Índia – Celebridades viram evangélicos – benção ou maldição?

christian_1

Acabou de ser publicada hoje, no Times of India, uma matéria falando sobre vários atores de Bollywood se convertendo ao evangelho. – “Aleluia! Glória a Deus!” – deve estar pensando o nosso leitor cristão. Mas, será que podemos encarar tudo como uma grande benção e um “mover” de Deus ou será que não passaria mais uma vez de oportunismo, já que como vocês já sabem, aqui na Índia, vale tudo por dinheiro.

Que você tire suas próprias conclusões ao ler o artigo.

Vamos então, conhecer algumas personalidades que dizem ter sido transformadas pelo evangelho de Jesus Cristo:

Johnny Lever

Se você já assistiu a algum filme indiano, com certeza deve ter visto este extraordinário comediante:

jhony_lever_post_1335522818

Seu nome é Johnny Lever, cujo nome verdadeiro é John Rao Janumala e nasceu em uma família cristã (católica) oriunda de Andhra Pradesh. Porém, Lever nunca foi um católico praticante e diz que seu primeiro contato verdadeiro com a Bíblia aconteceu por volta de 2000.

Geralmente, nas igrejas no Brasil, costuma-se dizer que há duas maneiras de se achegar a Deus: pela dor ou pelo amor. No caso de Johnny, foi pelos dois, já que em 2000, seu filho de 10 anos foi diagnosticado com um cisto maligno no pescoço. Os médicos o alertaram sobre as sérias consequências que poderiam ocorrer durante a cirurgia. Até então, Johnny diz que ele fingia ser um bom cristão na frente de sua esposa. Mas, naquele dia, a pedido dela, ele se ajoelhou e orou sinceramente a Jesus, pela primeira vez. Segundo ele, naquele momento ele sentiu que Jesus estava dando o OK para a cirurgia e para que ele aceitasse o risco. Johnny também conta que desde aquele dia, orou dia e noite pelo filho, incessantemente, sem comer ou beber. Em poucas horas, a cirurgia terminou e Jesse, seu filho, estava ótimo!
Johnny, hoje, realiza reuniões de oração, estudo da Bíblia e sessões de cura em seu apartamento, em Andheri West, Mumbai. Segundo ele, às vezes tem apenas um crente para participar da reunião e, às vezes, até 50 pessoas. Ele também faz questão de deixar claro que não é um milagreiro e que sempre diz a todos que se a pessoa orar com fé e fervor, Deus atenderá suas orações.
Sua crença em cura através de Jesus Cristo ficou ainda mais forte depois que ele teve a oportunidade de orar no superstar Hritik Roshan, durante as gravações do famoso filme Kaho na pyaar hai.

kahonaa

Hrithik Roshan
Hrithik Roshan

Na época, Hritik também havia sido diagnosticado com um cisto parecido com o que seu filho teve. Sendo assim, ele se ofereceu para orar por Hritik. Rakesh Roshan, o temido pai de Hritik, bastante preocupado, deixou Johnny orar pelo filho. Mais tarde, os exames mostraram que o tumor em Hritik havia regredido.

Outra famosa atriz da década de 50, Kalpana Karthik, esposa do falecido Dev Anand, lenda do cinema indiano, também parece ter encontrado o sentido da vida no evangelho de Jesus. Kalpana, cujo nome é Mona Sinha, não é vista em público há muitos anos desde que abandonou a carreira de estrela para virar dona de casa.

kalpana

Hoje, ela é conhecida não pelos filmes, mas pelas reuniões de oração que preside em seu apartamento. Segundo informações, as reuniões são simples e o foco é a própria Bíblia. Dizem que o fervor e a crença de Mona também influenciaram seu esposo, que passou a ser seguidor do contraditório televangelista americano Benny Hinn, conhecido pelas cruzadas de milagres onde vários dizem ter sido curados de câncer, paralisia, entre outras mazelas.

Anil Kant, talvez seja um dos mais famosos nomes no mundo gospel indiano hoje. Anil, um músico consagrado, sempre esteve à procura da “verdade” e havia lido todos os livros religiosos hindus, além de ter sempre se consultado com vários gurus.

