A Índia é mesmo do barulho!!

meditation

Se você vêm à Índia em busca de paz, amor e muita meditação….ESQUEÇA! Caso você encontre um Ashram e se hospede lá por alguns dias, pode ser que consiga usufruir de um pouco de paz. Porém, não é o que acontece no dia-a-dia de Mumbai, nem de Delhi, com certeza.

Quando morava no Japão, o silêncio era algo valioso. Dezenas de placas nas ruas, nos prédios e nos transportes públicos te fazem lembrar que fazer barulho é quase que proibido. É algo inconveniente. Nos meus primeiros meses de Japão, achava realmente deprimente aquele silêncio todo e mais ainda, todas aqueles avisos te mandando ficar calado.

Placa cuja tradução é: "Fique quieto" ou, numa tradução mais informal: "Cale-se!"
Placa cuja tradução é: “Fique quieto” ou, numa tradução mais informal: “Cale-se!”

Dificilmente alguém puxava conversa. Primeiro, pelo fato de eu ser e parecer estrangeira. Segundo, porque não é mesmo o costume da maioria. Quando o faziam, era sempre uma senhorinha de idade que deveria estar se sentindo solitária e só queria falar sobre o tempo.

Mas, após 6 anos ininterruptos, a gente se acostuma com o fato e a necessidade de ser silencioso. E, o pior: você começa a gostar daquele silêncio!

Então, eis que veio a Índia! Ao sair do aeroporto internacional de Delhi, você já é tomado por aquele bando de vozes e buzinas e tudo mais. Mumbai. O verdadeiro caos. Buzinas frenéticas por todos os lados, latidos de cachorros, grunhir dos corvos, barulho do motor dos caminhões… Este é o retrato de Mumbai. Ou seja: um local muito difícil de encontrar silêncio e paz.

Mumbaistreet

No prédio, você acha que finalmente escapou das buzinas e do tumulto, quando seus vizinhos começam a fazer uma puja (oração) à noite, na hora do seu programa predileto. Ou, dependendo do dia, eles resolvem dar uma festa para comemorar alguma coisa que não faço idéia, mas a qual é o bastante para ter a mesma função do botão mute do televisor. Ou seja: seu televisor fica sem som algum. Impossível de ouvir até mesmo com fones de ouvido, de tão alta que a música toca.

puja-madhwahomedancedance

Meu marido, que por sinal é daqui mesmo, reclama e diz que este povo não tem modos nem educação. Porém, quando toca aquele hit de Bollywood na tv ele é o primeiro a colocar o som nas alturas. Detalhe: são 7 horas da manhã. A chata aqui reclama: – “Tem gente dormindo a esta hora!!!!Você não tem consideração com os outros??”

– “Tô pagando o aluguel. E a tv é minha e eu ouço no volume que quiser!”- responde ele, irritado.

Lembro-me da época que morava no Rio, no meu querido bairro de Vila Isabel e era sempre atormentada pelos ensaios da Vila ou pelos shows que eles faziam por lá. Depois que reformaram a quadra, a coisa melhorou um pouco, mas aí, os vizinhos da rua do lado começam a ouvir funk lá pelas 2 da manhã e só terminam depois que você já acordou e tomou seu café. Isto é, se você conseguiu dormir!

vila_1

E as igrejas pentecostais que acham que o demônio vai sair no grito? Bom, pelo menos a maioria os cultos terminam mais cedo que os ensaios das escolas de samba! Aqui na Índia, elas estão me menor número, mas para compensar, tem o Azam que toca antes da 6. Mas, nem me incomoda tanto, já que nesta hora já estou praticamente acordando. Mas, deve incomodar muita gente.

Enfim…neste momento sinto um silêncio, com exceção do corvo grunhindo na minha janela. Mas…ah! se todos os barulhos fossem esses emitidos pelos filhos da natureza!

crow

Mas, apesar dos pesares, seguimos amando a Índia, no mais alto volume!

Um abraço e até a próxima!

Por Banjara Soul

Anúncios

2 comentários sobre “A Índia é mesmo do barulho!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s