Há aproximadamente duas semanas, tivemos o prazer de conhecer um simpático casal brasileiro que veio à Mumbai para participar de um congresso e apresentar seus trabalhos.
Antes de sua vida, eles nos contactaram porque haviam lido o nosso blog e queriam obter mais informações sobre Mumbai. Trocamos algumas informações e combinamos de nos encontrar assim que o tempo permitisse.
Foi um encontro muito especial e eu e meu esposo ficamos muito felizes em poder falar um pouco da Índia para nossos novos amigos.
Infelizmente, a passagem deles pela Índia foi curta, mas deixaram saudades. Como Mumbai não é uma cidade muito conhecida dos brasileiros, pedi a eles que comentassem sobre alguns pontos e sobre sua experiência nesta grande e caótica metrópole indiana. E, eis aqui a entrevista a qual eles nos concederam.
Banjara Soul: Qual a primeira imagem que lhe veio à mente quando disseram que vocês iriam para a Índia?
Lorene: Um misto dos filmes “Quem quer ser um milionário? e ‘’As aventuras de Pi”… Depois me lembrei de alguns livros que li (A distancia entre nós, da autora Thrity Umrigar), das mulheres de sari, do sistema de castas e do rio Ganges, os elefantes e por fim da religião, que na época eu não saiba ao certo qual era. Após essa primeira fase, começaram as perguntas, qual é o continente mesmo? Qual religião? Que sistema monetário? Língua mais falada?..
Banjara Soul: E qual foi a primeira impressão que tiveram?
Lorene: Depois de 36 horas de viagem, muito sono, corpo sujo, pés doendo é fácil ter uma primeira impressão errada e o transito peculiar indiano ajudou na impressão de caos total.
Banjara Soul: Como foi a estadia de vocês no país? Enfrentaram algum tipo de problema?
Lorene: O hotel que escolhemos foi ótimo, essa é uma comodidade que nos brasileiros precisamos aproveitar, pois tenha impressão que não vai durar muito tempo, na Índia podemos ficar em um hotel 3 a 5 estrelas pelo valor de um hotelzinho de beira de estrada no Brasil, e com a comodidade de ter três refeições com chefs de cozinha especializados em comida internacional, ou seja, não se adaptou ao tempero, peça ao garçom que ele lhe trará o que você deseja. Fiz toda a compra pela internet, a única dificuldade foi não ter imprimido o voucher, eles não tinham a reserva pelo nosso nome, apenas pelo código que estava no bendito voucher, a solução foi encontrar o código no e-mail, porém algumas contas de e-mail quando são acessadas fora do Brasil pedem uma confirmação por SMS, mas o celular funciona? Não! Solução foi pedir a confirmação para um e-mail antigo e torcer para lembrar a senha de anos atrás, ainda bem que consegui e tudo foi resolvido…
Banjara Soul: O que achou de Mumbai?
Lorene: A cidade impressiona pela dicotomia, é possível ver tradição e modernidade, riqueza e pobreza, belo e o feio, o sujo e o limpo, as lojinhas de artesanato e as grandes marcas europeias, tudo isso em uma única quadra.
Banjara Soul: O que achou dos indianos?
Lorene: Apesar das distancia inicial principalmente em relação homens e mulheres, muitos interagiram comigo, foram simpáticos e solícitos.
Banjara Soul: Algum local ou experiência que mais os marcou?
Lorene: A visita ao templo de Lakshmi foi uma experiência fantástica, um local saturado de cor, incenso, musica e pessoas, foi muito estimulo para meus pobres neurônios.
Banjara Soul: Vocês viriam novamente à Índia?
Lorene: Sim, já estamos planejando para o mais breve possível.
Banjara Soul: Sei que uma semana é muito pouco, mas qual a maior lição que tiveram nesta 1 semana em Mumbai?
Lorene: Respeito e respeito a outras formas de enxergar o mundo.
Banjara Soul:Para finalizar, gostaria que deixassem uma mensagem para nossos leitores, já que muitos deles têm vontade de conhecer a Índia, mas por receio, medo da adaptação e outros fatores, acabam adiando sua viagem:
Lorene: Leiam tudo o que conseguir sobre o local a ser visitado, a Índia é realmente um pais surpreendente para os amantes de cultura, do diferente e para os que se adaptam a qualquer circunstância. Se você for do lema: “Eu encaixo onde for preciso”, então vai adorar a Índia!
E aí, pessoal? Quem será o próximo visitante a nos dar a honra de sua presença?
Um abraco e até a próxima!
Banjara Soul
Seus posts são sempre muito bons de ler, sentir e acompanhar. Parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, Marie!Obrigada pelo elogio, Vindo de uma pessoa culta e inteligente como você, é uma honra!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Pura verdade.
CurtirCurtir
Nossa, que orgulho! São poucas palavras mas transmitem bem o que sentimos. Mumbai nos conquistou com a sua diversidade exuberante, protegida pelo manto de Lakshmi. Grande abraço aos nossos novos amigos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!!Foi um grande prazer te-los em terras indianas. Ja estamos aguardando a proxima visita de voces. Um abraco e sucesso!
CurtirCurtir