Cristianismo na Índia – visitando uma igreja metodista

Olá, pessoal!

Sei que muita gente acessa o blog para conhecer mais sobre as diversas religiões da Índia e, principalmente para saber como vivem os cristãos por aqui.

Bom, eu fui convidada por uma amiga japonesa para visitar uma igreja cristã onde segundo ela, teriam uma comemoração de Páscoa. Como ela nunca foi lá, não queria ir sozinha e, eu disse que iria com ela.

Não tinha certeza se era igreja católica, protestante ou qualquer outra denominação, mas fomos lá.

 

Chegando lá, fomos recebidas pelo colega dela de trabalho (quem a convidou) e, descobri que era uma igreja metodista. Só que tinha um detalhe: o culto era em Tamil!

Sim! A igreja é frequentada pela comunidade cristã do estado de Tamil Nadu, residente aqui em Mumbai.

O culto, para variar, foi extremamente longo e cansativo e, tivemos que sair antes de terminar, pois tínhamos outro compromisso às 9 da manha e o táxi estava esperando. Então, infelizmente não deu para confraternizar com o pessoal.

Mas, gostaria de comentar sobre algumas coisas que observei durante esta breve visita à igreja metodista tamil.

tamilchurch

Se no Brasil já temos grandes diferenças entre as práticas congregacionais das diversas denominações, o mesmo acontece por aqui.Para começar, tem a barreira da língua. O culto foi todo em Tamil, mas na hora da mensagem do pastor, colocaram um interprete para traduzir em inglês e posso dizer que ele traduziu muuuito bem e de forma fácil de entender. Mas, não sei se minha amiga japonesa entendeu, já que ela nçao conhece a Bíblia e todas aquelas passagens que citaram e comentaram durante a mensagem.

tamilbible

A outra diferença nesta igreja (e em outras que já visitei, mesmo católicas), é que as mulheres usam roupas tradicionais indianas, com 90% delas usando saree no estlo do sul da Índia, com as estampas de lá e com as flores de jasmin ornamentando os belos e volumosos cabelos. As crianças (meninas) também usavam roupas típicas e estavam uma fofura!

Além do saree, outra grande diferença é que assim que entram na igreja, as mulheres cobrem suas cabeças. Esta prática, comum nos templos hindus e em mesquitas (nas igrejas antigamente, também, né?) continua sendo praticada quando estas indianas entram no local onde será o culto. Elas cobrem a cabeça toda com a borda do saree. As mais jovens e adolescentes, que não estavam vestindo saree, usavam roupas tradicionais, mas sempre com um véu cobrindo a cabeça.

christian_1

Mas, isto não é praticado por todas as denominações aqui na Índia.

Outra coisa que notei, é que os nomes destes indianos cristãos são todos em inglês. Ou seja: seus antepassados se converteram ao Cristianismo na época do Império Britânico. O sobrenome “Paul” é extremamente comum entre cristãos do sul da Índia, sobretudo em Tamil Nadu e Kerala.

A estrela Amala Paul também é cristã, só que do estado do Kerala.
A estrela dos filmes do sul da Índia, Amala Paul, também é cristã, só que do estado do Kerala.
amalapaul_2
Amala casou-se recentemente de acordo com os preceitos da igreja cristã.

 

Outra diferença,é que homens e mulheres sentam separados nesta igreja. Mulheres do lado esquerdo, homens do lado direito. Nós não tínhamos idéia e achamos que podíamos sentar em qualquer lugar, mas gentilmente o colega de trabalho da minha amiga pediu que levantássemos dali e nos dirigíssemos à ala feminina.

E, para terminar, nesta igreja, assim como nos templos, você tem que tirar os sapatos para entrar. No culto, todos descalços.

barefoot

Enfim, este post foi apenas para ilustrar algumas diferenças entre as diversas denominações e suas práticas.

Espero que tenham gostado!

Um abraço e até a próxima!

por Banjaa Soul

Anúncios

2 comentários

  1. Obrigada! Adorei o artigo e as informações sobre essa denominação Cristã, a que sigo pelos pontos que você citou é bem semelhante, na separação de mulheres para um lado, homens para outro, no uso pelas mulheres do véu ao entrar na igreja, e o fato de levarem em seus nome Paul seja pelo fato que este é o formato de igreja Cristã que Paulo deixou escrito na bíblia a que sigo que é aqui no Brasil também tem suas doutrinas de acordo com ensinamentos de Paulo, esses dias levei uma amiga para visitar a minha comum e ela disse: nossa achei que estava no oriente haha com aquelas mulheres de véu, muito bom saber que existem essas diferenças e semelhanças, e aqui as igrejas gostam de contestar contra o uso do véu que é bíblico, mas enfim, fiquei curiosa para saber como seria a santa ceia hahaha se retornar e assistir até o final conte por favor. Bjs Deus a abençoe.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s