Povos do mundo – Tuareg

Olá, pessoal!

Fazia tempo que não tínhamos esta seção aqui no blog. Antes, costumávamos abordar os povos da Ásia somente, mas ultimamente tenho tido muito interesse por outros países com influências árabes. e islamicas Portanto, hoje, venho apresentar a vocês os Tuaregues.

 

Quem são os Tuaregues?

tuareg

Os tuaregues são um povo semi-nômade no Norte da África e de origem bérbere. A maioria deles segue o Islamismo, mas o mescla com outras crenças pagãs. Eles vivem predominantemente nos seguintes locais: Marrocos, Algéria, , Mali, Libia, Níger, entre outros. O sistema social dos tuaregues é bastante estratificado: Há uma classe nobre, uma classe de grupos  tributários e classes mais populares como as formadas por clérigos e artistas.

O idioma

Apesar de dominarem o francês, este povo tem seu próprio idioma: Tamasheq, o qual, também possui um alfabeto próprio chamado Tifinar (tifinagh).

tifinagh tifinagh

São chamados por muitos de ” os homens de véu” ou de ” os azuis do Saara”, devido ao turbante azul usado pelos homens da tinta e o qual solta uma tinta azulada, manchando assim, a pele dos Tuaregues.

tuaregreeting

Curiosidades:

1. Os homens Tuaregue passam a usar um véu para cobrir o rosto a partir dos 18 anos, indicando assim, que já estão prontos para se casar. O primeiro véu de cada rapaz é colocado nele em uma cerimônia feita por algum clérigo muçulmano e versos do Corão são lidos e recitados.

2. Os casamentos Tuaregue são longos  e podem durar até 7 (!!!) dias, com direito a festivais, música e até corridas de camelo!

3. As mulheres Tuaregue, diferentemente dos homens de sua tribo, não precisam usar o véu na frente de outras pessoas, possuem sua própria cabana ou casebre  quando viram esposas. Caso queiram se divorciar do marido, o homem é que é obrigado a deixar a casa, e não a esposa.

tuaregwoman

4. O casamento entre primos é comum e os pais preferem que os filhos se casem desta forma, com algum parente. Alguns se casam com parentes apenas para agradar os pais, depois pedem divórcio e se casam de novo com alguém de fora da família.

5.  2/3 de todos os bens da família são herdados pelo filho. As filhas ficam com 1/3.

6. A poligamia é comum apenas entre os ricos tuaregues.

Outras fontes para estudo sobre os Tuaregues:

Filme: Tuareg, el guerrero del desierto

Sobre alfabeto Tifinagh:

Um abraco e ate a proxima!!!

por Banjara Soul

Anúncios

2 comentários em “Povos do mundo – Tuareg

  1. Oooi Juliana. Vc poderia fazer um post no blog contando a historia de como vc e seu marido se conheceram, como foi quando vc foi conhecer a familia dele, como eles reagiram. como a sua familia lidou com vc indo morar na Índia. E como foi os preparativos do casamento, lua de mel e tal. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pela sugestao, Angelica. Na verdade, eu ja estou escrevendo um post sobre quando a familia do noivo estrangeiro rejeita a brasileira. E neste post, vou contar, com certeza, a minha experiencia. Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s