O mundo de Aisha e outros livros interessantes

Olá, pessoal! Tudo bom?

Ainda em terra brasilis, com a ausência de conexão de internet em casa, tenho aproveitado os momentos livres para ler. E, nesta brincadeira, já li 5 livros!!. E, é exatamente sobre isso que eu venho falar com vocês.

Gostaria de apresentar-lhes dois livros fabulosos os quais conheci recentemente.

O 1o livro se chama O mundo de Aisha- a revolucao silenciosa das mulheres no Iêmen , cuja capa me chamou atencao por ter uma mulher trajando um niqab.

aisha

O livro, na verdade, é ilustrado, como um grande gibi, mas totalmente basedo nas estórias da vida real de mulheres do Iêmen, entrevistadas e ouvidas pela fotógrafa e documentarista Agnes Montanari.

Agnes ouviu os depoimentos e estórias marcantes de mulheres de diversas faixas etárias e níveis sociais.

aisha3 aisha2

O livro é de fácil leitura, apesar da complexidade do assunto. Alémm disso, os quadrinhos dão vida aos personagens e nos levam a uma viagem ate um país cujas tradições ainda batem de frente com os passos da modernidade, que timidamente, tenta penetrar o território.

Um excelente trabalho que voce não deve deixar de ler!

Encontrei um pequena resenha sobre o livro é compartilho aqui com vocês :

http://lugardemulher.com.br/aisha/

—————————————————————— x ——————————————–

O próximo livro que quero apresentar-lhes também é excelente e encontrei-o em um sebo, no Rio de Janeiro. O livro me chamou a atenção por ter no título um nome de origem árabe. Foi por isso que parei e olhei para a estante mais uma vez. Lá estava ele: Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei.

malika1

Se você tem interesse pelo Marrocos como eu, precisa conhecer esta estória. Malika Oufkir era uma menina da aristocracia do Marrocos, filha de um grande comandante do exercito marroquino, bem próximo do rei Hassan II. Hassan fica encantando com a graca de Malika e pede para criá-la no paláciocio, onde a menina receberia toda a educação de uma princesa, junto com sua filha de sangue. E assim, foi. Malika foi criada como filha do rei do Marrrocos. Na adolescência,  finalmente volta para seus pais, mas sua vida comeca a perder o glamour dos contos de fada e começa e se tornar uma estória de horror e extrema tristeza que chocou o mundo inteiro . Por razoes políticas, o pai de Malika é morto e, ela e sua familia (incluindo a mãe e um irmão de 2 aninhos) são enviados para uma prisão na qual deveriam apodrecer -sendo esta a sentençaa decretada pelo rei.

malika2

O livro é forte e atravéss da descrição de  Malika, você sente cada detalhe de sua dor física e moral. Difícil imaginar que alguém possa ser capaz de tanta crueldade com um ser humano para o qual outrora já dedicara tanto amor.

A leitura de Eu, Malika Oufkir, prisioneira do rei, é, sem dúvidas, obrigatória para quem gosta de história mundial, política ou simplesmente, para quem gosta da vida.

malika3

Um link para você ter mais informação sobre a obra:

http://obviousmag.org/archives/2007/12/malika_oufikir.html

 

Married to a bedouin (Casada com um beduíno)
Idioma: inglês

marriedto1

Este livro eu adquiri no aeroporto de Dubai e me chamou atenção, também, pelo título. O livro é a biografia de Marguerite van Geldermalsen, uma neozelandesa que conheceu um beduíno , o qual viria a se tornar o grande amor de sua vida durante uma viagem a Jordânia. Após alguns conflitos internos e todas as dúvidas que uma ocidental sente e passa ao se apaixonar por alguém de uma cultura tão distinta, Marguerite decide se mudar para a Jordânia de vez, para se casar com seu beduíno e viver na tribo dele.

marriedto3 marriedto1

Uma bela estória que vai dar uma injeção de ânimo em muitas ocidentais apaixonadas por árabes e outros “brimos”.

O livro está em inglês, mas encontrei uma página na Internet e parece que ele já foi traduzido para nosso idioma.

bedoun

 

Caso você tenha mais dicas de livros nesta mesma linha para nos dar, não deixe de enviar seu comentário aqui no blog!

Um abraco e…boa leitura!!!

por Banjara Soul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s