Índia – O país do eterno choque cultural

Após 6 anos consecutivos no Japão, já estava tão acostumada com as regras do país que não sentia mais nenhum choque cultural, fosse nas ruas ou no trabalho. Porém, não é o que acontece com um país como a Índia! Não estaria exagerando se dissesse que aqui o choque cultural é praticamente diário !

Mas, a boa notícia é que: os indianos também passam pelo menos processo no próprio país deles, já que todo mundo vem de um background cultural e religioso diferente e pertence a um grupo étnico diferente.

Semana passada, ganhei uma nova vizinha e, mal sabe ela que estará em muitos dos meus posts! Ela se mudou para o meu andar com o marido, cunhado e o bebê de 1 ano e meio, lindinho e simpático, como toda criança indiana.

cute-funny-baby-punishment

Eles são do Rajastão, jain (você já leu sobre isso aqui, não ?) e bem jovens. A menina deve ter, no máximo, uns 23, 24 anos. Como é  de costume na região onde ela mora e em todo o norte da Índia, ela veio se apresentar para seus novos vizinhos. Sendo assim, ela veio aqui e percebeu que eu era estrangeira. Aí, pronto! Começamos a bater aqueeele papo!! Ela não fala muito bem inglês, eu não falo muito bem hindi…então, nosso nível está perfeito!Rs..

Vou listar aqui, alguns dos inevitáveis choques culturais que sofri durante nossas conversas.

Comentários sobre a cor da pele

728038b544865855493877374cab74f6

“Nooossa! Como sua pele ficou preta!” – Foi a pérola que ela soltou ao ver minha foto antes de casar, em minha 1 visita à Índia. Aí, tive que explicar que na época, eu morava no Japão, não via sol há séculos e estava no inverno. Portanto, minha pele estava bem “branca”, como ela diz. Mas, mesmo assim parece que ela ficou chocada, já que a diferença é realmente gritante. Apesar de já estar vivendo aqui há algum tempo, se tem algo que ainda me incomoda são estes comentários em relação a cor da pele.

Falar sempre sobre valores, dinheiro, ouro, etc.

muitouro

Dinheiro é importante sim, e todo mundo gosta, mas…. se tem algo que não gosto é de falar sobre valores o tempo todo. Mas, a vizinha adora dizer que a familia comprou ouro, que a tia dela só anda coberta de ouro, que o pai deu não sei quanto de dote, etc. Ai…sério…cansa!Nisso aí, eu acho que sofrerei o choque cultural eternamente!

Modernidade x Tradição 

saree

A família da vizinha é tão, mas tão tradicional que não permite que ela use outro tipo de roupa em casa que não seja o saree, já que ela é uma mulher casada. Porém, ela gosta de usar calça jeans, bermuda e andar confortável em casa, como sempre anda por aqui. Aí, ela me disse que quando vão para a casa dos sogros, ela e a cunhada levam um saree na bolsa e se trocam dentro do trem ou do carro mesmo, quando já estão chegando perto de casa. Realmente não deve ser fácil tentar manter o equilíbrio entre a tradição e a modernidade sem ferir os sentimentos dos mais velhos.

indianfashion

Casamento arranjado 

Vivah- Excelente filme para entender os casamentos arranjados na Índia.
Vivah- Excelente filme para entender os casamentos arranjados na Índia.

Por mais que eu aceite hoje numa boa o fato do casamento arranjado, cada vez que ouço algum depoimento sobre isso, eu sinto um pouco de choque cultural, pois não consigo me imaginar naquela situação da moça. Minha vizinha contou que na família dela e do esposo, os homens são muito orgulhosos e jamais vão pedir a mão de uma moça em casamento. Então, o que acontece é o oposto: a família da moça é que vai até a casa dos pais do pretendente para “conversar”. Já quando a família  deles os visita de volta, aí, sim, a futura noiva precisa fazer uma aparição especial. Geralmente, depois de terem servido “mais de 60 pratos diferentes de salgadinhos” (palavras da minha vizinha), aí sim, eles pedem para a futura noiva trazer um chá para as visitas. E aí, sim, ela aparece em cena. Vocês já devem ter visto esta cena em filmes indianos diversas vezes. Depois de servir, ela deve sumir imediatamente dali e voltar para a cozinha ou para o quarto. Não é de bom tom que ela fique ali sentada, com os convidados, batendo papo, como aconteceria no Brasil, por exemplo.

