Japão- A última faxina para os falecidos

Desde que morava no Japão,  sempre ouvia falar sobre as “mortes solitárias”, chamadas de Kodokushi no idioma local. Devido ao grande número de idosos morando sozinhos no país, os casos têm aumentado e, na maioria das vezes, os vizinhos só descobrem devido ao mau-cheiro do corpo em decomposição vindo de dentro do apartamento.

kodokushi_4

Quando o corpo é descoberto, primeiro a polícia entra e retira o corpo. Depois disso, é preciso fazer uma faxina geral, já que na maioria dos casos, os apartamentos estão cheios de lixo, papéis velhos e muita, mas muita tralha. É nesta hora que entra a equipe especializada em limpar apartamentos de idosos falecidos. Geralmente quem aciona esta equipe é o proprietário do apartamento.

kodokushi_1 kodokushi_2

Mesmo o corpo já não estando mais lá, ainda há os fluidos corporais que acabaram sujando o carpete ou tatami e que precisam ser limpados com urgência. O Sr. Masuda (na foto) e sua equipe entram com luvas, máscaras e spray repelente, além de muita discrição para não chamar a atenção dos vizinhos. Quando a faxina termina, a equipe acende incensos e e depositam flores no local onde o corpo fora encontrado.

kodokushi_5

Para a tragédia ser ainda maior, muitos dos idosos são abandonados por suas famílias mesmo depois de mortos. Sendo assim, após a cremação, seu restos mortais são depositados em túmulos sem inscrição alguma, como verdadeiros indigentes.

A Kodokushi ou morte solitária é um dos grandes problemas sociais enfrentados pelo Japão.

Peço desculpas pelo texto e fotos um tanto mórbidas, mas aqui nós sempre queremos trazer a notícia para nossos leitores.

E, que a alma destes idosos que se foram descanse em paz.

Por Banjara Soul

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s