Japonesa é vítima de golpe em Mumbai, Índia

Olá, pessoal!!
Como vocês sabem, andei sumida, mas foi por uma boa causa.
No domingo, minha amiga, depois de muito sofrimento, conseguiu embarcar de volta ao Japão.

anaflight
Tinha tudo para ser um sonho, já morar na Índia era o maior desejo da vida dela, mas, acabou como o maior pesadelo de sua vida.
Com este post, eu venho contar a vocês meu objetivo não é apenas relatar o que aconteceu com ela, mas principalmente, divulgar o acontecido para que as pessoas fiquem alertas e não caiam em golpes como caímos.
Tudo começou em meados do ano passado, quando um rapaz me contactou ao telefone após ver um anúncio sobre serviços linguísticos na internet. Primeiro, ele queria saber se eu conhecia alguém que pudesse ensinar inglês a dois clientes japoneses dele. Eu disse que poderia ajudar, dependendo do que fosse e assim, ele passou meu e-mail para os japoneses. Até aí, tudo perfeito. Uma ou duas semanas depois, ele me liga e pergunta se eu não conheço nenhum japonês nativo ou algum indiano que saiba muito bem japonês para poder lidar com clientes japoneses, já que a empresa dele era especializada no mercado japonês.

linguafranca2
Eu disse que conhecia algumas pessoas, mas não sabia se estariam interessadas e caso estivessem, iria pedi-las para entrar em contato com ele diretamente.
E, assim foi. Perguntei a algumas pessoas que conheço, mas a maioria estava já trabalhando e sem interesse de mudança de emprego, outras não gostaram do perfil fo emprego e outras não estavam mesmo interessadas. Então, lembrei da minha queria amiga japonesa que é apaixonada por Bollywood e Índia e tinha acabado de pedir as contas na escola onde trabalhava. Na mesma hora ela ficou interessada e enviou o currículo o qual, hoje, sabemos porque foi escolhido.
Sendo assim, ela começou os preparativos para vir à Índia, mais especificamente em Mumbai, onde a empresa estaria abrindo um escritório novo. Era mais que um sonho para ela: trabalhar no exterior e ainda na Índia, país que ela tanto amava e admirava há décadas. E, ainda morar em Mumbai, terra de sua outra paixão: Bollywood.

bollywood2
Acompanhei todos os preparativos, ajudei- a a entender o contrato e tudo parecia muito bom e uma grande oportunidade para recomeçar. A empresa parecia muito séria e além do ótimo salário, ainda colocaria motorista quase que 24 horas à disposição dela não só para ela ir à reuniões e encontros com clientes, mas também nos fins de semana, caso ela quisesse passear ou ir à algum lugar.
O chamado business manager da empresa (o mesmo que havia conversado comigo por telefone) também sempre entrava em contato com ela e até então, como eu disse, tudo estava indo perfeitamente.
A viagem dela, inicialmente marcada para novembro, foi adiada para dezembro. Depois, os emails ficaram escassos e ela perguntou ao business manager para confirmar a data certa da viagem dela. Ele respondeu dizendo que a mãe dele estava muito doente e ia passar por uma cirurgia e que por esta razão a viagem dela ia atrasar em algumas semanas, mas que em breve ele iria entrar em contato.
Achei estranho, já que mesmo que a mãe dele estivesse doente (o que hoje sabemos que é mentira), tem o pessoal do RH e outros para cuidarem desses assuntos. Hoje, sabemos também, que a companhia mudou de nome, mas a minha amiga não fora informada sobre isso e no contrato dela ainda consta a empresa antiga, a qual, pelo o que parece, realmente existe em Delhi. Mas, como jamais imaginamos que ele fosse um golpista, engolimos esta e resolvemos esperar.
Finalmente, a viagem dela foi marcada para 6 de fevereiro e foi esta a data a qual ela desembarcou no aeroporto de Mumbai.
Mas, nossa amiga não esperava que este novo emprego mudaria sua vida para sempre…
Continua no próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s