A moda que vem das Arábias

A moda inspirada em tribos beduínas

kefiyeh2

O Oriente Médio tem um quê de mistério e beleza únicos. Ele já inspirou diretores de cinema, escritores, coreógrafos  e hoje em dia, inspira os estilistas!

É o que aconteceu com a designer dinamarquesa Cecilie Copenhagen, que tem feito seu nome no hall da fama da moda mundial misturando um estilo de rua com influências árabes.

kefieyeh1

Tudo começou inusitadamente, quando Cecilie tinha uma festa para ir e não sabia o que vestir para tal ocasião. Porémm, em seu armário havia diversas pecas e estolas com estampas orientais. Como não conseguira achar nada para vestir, ela costurou todos juntos e confeccionou uma blusa. Na festa, não deu outra: ela arrasou e todos perguntaram onde ela tinha conseguido tal peça. E, foi assim que surgiu sua grife, em 2011. Em 2012, ela lançou sua 1a coleção , inspirada, claro, em estampas e tecidos orientais.

As blusas em estilo Kefiyeh fizeram tanto sucesso que hoje sao um recorde de vendas na Europa, América, Austrália e Ásia!

cecilie1

Moda saudita

Se quando você ouve falar em Arábia Saudita só lhe vem a imagem de mulheres todas vestidas de preto, sem nenhum senso de moda, já está na hora de mudar seu conceito, pois há moda na Arabia Saudita, sim senhor !!

saudi-women-284x300

A prova disso são as estilistas sauditas Samah Khashoggi e Dalal Al Hassan. As duas se inspiraram na vestimenta tradicional da mulher saudita, a abaya, para usarem seu talento e criatividade. É verdade que na Arábia Saudita o uso da abaya é obrigatóriorio, mas dependendo da regiãoo, as abayas não necessitam ser totalmente pretas e sem nenhum detalhe. Elas podem sim, ser belas, elegantes e com um toque de glamour.

http://dalalhasan.com/the-designer/

Dalal Al Hassan, a mais jovem das duas, estudou em Londres e ao voltar para sua terra natal, criou a grife Tamaninat, que em árabe signifca “anos 80”, a qual foi inspirada em sua mãe, que sempre usou abayas.

Já Samah, de 38 anos, é uma estilista de abayas renomada e lançou sua grife em 2000.

Tudo gira em torno de transformar roupas tradicionais em roupas mais modernas. É a fusão de diferentes elementos e isso é  algo novo. As mulheres do Golfo Pérsico estão viajando constantemente, trajando suas abayas e eu quero que elas se sintam na moda enquanto seguem preservando sua cultura”– diz Samah.

Ficou curioso? Não deixe de dar uma passada nas páginas (abaixo) destas duas estilistas árabes para conferir o talento delas!

http://www.wishalbas.com/

Caso voce more na Arábiabia Saudita, não deixe de visitar:

Tamaninat– The Store Jeddah

Samah Abayas– Ana Ghair Mall -Jeddah

As lojas das suas estilistas estão estrategicamente posicionadas em Jeddah, uma das cidades mais modernas e de vanguarda da Arábia Saudita onde a abaya não precisa ser totalmente negra, além de algumas mulheres poderem andar sem o niqab, diferente de cidades mais tradicionais do país.

Para saber mais sobre a Arabia Saudita e seus costumes, eu sugiro o blog/ vlog Revista de Viagem, da queridíssima e carioquissima Debora Garcia que vive em uma das cidades mais conservadores do pais.

https://www.youtube.com/user/revistadeviagem

Sugiro também, uma visita aos websites Miss Abaya (www.missabaya.com) e Shehana (http://shehana.co/), de outras estilistas sauditas que fizeram da abaya uma arte!

Um abraço e até a próxima!

por Banjara Soul

 

Anúncios

3 comentários sobre “A moda que vem das Arábias

  1. Na poderosa aura internacional da inteligência das nações, a Arábia Saudita é um zero à esquerda. O é pela história que a vitimou e a fez uma pobre parasita bilionária do petróleo. O árabe é inconsciente de sua ingenuidade e inocência, que o empurram para vidas nababescas e estranhas. Há uma lenda que o então polêmico, turbulento e irreverente presidentão americano George Bush certa vez teria dito que os Estados Unidos monitoram tão somente o petróleo naquela região. Os petrotrilhões são filtrados nos bancos da América do Norte e retornam outros petrobilhões para aquela península…:)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s