Especial Bollywood- Parte 1 – Mentiras na telona

dabbang2

Hoje, começaremos uma série de posts em nosso blog sobre Bollywood. Bollywood faz sucesso no mundo inteiro! América, Europa, Ásia…enfim, não tem como resistir ao estilo Bollywoodiano. Porém, Bollywood também tem suas controvérsias. E, é isto que esta série vai abordar.

Todo mundo sabe que eu ADORO Bollywood e todas as indústrias cinematográficas indianas. Porém, não posso deixar de notar que eles têm muitas particularidadesas quais podem transmitir (e geralmente o fazem) uma idéia totalmente errada sobre a Índia e os indiamos. E, sobre os estrangeiros, também!
Este fim de semana, estava assistindo uns clipes musicais Bollywoodianos e acabei de inspirando para este post.
Se você ainda acha que todos os indianos são como os mostrados nos vídeos de Bollywood, este post é para você!

1 – Todo mundo sempre dança no meio da rua

teremast

Esta é, na verdade, justamente uma das partes que mais gosto nos vídeos, mas pensando bem, talvez seja, também, a mais surreal. Nos vídeos indianos, quando o protagonista começa a dar os primeiros passos da coreografia, imediatamente, todos os vendedores, pedestres e até policiais sequem com precisão a coreografia e, terminam todos, dançando bem no meio da rua!
MInha amiga japonesa ficou extremamente decepcionada quano percebeu que nenhum indiano dança no meio da rua, nem mesmo aqui em Mumbai, berço de Bollywood. Se você ainda acha que eles fazem isso, cuidado! Você pode se decepcionar ao chegar à Índia. Mas, vamos curtir alguns vídeos onde as pessoas dançam nas ruas.
Vamos aos vídeos!

2. Todo homem indiano é um romântico incurável

main_tumhare_bacche_ki_maa_banne_wali_hoon
Tradução: “Sou aquela que será a mãe dos seus filhos!”
main_tumhare_bina_nahin_jee_sakti_copy
Tradução: “Não posso viver sem ti…”

Sim, não deixa de ser verdade. Se você fica toda derretida só de ver os indianos fazendo uma serenata para a moça ou perseguindo pelas ruas, apaixonado, quase sendo atropelado pelos carros, cuidado!!!! Você é que pode acabar sendo atropelada!
Os indianos são sim, extremamente românticos (basta ver as letras das canções) quando querem conquistar uma mulher. Eles fazem de tudo mesmo para ganhar a moça e acabam vencendo pela insistência. Este é o espírito de conquista do homem indiano. Vale de tudo: flores, poemas, serenatas, noites sem dormir a tentativas de suicídio. Sim, tudo bem dramático mesmo.
Mas, não se iluda!

Assim que o casamento acontece e você vira esposa dele (sim, já que eles casam rápido), todo o persongaem Bollywoodiano que existia nele desaparece. Esta coisa de continuar conquistando a mulher após o casamento não parece existir na Índia Assim que casa e consome o ato, a mulher é dele e pronto! E, os homens indianos são extremamente mimados. Mimados pelas mães, pelas irmãs e por todas as mulheres da família. E, vai esperar o mesmo de você, também! Porém, o bom é que são extremamente trabalhadores, provedores e valorizam muito a família.
Portanto, meninas: Eles são realmente apaixonantes com suas flores e poesias, mas isso é tudo ANTES do casamento. Se não tem estrutura psicológica para aguentar ou quer viver como uma princesa dos contos de fadas, melhor ficar só no namoro mesmo e assistindo muuuito Bollywood!

Mas, vamos aos vídeos!

3. Toda loira é assanhada e fácil

Tipsy-Ho-Gayi-300x217 russian_dilliwali

Tá aí um fato que hoje é extremamente difícil de tirar da cabeça dos indianos. Graças a Bollywood, é claro, já que eles sempre escolhem as loiras para fazer as danças e papéis mais sensuais que não caberiam a uma indiana. Afinal, por mais vadia e fácil que uma indiana possa ser (não estou exagerando), ela sempre será a santa e, a estrangeira, a puta. Goste você ou não. Claro que há diversos casais de indianos casados com moças loiras, mas, a maioria deles, certamente se conheceu no exterior ou no país dela. As loiras que moram aqui, sejam expat ou não, dificilmente serão vistas e tratadas com respeito. E, nem precisa ser loira. Minha amiga espanhola não é loira, mas como não lembra em nada uma indiana, a mesma regra vale para ela, também. Portanto, se você é loira ou tem traços europeus, fique de olho porque vai chover muito na sua horta aqui na Índia, mas 98% dos caras só estarão interessados em ter uma experiência sexual com você. Lamento informar e destruir os sonhos.  Mas, não fique triste. Ainda sobram 2%.

