Nocauteando o tal do jet lag

jetlag1Você já ouviu falar  ou vivenciou o tal jet lag? Não sei se há uma tradução exata para nossa língua, mas algumas pessoas chamam de”descompensação horaria”. A inspiração para este post veio justamente do jet lag, do qual estou sofrendo desde ontem, com uma dor de cabeça danada e sono desregulado. Já anteontem, ao fazer conexão em Dubai, estava sentindo meu corpo meio flutuante, como se ainda estivera no ar. Enfim…sintomas de quem está passando ou prestes a passar por um jet lag!!

Mas, o que é o jet lag?

jetlagdesign

Bem, o jet lag acontece pela passagem por diversos fuso-horários distintos de uma só vez. O termo jet lag começou a ser usado quando surgiram os aviões a jato, encurtando as viagens, porém, causando mais danos ao corpo. Após algumas pesquisas constatou-se que a maioria dos viajantes afetados pelo jet lag são jovens e tem menos de 45 anos.

Quais são os sintomas?

Bem, os sintomas variam de acordo com o organismo de cada um. Tem gente que sente apenas dor de cabeça, outros já sentem náusea, tontura, diarréia, sendo a insônia durante a noite e sono durante o dia os sintoma mais comuns deles. No meu caso, eu sempre tenho insônia durante a noite nos primeiros dias e hoje, tive dor de cabeça o dia inteiro. Agora, a dor de cabeça já passou, mas o sono só chegou mesmo lá pelas 02:00!! (normalmente, às 22:00 eu já tô caindo pelas tabelas…)

Como se prevenir?

jetlagmedicine

Bem, há algumas dicas que os médicos e viajantes experientes dão, mas a verdade é que o organismo de cada um reage de uma forma e, nem sempre elas ajudam. Porém, é sempre válido compartilhá-las. O site Skyscanner fez uma matéria a respeito com dicas preciosas. Confira no link abaixo:

http://www.skyscanner.com.br/noticias/jet-lag-o-que-e-e-10-dicas-para-evitar

Como fazer o jet lag passar logo?

Bem, não há uma receita mirabolante e isso também dependerá do seu organismo. O que eu geralmente procuro fazer é realizar todas minhas refeições de acordo com o horário local e dormir (ou tentar, pelo menos), também no horário local. Assim, você ” engana” sua mente e, o corpo, consequentemente, acostuma-se mais rápido. Outra novidade, é que os cientistas japoneses descobriram recentemente que comer carboidratos ou ingerir alimentos que ativem a produção de insulina ajudaria a combater o jet lag!  A descoberta, no caso, só nãoo seria eficaz em pacientes com diabetes tipo 2, já que eles não produzem o hormônio. A pesquisa tem sido testada apenas em ratos, mas já animou os viajantes de plantao!!

Bem, jet lag é  mesmo algo chatinho, mas nada que possa estragar sua viagem! Caso esteja viajando para um local onde haja uma mudança brusca no horário, procure tirar um dia para descansar e entrar no ritmo. Assim, sua viagem vai se tornar bem mais agradável e você sairá bem melhor nas fotos!!

Aqui vai um pequeno vídeo com legendas em inglêss sobre como evitar o jet lag. Se é que é possivel!!!

Um abraço e…boa viagem!

por Banjara Soul

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s