Como andar de trem na Índia

Se você ama viajar, assim como eu, com certeza precisa ler este post!

 

suitcase-travel-628x363-TS-200292204-001

Hoje nó vamos aprender a viajar de trem na Índia. O trem ainda é o melhor e mais eficiente meio de transporte por aqui. -Mas, e o avião? – Você deve estar perguntando. Bem, há diversas companhias aéreas na Índia, como Indigo, SpiceJet e outras, mas apesar não serem caras, elas não cobrem todas as áreas que os trens, por exemplo, cobrem. Por isso, dependendo do local que se queira visitar, a melhor opção ainda é o trem!

20150107_230901

E, visitando a Índia, com certeza, você deve, pelo menos uma vez, experimentar os trens. Eu adoro e sempre que posso, estou neles!

Então, deixe-me apresentá-los ao nosso público brasileiro:

Um pouco de história

No dia 16 de abril de 1853 partia de Bombay (a atual Mumbai) o primeiro trem. Ou seja, hoje a Indian Railways completa 162 anos de história e é considerada a 4a maior companhia de trem do mundo, perdendo apenas para os EUA, China e Rússia. O sistema em si, ainda é um tanto arcaico em muitos aspectos, mas nos últimos anos melhorou consideravelmente. Hoje, em qualquer webiste de viagem como Make my Trip, Yatra ou Ixigo, você pode adquirir seus bilhetes e checar outros detalhes da viagem. E, claro, no próximo site da Indian Railways você pode checar a disponibilidade dos assentos e comprar seus bilhetes.

Tipos de trem

Podemos dividi-los em 3 grandes grupos:

Superfast Express

 rajdhani

Atinge velocidades até 130 km por hora e os principais trens são Shatabdi Express e Rajdhani Express. São o que há de melhor na categoria de trens, perdendo apenas, claro, para os trens luxuosos, os quais vamos apresentar no próximo post. Mas, para os meros mortais, é o que há de melhor. O Rajdhani conecta várias cidades importantes. O trecho Delhi- Mumbai é bastante conhecido e o trem sai de Delhi por volta de 16:00, chegando em Mumbai, no dia seguinte, as 09:00. Neste trem, claro, há ar condicionado e 3 refeições gratuitas. É muiito bom! Escrevi sobre ele há dois anos  aqui no blog, quando me mudei de UP para Mumbai. Caso fique curioso, aqui está o link:

https://tabibitosoul.com/2013/06/07/delhi-mumbai/

 

Mail/Express

vivekexpress

Este é menos veloz que o superfast, como o próprio nome diz e é muito comum para longas distâncias. Existem dois tipos: Mail e Express, mas tanto o valor dos bilhetes quanto a velocidade não mudam.

Ordinary

O trem comum, conhecido como parador. E, pouco usado para cobrir longas distâncias.

Como escolher os assentos

Bem, esta é outra parte bem importante. São 7 classes de assentos no total e, o preço, claro, varia conforme cada uma delas e o conforto que oferecem. Porém, nem todos os trens oferecem todas estas classes. Por isso, fique atento quando reservar sua passagem!

A/C 1 First Class (1A)

firstac

A/C = ar condicionado

É a classe mais cara nos trens. Há dois assentos em forma de cama beliche (isso varia conforme o trem) os quais se transformam em cama na hora de dormir. O quarto também possui tranca e chave. Além disso, há comida e bebida sendo servidos todo o tempo. Muito indicado para quem não está acostumado a viajar de trem pela Índia. O preço? Varia, mas uma passagem de ida Mumbai – Goa, por exemplo, sai por volta de 2500 rúpias =50 dólares =150 reais). Este é o preço da 1a classe. Quanto menos privacidade e conforto, menor o preço. É assim que funciona.

A/C 2 Tier Sleeper (2A)

08rajdhani1

Muito bom e comfortável, além de ser mais barato que o AC 1st class. Em um compartimento, haverá 2 assentos estilo beliche que se transformam em cama.

A/C 3 tier

ac-three-tier

Menos comfortável que os dois acima, mas também dá para viajar numa boa. A única diferença é que ao invés de duas camas, há 3 em cada lado.

1st Class (FC)

Ac chair car (CC)

ac-chair-car

Vagão com poltronas confortáveis e reclináveis e ar condicionado.

3 Tier Sleeper(SL)

3-tier-sleeper--kolkata-to-bhubabeswar sleeperclass

Igual ao 3 Tier Slepper, mas sem ar-condicionado. Há apenas um ventilador e o preço é a metade dos compartimentos com ar-condicionado.

2nd Seating (II)

Classe comum que não necessita de reserva de bilhete. Se estiver lotado, não tem onde sentar. Os bancos são feitos de madeira e nada comfortáveis para quem viaja por muitas horas. Indicado para curtas distâncias. E,vale lembrar que este compartimento não possui ar condicionado.

Agora que você virou um expert em trens indianos…O melhor é sempre reservar sua passagem com bastante antecedência, já que os trens costumam lotar, principalmente dependendo do trajeto o qual se quer fazer. Caso seu trem esteja lotado, há duas opções: procurar um novo trajeto (de avião ou ônibus) ou colocar seu nome da lista de espera (waiting list, cuja sigla é WL). Quanto mais baixo for o seu número, maiores as chances de você conseguir um assento. Eu já fiquei na waiting list por duas vezes e nas duas deu certo.D Delhi para Mumbai haviam 40 pessoas na nossa frente, mas por forças sobrenaturais e divinas, conseguimos nossa vaguinha no AC 2 Tier.

Outras perguntas comuns:

  1. Os trens atrasam muito?

Hoje em dia, o sistema melhorou muito e os trens atrasam pouco. Geralmente, em época de chuvas fortes (monçõa) ou no inverno, quando o nevoeiro é muito intenso, os atrasos acontecem. O mesmo acontece com outros meios de transporte, como aviões e ônibus.

  1. Os trens são limpos?

Na minha opinião, desde que eu não encontre ratos e baratas, eles são limpos. Sim, os trens são consideravelmente limpos e a roupa de cama usada neles também sempre está limpa.

  1. É seguro viajar sozinho(a) de trem?

Muito mais seguro que andar de ônibus ou trem no Rio de Janeiro, eu te garanto. Assaltos não existem por aqui. E, se você tem muito cara de turista, o negócio é sempre ficar de olho na sua bagagem. Mas, no geral, roubos aqui são raros. Ainda mais se você escolher um compartimento no trem tipo AC 3, 2 tier ou primeira classe. Para as moças, também é seguro e nunca ouvi falar de estupros dentro do trem. Ainda mais porque os trens costumam estar lotados e, com certeza, as pessoas mal intencionadas não vão correr este risco. Portanto, o trem é seguro sim e eu recomendo!

O trem faz parte da cultura e do dia-a-dia do indiano. Basta assistir qualquer filme indiano e, sempre vai ter uma cena do casal de pombinhos chorando quando o trem parte, alguma cena de briga dentro do trem, fofocas dentro do trem, gente dançando dentro do trem…Enfim…o repertório é imenso e mostra como o trem é amado pelos indianos!

Aqui, esta que vos escreve, no trem super fast Mumbai- Bhuj.
Aqui, esta que vos escreve, no trem super fast Mumbai- Bhuj.

Um abraço e boa viagem!

por Banjara Soul

Anúncios

Um comentário em “Como andar de trem na Índia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s