4. Que os indianos são felizes e de bem com a vida

Bom, não diria que eles são infelizes, mas também não são toda aquela alegria mostrada nos vídeos. A maioria dos indianos é extremamente gananciosa e só pensa em juntar dinheiro. Não estou falando besteira: Tenho o exemplo na família. E, eu diria que eles passam praticamente a vida inteira pensando em dinheiro.  Som, ter dinheiro e posição é = respeito e reconhecimento, principalmente num país como a Índia.
Mas, às vezes, gostaria do fundo do meu coração que eles percebessem que a vida tem coisas muito mais preciosas e que depois de morto, o dinheiro não tem importância nenhuma, já que não tem banco no céu….e nem no inferno.

Já ouvi gente dizer que ficou super decepcionada com os indianos, porque eles são muito mais sérios do que a pessoa imaginava e sempre preocupados. Eles são bem informais para muitas coisas e não dão muita bola para muitas das coisas que talvez te irritassem no Ocidente. Porém, quando o assunto é dinheiro e costumes, eles realmente deixam a desejar. Do ponto de vista brasileiro, é claro, já que para eles é algo normal. Digo isto, porque até hoje, na minha vida inteira, eu nunca tive que xingar ninguém por causa de dinheiro. Nem por causa de nada. Mas, aqui na Índia, isto virou uma constante na minha vida. Portanto, não venha achando que eles são calmos, que meditam no meio da rua e que estão sempre alegres e felizes como em Bollywood.
Conseguiu digerir estas verdades? Então você já está pronto para vir à Índia!

5. Que eles são muito modernos e liberais

Sim, os vídeos de Bollywood refletem exatamente aquilo que a maioria dos indianos nunca pode ou poderá fazer, seja pelo comportamento imposto pela sociedade ou pela falta de grana para fazê-lo. Por exemplo: se apaixonar e casar com o cara que você ama. Super comum nos vídeos, né? Mas, isto é luxo por aqui. A maioria vai acabar casando com alguém que os pais escolheram e você verá muitos (mas muitos mesmo!) jovens dizendo que preferem assim, porque os pais sempre sabem o que é melhor.

Mulheres dançando de forma super sensual e com roupas extravagantes, casais de mãos dadas e abraçados andando pelas ruas? É possível ver em Mumbai, por exemplo, mas pode ter certeza que estes atos são feitos pelos jovens que fazem parte da classe super abastada de Mumbai. Mesmo assim, até hoje, muitas saem de roupa tradicional, falam que vão na casa da amiga e…bom, o resto você já conhece!! Beber e fumar também não são atos bem vistos na sociedade indiana (já tratamos disso aqui no blog) e em alguns estados, o álcool é totalmente banido (leia nossos arquivos). Claro que nas grandes cidades você encontrará bares e pubs como em qualquer cidade moderna e cosmopolita. Porém, beber junto com a família e abrir aquela cervejinha em casa….esquece! A maioria das famílias não aceita e os filhos bebem e fumam fora de casa.

Enfim, Bollywood tem lá suas mentiras e ilusões, mas é ótimo para aprender mais sobre a cultura do país. E, nós, claro, seguimos amando esta que é a maior indústria cinematográfica do planeta!
Um abraço e até a próxima!
por Banjara Soul

Anúncios

5 comentários sobre “Especial Bollywood- Parte 1 – Mentiras na telona

  1. Não me admira que a Índia da vida real seja totalmente diferente do que é mostrado nos filmes de Bollywood, pois este trata de entretenimento, e a indústria do entretenimento mostra aquilo que o público quer ver. No Brasil e no mundo todo é assim também: na novela da Globo todo mundo é lindo, magro, alto e mora no Leblon (ai quem me dera né Ju, haha).

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hahahahaa….sim!Disse tudo: as novelas da Globo mostra um mundo mágico, assim como Bollywood e é aí que está a graça. Mas, tem muita mulher, marmanja, que não consegue diferenciar a ficção da realidade!

      Curtir

  2. É bem assim mesmo! Uma vez falei para meu marido que a única coisa que não gosto nos filmes de Bollywood é o fato das estrangeiras sempre aparecerem com pouca roupa nas danças enquanto as indianas aparecem mais recatadas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s