mais uma amiga que também nunca tinha ouvido falar dele.

Entrar na Charutaria Syria é como fazer uma viagem ao tempo. Além dos charutos, é claro, que são o carro-chefe do estabelecimento, o local dispõe de uma simpática cafeteria e um outro espaço no estilo café-gourmet mais ao fundo.

charutariasyria

Como tinha almoçado há menos de uma hora, não deu para provar os quitutes que eles têm, incluindo alguns doces que levam damasco. Mas, pelo menos, deu para tomar um café e conhecer este verdadeiro achado da história do Rio de Janeiro.

Para chegar lá, você tem que entrar na Av. Sr. dos Passos e seguir até a Regente Feijó. A charutaria fica na Senhor dos Passos mesmo, mas é quase esquina com Regente Feijó. É facil de achar.

charutaria1

Bom, pessoal, espero que tenham gostado das dicas de cafeterias pelo Rio de Janeiro. Como vocês são pessoas antenadas e com alma banjara, devem conhecer muitas outras, certamente! Neste caso, não deixem de nos mandar sua dica!!

Um grande abraçoo e…ótimo cafezinho pra todos!

por Banjara

 

Anúncios

Um comentário em “Cafés cariocas – Degustando o pretinho básico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s