Nas minhas andanças pela internet, encontrei algumas fotos que chamaram minha atencao. Quando fui buscar mais informação a respeito, descobri que se tratava de uma tribo. Mais, precisamente, uma tribo habitante de um país o qual pouquíssimas pessoas ouvem falar e menos pessoas ainda ousam visitar. Estou falando da Eritréia.
Desta vez, acho que será necessário situar nossos leitores no mapa:
A Eritreia é banhada pelo Mar Vermelho e faz fronteira com a Etiópia, Sudão e Djibouti. Próximo dali, como vocês podem ver no mapa, também se encontra a Arábia Saudita. E, e de lá, da própria Arábia que a tribo título deste post veio. A tribo Rashaida migrou daArabia para a Eritreia e noroeste do Sudão, lá pelo ano de 1846, devido a uma guerra étnica a qual estava acontecendo na Arábia Saudita. Por isso, os Rashaida falam o árabe e também compreendem o tigre, uma das principais línguas da Eritreia.
As mulheres desta tribo são famosas por seus vestidos em vermelho e preto, sempre com detalhes em bordado prateado, além de seus chamativos véus ou niqabs.
Quando a menina Rashaida atinge a idade de 5 anos, ela é obrigada a começar a usar o véu que cobre quase todo o seu rosto, com exceção dos olhos.
Os casamentos, na tribo, como não poderia deixar de ser, são geralmente, arranjados pelas famílias. Porém, se uma moça Rashaida está pronta e deseja se casar, ela tem o direito de abordar o rapaz com quem deseja contrair matrimônio. A côrte feita pela moça é bastante interessante: Caso esteja interessada pelo rapaz, ela levanta parte de seu véu para ele e, assim, ele pode ver o “queixo” da moça. Caso ele aceite a proposta, ele tem que oferecer, pelo menos, 100 camelos por esta moça, sua futura noiva.
Outro fato interessante sobre as celebrações de casamento, é que a noiva não pode aparecer em público durantes as celebrações de seu próprio casamento. Depois que escurece, a noiva se dirige até a tenda de seu marido e lá, acontece a 1a noite de núpcias do casal.
A perseguição
Infelizmente, os Rashaida foram vítimas da ocupação etíope na Eritreia (1950-1991) e grande parte de sua riqueza acabou sendo destruída. Hoje, o governo da Eritreia insiste para que a tribo se volte para a agricultura. Mas, ao que tudo indica, há uma resistência bem grande por parte dos integrantes da tribo Rashaida.
Vamos, então, ficar com algumas fotos e vídeos deste interessante grupo.
Uma tradicional danca dos Rashaida:
Espero que tenham gostado!
Um abraco e ate a proxima!
por Banjara Soul
Ju, adoro seu blog! Aprendo tanta coisa aqui… Nem sabia que existia esse país chamado Eritreia. Achei lindas as roupas das mulheres e bem curioso o fato de elas poderem escolher seus pretendentes já que o povo tem origem na Arábia Saudita. Bjs
CurtirCurtir