Este post serve não só para quem viaja à Índia, mas sobretudo, para quem vive por aqui. No dia-a-dia, descobri que há alguns objetos que não podem faltar na sua bolsa, independente do sexo dos nossos leitores.
Como já contei aqui no blog, a dupatta ou véu, como você preferir, é muito prática para diversas ocasiões. No dia-a-dia, serve para te proteger do sol, para cobrir sua cabeça ao entrar em lugares religiosos e, para mim, o mais útil de todos: te proteger da poeira sempre constante nas ruas indianas e da enorme poluição, sobretudo em Delhi e Mumbai.
O uso de máscaras estilo cirúrgicas é muito comum em países como Vietnã, Taiwan, Tailândia, para evitar que a pessoa respire aquele ar poluído ou també muito usada no Japão para prevenir resfriados e outros vírus.
Mas, como aqui na Índia estas máscaras não são comuns, o que vale mesmo é um pedaço de pano cobrindo quase todo o rosto, no melhor estilo “assaltante de banco”.
Se você não dispõe de motorista ou não dirige por aqui, provavelmente terá que se locomover de moto, táxis (a maioria não tem ar-condionado), autoricksaw ou trem. Ou seja: vai comer muita poeira. Para isso, não deixe de preparar sua dupatta, pano ou véu. Vejamos alguns estilos usados por aqui:

Fones de ouvido
Item o qual descobri essencial para enfrentar o trânsito caótico das cidades indianas e para proteger seus ouvidos não apenas da poeira e sujeira,mas para salvá-los das impiedosas buzinas que não páram um instante. O ato de buzinar aqui é tão arraigado nos motoristas que eles buzinam mesmo que não haja um motivo aparente. Simplesmente para aliviar o stress, eu creio. Afinal, dirigir em Mumbai é o Ó do Borogodó!
Portanto, muna-se de fones de ouvido e vá curtindo uma boa música até chegar no local de destino. Só assim para manter seus ouvidos intactos. Mas, não exagere no volume do fone de ouvido, pois ao mesmo tempo que protege seus ouvidos da sujeira, você acabará deixando-os menos potentes.
Toalha ou lenço umedecido

Geralmente, quando as temperaturas começam a subir por aqui, como acontece exatamente neste momento, você vai ver muitos indianos com suas toalhinhas enxugando o rosto e os braços. Sim, a toalhinha é essencial, pois aqui você vai suar muito! Se for em Mumbai, então, se prepara, pois apesar da temperatura não ser tão alta no verão, a umidade relativa do ar é altísima, causando um grande desconforto e, claro, muita suadeira! Neste momento, em meu mini termômetro, temos 31.5 C e 74% de umidade relativa do ar. Por isso, não esqueça sua toalhinha. Lencinhos umedecidos, apesar de não serem tão populares aqui como no Japão, também podem ser encontrados em drogarias e boas redes de supermercados. Há lenços exatamente para este propósito. Eu geralmente carrego estes lencinhos na bolsa, só para dar aquela refrescada depois de andar alguns bons metros pela cidade. O lencinho umedecido também tem outras funções como limpar suas mãos antes e após comer, limpar vasos sanitários pela cidade,etc. Uma mão na roda!
Moedas e dinheiro trocado
Este é outro item indispensável e que sempre dá dor de cabeça, já que nunca ninguém tem trocado por aqui. Tenha sempre muitas moedas, muitas notas de 10, 20, 50 e 100 e poucas notas de 500 e 1000. Esta regra vale, sobretudo, para quem precisa usar o transporte público ou comprar em lojas e mercados abertos. Nos shoppings, a coisa melhora um pouco, mas mesmo assim, muitos não têm trocado e, acabam pedindo para que você use o cartão de débito. Mesmo que seja para um sanduíche de 3 reais. Mas, caso você não tenha trocado, não se desespere. Geralmente basta pedir a qualquer pessoa na rua ou em lojas próximas, que eles te ajudam. Isto sempre acontece comigo! As moedas ou dinheiro trocado também são muito úteis para quem deseja dar um dinheirinho aos pedintes, já que as chances de ser abordado por eles é extremamente alta!Geralmente eu dou uma nota de 10, mas minha sogra, se estiver junto, fica brava e dá apenas moedas. A maioria dos indianos dão apenas moedas de 1 e 2 rúpias.

Enfim, são pequenos detalhes, mas que ajudam a tornar sua vida diária ou sua viagem pela Índia bem mais prazerosa!
Será que esqueci de algum item?
Um abraço e ótima viagem!
por Banjara Soul
Caraca! So agora vi sua resposta, desculpe! Pode deixar q mandarei sim! Muito obrigada, sera um Prazer falar com uma conterranea! rsrs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi tudo bem?
Meu nome e Pamela, e como vc tbm sou casada com um indiano, porem moro em Hyderabad, sul da India. Seu blog e muito interessante e em uma de suas publicacoes, vi que vc trabalha com traducoes. E e exatamente o q pretendo fazer por aqui tbm, mas ando um pouco perdida e necessito de um help rsrs.
Seria possivel trocarmos informacoes sobre isso mais detalhadas? Se for de seu agrado, lhe deixarei meu email, ou ate mesmo facebook.
Muito obrigada desde ja!
CurtirCurtir
Oi, Pamela! Tudo bom? Tentei mandar um email para voce, mas deu erro. Se quiser, pode escrever para juinjapansince2007@gmail.com para trocarmos mais ideias sobre traducoes e coisas indianas em geral. Um grande abraco!
CurtirCurtir