Ingredientes estranhos na comida

Este acho que foi o maior choque, gente! Minha vizinha perguntou se eu sabia fazer um “snack” indiano, segundo ela, facílimo de fazer e que ela costumava dar para o bebê dela. Eu disse que não conhecia aquele snack e aí, ela inventou de fazer na hora para me mostrar. Até aí, tudo bem. Só não ficou tudo bem, quando ela me saca um vidrinho de SAL DE FRUTA ENO , igualzinho aquele que seu tio toma depois do churrasco de domingo!Fiquei observando o que ela ia fazer com aquilo e imaginei que ela tivesse pego por engano. Só que não. Ela simplesmente disse: – “Ah! Você conhece baking soda? Asafoetida? Então…quando não tem esses ingredientes, basta acrescentar sal de fruta Eno, porque faz bem pro estômago !!!”

eno Foi ela dizer isso e…. meu estômago já embrulhou! E, ela colocou uma colher de sopa de sal de fruta na massa do negócio. Meu medo era que ela quisesse que eu provasse e….adivinhem?? Não deu outra! Tive que comer o bolinho de sal de fruta Eno e ainda sorrir e dizer- “Que delícia! Vou fazer lá em casa!”. Ruim não estava, mas só de saber que o Eno estava lá dentro, não pude degustar o snack como gostaria.
Mas, queridos leitores, que fique bem claro que NÃO  é um costume indiano colocar ENO na comida, tá? Essa foi a 1a vez que eu vi e, quando contei pro meu esposo, ele também ficou chocado.

Enfim…no momento minha vizinha está na casa dos sogros, no Rajastão, arrastando o saree de um lado pro outro. Mas, quando ela voltar, com certeza teremos mais choques culturais e mais conteúdo para escrever no nosso blog!!! Aguardem!!!

confused2

Um abraço e até a próxima!

por BanjaraSoul

Anúncios

11 comentários sobre “Índia – O país do eterno choque cultural

  1. Que interessante toda essa diferença cultural, já vi alguns vídeos falando sobre essa obsessão por pele clara, impressionante mesmo!!!
    E essa sua vizinha, além desse choque sobre a cor da sua pele, o que mais ela estranhou muitooo?? Oi VC se surpreendeu mais com as coisas que ela falava, geralmente a mulher Indiana é mais submissa ao esposo, e consequentemente depende dele!?Faz parte dessa cultura ser sustentada por seus maridos ou depende muito da região e das tradições da família?

    Bjo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Mariana. Obrigada pelo comentario. Nao..nao acho que ela seja muito submissa nao, mas elas precisam fazer o papel da nora perfeita. Entao, na frente dos sogros e dos mais velhos, elas se vestem como indianas, nao falam muito, servem eles o tempo todo, etc. Se a mulher indiana em geral eh muito submissa, depende muito do nivel de educacao de ambos e certamente, das tradicoes da familia. Mas, de uma forma geral, muitas dependem unica e exclusivamente do esposo para tudo. Muitas nao estudaram ou mesmo que tivesse estudado, apos o casamento, elas assumem as funcoes de “esposa” e “mae” (como a minha cunhada, por exemplo), nao sobrando mais muito tempo para elas mesmas. Mas, nao ha uma regra. Tudo depende da regiao e da religiao de cada familia. Um abraco.

      Curtir

  2. Estou adorando!! Eu não sei se é do povo do Norte ou toda a Índia mas eu também só escuto eles falando de dinheiro e ouro quase diariamente. Já até “brigaram” comigo porque eu não uso nada verdadeiro, deixo guardado e só uso fake(era bijuteria mas disseram fake na cara dura) mas vi que para eles parece ser normal falar sobre essas coisas. Eu nunca parei pra ver se alguém usa joia verdadeira ou bijuteria!! Eu também não me acostumei a isso.

    Sobre o sal de frutas eno já vi receita indiana no YouTube que a mulher coloca sal eno na. Massa de um bolinho… Arrghhh!! Também não consigo imaginar!! Desisti de fazer os bolinhos kkkkk

    Sobre a cor da pele com meu marido acontece isso também … quando ele voltou de uma viagem à Índia ele voltou muito moreno, foi aí que eu vi a diferença do clima, porque aqui no Brasil Ele fica branco mas é só ir pra Índia para voltar bem moreno parecendo outra pessoa rsrs mas não ligue pra isso eles são assim mesmo, falam da cor da pele, se a pessoa é gorda ou muito magra…tudo na cara sem delicadeza kkkk

    Beijos!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Star!!!!Obrigada pelo comentario!!Sim….esse lance do ouro acontece no sul da India, tambem!Eles sao ainda “piores” em relacao a esse assunto!Seeerio que voce viu uma receita que usa ENO??To passada…..minha vizinha deve ter visto o mesmo video!Beijos!!

      Curtir

  3. Ju, estou rindo aos litros com o Eno dai lembrei dos casos que as noras colocam veneno na comida da sogras..
    Pois é.. so a India para proporcionar isso..
    adoro seus posts..
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  4. Adorei o post! Esse fascínio do povo indiano por pele branca é muito doido Ju! Enquanto aqui no Brasil as pessoas adoram estar sempre bronzeadas mesmo a gente sabendo que muito sol não é bom pra pele… E é mais impressionante ainda como a forma que eles falam da cor de pele de uma pessoa pra eles não é um racismo. Muita diferença cultural!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim!!!Eh verdade! O jeito que eles falam sobre a cor da pele me choca porque fui criada no Brasil, mas nao sei se choca um indiano da mesma forma. Alguns mais ocidentalizados, ficam bravos e reclamam dos anuncios de produtos clareadores de pele. Mas, a maioria, continua achando o maximo ter pele branca e comenta isso com muita naturalidade!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s