Um dia, para poder compor uma música gospel, ele começou a ler a Bíblia, já que na época estava trabalhando para o coral de uma igreja em Cingapura. Foi aí que ele teve seu encontro com o evangelho. Quem tiver interesse, pode assistir o testemunho dele no link abaixo.

http://www.yesheis.com/en-in/v/testimony-anil-kant-gospel-singer

Sua filha, Shreya Kant, também canta gospel e tem um vídeo gravado aqui em Mumbai, onde todos eles moram:

O mais interessante é que eles misturam o contagiante ritmo punjabi/ bhangra com as letras gospel.

Mera Iesu (meu Jesus)

Anil Kant

Pray 4 India

Iesu aaya hai (Jesus chegou)

Outra ex-atriz que teve seu encontro com Jesus Cristo foi Naghma. Naghma atuou em diversos filmes no sul da Índia e cuja estréia foi com ninguém mais ninguém menos que Salman Khan, no filme: Baaghi. Depois disso, ela ficou famosa por seu romance com o jogador de críquete, Saurav Gangully.

nagma-story_650_021414013651

Hoje, vestida em um belo e simples saree, Naghma se auto-denomina um “vaso” do Senhor e viaja por vários vilarejos em Tamil Nadu para pregar a palavra de Deus e contar seu testemunho. Naghma conta que ela achou relento na Bíblia após ter perdido a razão de viver e ter até pensado em suicídio. Hoje, Naghma anuncia aos quatro cantos o evangelho e diz que a Bíblia é o melhor livro de todos os tempos e aquele que pode salvar o mundo. Naghma foi batizada em 2007, deu uma parada em sua carreira de atriz e desde então tem passado seus dias lendo e estudando a Bíblia, além de viajar pelos vilarejos em Tamil Nadu. Naghma, curiosamente, é filha de mãe muçulmana e pai hindu. Porém, uma tia sua era cristã e sempre falou do evangelho para a atriz.
Quando perguntada se pensa em voltar á indústria do cinema, Naghma diz: “ Eu tenho vivido tantas coisas…Eu acho que não terei mais tempo para ninguém ou para nada que não seja o Senhor. Você precisa ver a reação das pessoas quando eu falo de Deus ou canto os hinos gospel. Eles esquecem completamente o fato que Naghma, a atriz,um dia existira.”

Para quem ficou interessado, o testemunho de Nagma se encontra no Youtube, mas as legendas estão incorretas. O testemunho é em inglês com tradução simultânea para o Tamil.

A conversão destes artistas, assim como no nosso país, sempre gera muita polêmica e traz à tona acusações de que a pessoa está tentando aparecer às custas de Deus. Aqui na Índia, não é diferente. Além do mais, as críticas vão em cima destes pastores que dizem curar e operar milagres, como aqueles que nós temos no nosso Brasil, também. Sempre muito bem vestidos, falando e gesticulando muito bem e altamente treinados em locutória, não é difícil para eles ganhar uma multidão de seguidores e encher os bolsos de dinheiro. E, essa moda tem tudo para pegar em um país como a Índia, que adora poderes supernaturais e já tem uma forte ligação com a religião em si.

 

Benny Hinn at Maple Leaf Gardens on Sept. 28, 1992 photos by Tony Bock/Toronto Star and handout photo.
Benny Hinn at Maple Leaf Gardens on Sept. 28, 1992 photos by Tony Bock/Toronto Star and handout photo.
Dispensa comentários
Dispensa comentários

anapaula_2pastorsilas

Porém, também, há o outro lado, onde há pessoas que realmente encontraram o sentido de viver através do evangelho de Cristo e desde então, tiveram suas vidas transformadas. Artistas ou anônimos, a verdade é que todos nós buscamos um sentido para a passagem pela terra e para entender os problemas pelos quais passamos.

Temos que ficar alerta contra estas raposas, sim, que são os mercenários da fé e os quais enganam as pessoas com suas artimanhas. Estes, nunca tiveram suas vidas tranformadas. E, se um dia tiveram, o amor ao dinheiro e à fama falou mais alto.

Cabe a Deus julgar o ato de cada um. Mas, creio que sejam eles sinceros ou não, todos os nossos atos durante nossa passagem pela Terra serão sim, avaliados.

Um abraço a todos e até a próxima!

por Banjara Soul

Anúncios

2 comentários em “Índia – Celebridades viram evangélicos – benção ou maldição?

  1. Apesar de eu atualmente praticamente não ouvir música gospel (no máximo algumas músicas do Arautos do Rei), confesso que esse gospel bhangra é MUITO LEGAL!!! Se tivessem colocado umas roupitchas tradicionais bem coloridas ficaria melhor ainda, hehe!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s