Conheça a 1ª motorista de táxi do Paquistão

Uma ambientalista, cansada de ser passada mão e assediada pelos motoristas dos famosos auto-ricksaw , decidiu lançar seu próprio negócio, atendendo exclusivamente mulheres em sua cidade, Lahore.

Zar Aslam, hoje presidente da organização não governamental chamada Enviroment Protection Fund, conta que ainda na época de estudante, escapou de ser raptada por um motorista de um auto-ricksaw e, foi daí que sentiu-se instigada a lançar o serviço chamado de  Pink Ricksaw.

tuktuk_pak2

O Paquistão, infelizmente, é conhecido pelo abuso sexual sofrido pelas mulheres, conhecido aqui na Ásia pelo nome de Eve teasing ou street harassment. Na grande maioria dos casos, os culpados acabam sempre impunes dentro de um sistema legal que acusa sempre as vítimas como as principais culpadas para o occorrido.

“ Este é mais um passo em direção à autonomia financeira e profissional das mulheres. Eu e minhas funcionárias costumamos enfrentamos assédio por parte dos motoristas ou atpe transeuntes, enquanto esperamos pelo transporte público.”

O plano de Aslam é ter pelo menos 25 veículos circulando pelas ruas de Lahore até o final do ano. E, para isso, procura patrocinadores. Um auto-ricksaw custa cerva de 3,000 dólares, então é praticamente impossível atingir esta meta sem um patrocinador, conta Aslam, acrescentando que o governo não ofereceu assistência alguma até então.

“Pretendemos financiar os autos-ricksaws em parcelas suaves, para mulheres que pensam em seguir o mesmo caminho. E, claro, também ensiná-las a dirigir e  a tirar a carteira de motorista.” – diz Aslam, bastante animada.

tuktuk_pak

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s