A Índia e suas 4 estações

-“Nossa! Deve fazer um calor na Índia, hein!”

Bem, a idéia para este post veio quando me lembrava das frases mais ditas pelas pessoas quando ficam sabendo que moro na Índia.

A Índia realmente tem uma imagem de ser um país com temperaturas altas e aquele “calor da peste”. Mas, será que é isso mesmo?

Se pensarmos bem, o Brasil também tem a imagem da praia, futevôlei e samba, tudo muito tropical. Mas, quem se lembra que temos temperaturas baixíssimas no sul do país e que lá chega até a nevar?

A mesma coisa acontece aqui na Índia. Só que como estamos falando da Índia, tudo é mais extremo. A Índia é gigantesca e tem locais para todo o tipo de turista. Se você gosta de praia, aqui tem praias paradisíacas e locais quentes. Se gosta de neve, rios e chalés, aqui você também encontra!

Podemos dizer que na Índia há basicamente 3 estações: Verão, monção e inverno. Em alguns locais, como em Mumbai, por exemplo, o povo brinca dizendo que as três estações aqui são: Hot, Hotter and Hottest. É, aqui em Mumbai é bem por aí mesmo.

O verão

Verão com pouca roupa é pensamento ocidental. Na Ásia, o pessoal se cobre todo a fim de evitar os raios solares.
Verão com pouca roupa é pensamento ocidental. Na Ásia, o pessoal se cobre todo a fim de evitar os raios solares.

summerindia_1

No momento, estamos no verão. O verão é a estação onde muitos aconselham os turistas a NÃO visitarem a Índia. Só para vocês terem uma idéia, em Delhi, UP, Rajasthan e arredores, as temperaturas podem chegar a 50 graus centígrados no verão! Não há ar condicionado e ventilador que dê conta! É simplesmente insuportável! E, olha que esta quem vos escreve é uma pessoa que morou no Rio de Janeiro toda a sua vida! Mas, eu te digo: O verão carioca é pinto perto do verão do norte da Índia!

Caso você queira visitar a Índia no verão, eu sugiro que escolha locais perto da montanha ou dos Himalayas.

O verão aqui começa em março e dura cerca de 2 a 3 meses. Aqui em Mumbai, por exemplo, as temperaturas não sobem tanto como em Delhi, sempre se mantendo em 30, 32, 34 no máximo. Porém, a umidade relativa do ar é altíssima, causando aquela sensação de sauna pública onde quer que você vá. Aqui você não sente o sol queimar a pele, mas sente seu corpo e alma indo embora através do suor excessivo. Agora, neste exato momento, por exemplo, temos 31 graus com umidade relativa de 68% e ainda são 6:00 da manhã! Ou seja: hoje o dia promete! Muita água mineral, água de coco e lassi nesta hora!

As monções

monsoon_2 monsoon2_1339044836

Esta é a época do ano que muitos indianos amam e acham romântico, enquanto eu acho tudo de ruim e peço a Deus para acabar logo. Mas, isto deve-se ao fato de eu estar morando em Mumbai, uma ilha. Aqui, a estação das chuvas, ou monção, dura cerca de 4 meses. E, chove praticamente todos os dias, o dia inteiro. A cidade que já é um caos, fica ainda pior e não há guarda-chuva que ajude! Muitos prédios desabam, as ruas alagam e há uns 8 anos, as chuvas foram tão fortes que a cidade simplesmente virou um caos. Muitos morreram e até a BBC fez um documentário a respeito. A estação das chuvas também é boa para praticar tudo que você sabe sobre yoga ou controle da mente: devido aos buracos nas ruas de Mumbai, os carros passam e aquela água acumulada no buraco vai parar bem na sua calça, te deixando suja e irritada. Os trens e vôos atrasam, mas a chuva…esta sempre chega na hora! Quem acha monção romântico, precisa vir morar em Mumbai para mudar de idéia! Muitas pessoas gostam de fazer trekking nesta época, já que nas regiões montanhosas é bem mais fresco.

Porém, apesar do trauma causado pelas monções, há lugares na Índia que devem ser visitados exatamente nesta época, pois ficam muito mais bonitos. Vejam alguns deles:

Leh e Ladakhleh_1

ladakh-tour-106

Vale das flores (Valley of Flowers) – Uttaranchal

valley_2

Kerala

Principalmente Allepey para curtir o Boat House e Munnar, para apreciar as plantações de chá que ficam belíssimas nesta época.

kerala_2

Mandu (Madhya Pradesh)

mandu

O inverno

winter_fog winterindia

O inverno indiano é muito rigoroso, dependendo da região. Em Delhi, as temperaturas baixam bastante e quanto mais próximo do Himalaya você estiver, pior será a sensação. Geralmente, eu gosto muito de inverno, mas o inverno indiano é muito difícil de aguentar, já que na maioria das casas não têm aquecedor e elas são todas construídas para o verão, com pisos de mármore e muita ventilação. O pior de tudo é quando não há chuveiro na casa e você tem que tomar o tradicional banho de balde e canequinha. E para lavar a cabeça? Como dizem alguns amigos meus: Só Jesus na causa!

O inverno é ótimo, mas só se você estiver em um chalé com aquecedor ou lareira tomando uma bela xícara de capuccino. Pode ser um vinho também, se preferir. E, claro se no local tiver chuveiro com água bem quente.

capuccino-1

Quando visitei a Índia pela 1a vez, era inverno e, no hotel que fiquei em Delhi, teoricamente, tinha água quente, mas no meio do banho, ela ficava fria e não voltava a ficar quente. Sendo assim, não foi nada agradável. Mas, o pior foi na casa dos meus sogros, onde o banho é à moda indiana, com canequinha e balde. Foi o pior inverno da minha vida e, olha que no Japão, onde eu morava na época, estava nevando. Mas, nunca o inverno japonês se mostrou tão hostil para mim quanto o inverno indiano. 50 xícaras de chai para aquecer o esqueleto.

Mas, em Mumbai, apesar de dizerem que há inverno, não acredite, pois no inverno daqui, a única coisa que acontece é que você sua menos e não precisa do ventilador 24 horas ligado, por exemplo. Os nativos de Mumbai costumam passar muito frio quando a temperatura chega a 20 ou 18 graus, usam luvas, gorro e fazem até fogueira nas ruas para aquecer. Uma comédia!

Enfim, brincadeiras à parte, o bom é escolher bem que locais da Índia ir e quando deseja visitá-los para não ser pego de surpresa e isto acabar atrapalhando sua viagem. No mais, a Índia é incrível e tem locais para serem apreciados durante todo o ano em cada estação.

Para encerrar este post, vamos assistir a um vídeo musical indiano que gosto muito, que fala sobre a chuva!

Então, se prepare bem e….boa viagem!

 

Anúncios

3 comentários

  1. Oi!
    Estou fazendo um TCC para a minha faculdade de Design e o tema que eu escolhi é a Índia e a religião hindu. Eu achei o seu post muito interessante, e como me ajudou no meu trabalho, gostaria de colocar o link nas referências. Para isso, preciso do seu nome, que não achei em parte alguma do site!
    Meu trabalho ainda está em desenvolvimento, portanto, se tiver alguma curiosidade sobre o local, ficaria encantada em saber e conversar mais sobre!
    Obrigada!
    Danielle

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s