Não venha à Índia se…

culturaldiversity
A Índia é um dos países onde as pessoas mais sofrem choques culturais. As razões para visitá-la são inúmeras, mas para ficar longe dela, também! Hoje, o nosso post será bem realista para aqueles que pensam em vir passear, trabalhar ou morar na Índia. Gosto muito daqui, me adaptei bem, me sinto praticamente em casa, mas não podemos tapar o sol com a peneira, porque nosso blog é, acima de tudo, informativo! Então, vamos conhecer os 10 motivos para não vir à Índia:

Não venha à Índia se….

  1. Se você não suporta barulho
    20141203_133115

Acredito que a primeira impressão de quem chega à Índia e sai do aeroporto é – “Meu Deus!!!Parem de buzinar!!!” Bom, não são só as buzinas. Como vocês sabem a Índia é extremamente populosa e, o indiano mesmo, é um povo bem falante. Portanto, você vai ouvir ao mesmo tempo: gente falando, gente gritando (vendendo alguma coisa), buzinas que não param por um segundo, barulho de motor de carro, caminhão, ônibus, apito do guarda de trânsito, barulho do auto-ricksaw, etc. Se você chegar até o seu hotel sem se estressar, você já pode ser considerado um ser altamente espiritualizado. Bem-vindo à Índia!

  1. Se você ama animais

Sim. Se você ama animais, não venha à Índia. Você os verá constantemente, mas a situação deles nem sempre é boa, já que precisam catar comida do lixo para se alimentar e o número de animais de ruas nas grandes cidades é enorme. Você vai ver gente rica mandando os empregados passearem com seus cães extremamente obesos e sedentários e do outro lado da rua, vai ver um cão magricelo e faminto catando comida no lixão. Você vai morrer de pena e querer levar todos os bichinhos para a sua casa. Tenho vontade até hoje.

  1. Se você é sensível a cheiros

Acho que no aeroporto internacional você já sente algo diferente no ar. Minha 1a lembrança da Índia é exatamente o cheiro do aeroporto, o qual, na verdade, eu amo. É uma mistura de incenso, masala, especiarias, etc. Tem gente que não suporta e já chega reclamando do cheiro. Mas, nada se compara aos cheiros das valas, esgotos, rios altamente poluídos, amontoados de lixos espalhados pelas ruas (especialmente em Mumbai), cocô de vaca, cachorro, gente com desodorante muito vencido, cheiro de óleo velho onde o pessoal frita salgadinho, etc. A lista é enorme. Portanto, se você está grávida ou é uma pessoa sensível a cheiros mais fortes, a Índia, com certeza não é o melhor destino de viagem.

  1. Se você odeia muvuca

    Cena corriqueira nos trens de Mumbai.
    Cena corriqueira nos trens de Mumbai.

    mumbaitrain2

Bem, se você tem dinheiro o suficiente para alugar um carro com motorista para te transportar pra cima e para baixo na sua viagem á Índia, talvez isso não seja problema para você. Mas, se você não está tão abastado assim e é mais do estilo backpacker, vai ter que se acostumar com a muvuca. Todo lugar tem muita, muita gente. Trens, metrôs, ônibus, elevadores, etc. O bom é que você nunca vai se sentir só. Mas, se muvuca e calor humano não são o seu forte e você já começa a se coçar só de alguém esbarrar em você, melhor programar suas férias bem longe da Índia.

  1. Se você não aguenta desigualdade social
    ragpicker_2

Bom, se você não consegue admitir o fato de que há pelo menos umas 3 ou 4 classes sociais na Índia (NÃO me refiro às castas) e se o fato de um mendigo te pedir dinheiro para comida já é o suficiente cortar seu coração e te deixar deprimido (a), realmente, não venha à Índia! Aqui você será abordado constantemente por crianças de ruas e pedintes de toda idade e, vai ter que aprender a dizer não para eles. Caso contrário, quem vai acabar mendigando para voltar para casa será você!

  1. Se você odeia lentidão

Sim, tudo aqui é muito rápido e muito lento ao mesmo tempo. Os serviços, em geral, são extremamente lentos e estressantes. Não sei qual o problema, mas tudo demora muito. Demora para pedir algo no caixa, para pagar e, claro, para te servirem, vai demorar mais ainda! Na Índia, para conseguir o que se quer, você vai precisar de muuuuita paciência. É assim que a banda toca por aqui e não adianta querer mudar. Ou entra na roda e dança, ou cai fora.

  1. Se você tem estômago fraco

Este sim, é um ponto crucial. Nós brasileiros, de maneira geral, somos bem limpinhos. Já comentei sobre isso aqui no blog, mas volto a dizer que os indianos são limpos, sim. Eles são limpos com sua casa e higiene pessoal. Porém, com o que está do lado de fora da porta de casa, não! Portanto, eles jogam mesmo o lixo descaradamente nas ruas e não estão nem aí. Você também verá muita, mas muita gente cuspindo, escarrando, cuspindo fumo e deixando o chão todo uma meleca só, etc. Por vezes, vai ver gente defecando à beira de rios, animais andando soltos por aí e deixando seu rastro…Enfim, se você não está preparado para ver o motorista do autoricksaw cuspindo quase no seu pé, melhor trocar seu bilhete por uma viagem ao Japão ou Cingapura, onde tudo é muito, mas muito limpo.

  1. Se você odeia pimenta
    chilli

A maioria dos brasileiros não é muito chegada à pimenta. Eu também não sou, mas é algo que eu aprendi a comer e me acostumei. Porém, não são todos que se acostumam e aprendem a apreciar uma boa culinária picante. Claro que você até encontra comida sem pimenta, mas no geral, tudo leva uma pimentazinha. Tudo mesmo e isto vale para as pizzas, massas, sanduíches, miojo, etc. Até onde sei, o único sanduíche do Mc Donalds que não é apimentado é o Mc Fish. O resto todo leva pimenta! Se você está apenas de férias por aqui, ainda pode ser ache algo sem pimenta, mas caso se mude para o país, terá que aprender a comer e se acostumar com a pimenta. Caso contrário, difícil sobreviver aqui.

  1. Se você odeia qualquer forma de assédio
    sexualharass

Se você tem características que á 1a vista fazem com que as pessoas na Índia tenham certeza de que você é estrangeiro, se prepare para ser assediado. Se for loiro (a), então!!! Claro que isso não é regra geral, mas já vi acontecer algumas vezes, geralmente com estrangeiros bem branquinhos e loiros. O povo pára mesmo para tirar foto e fazer pose. Portanto, se os olhares alheios ou este tipo de assédio te incomoda, melhor escolher outro local para passar suas férias.

Em relação ao assédio masculino….Bem, se ninguém te olha no Brasil ou no país onde você mora, aqui na Índia, com certeza vão te olhar. Dependendo da região que você visite, talvez você seja admirada/observada, apenas pelo fato de ser uma mulher. Mesmo que se pareça com os locais (como no meu caso). Se isso te incomoda, não venha. Mas, se isso ajuda sua auto-estima, venha sim! Já ouvi mulheres estrangeiras dizendo que alguns homens indianos passaram a mão na poupança delas, etc. Bem, isso NUNCA aconteceu comigo, mas aconteceu com uma amiga espanhola que nem poupança tem, gente!Ela é super magrinha e alta, tipo tábua. Mas, como tem cara de européia, ela já é mal vista e, sim, um cara passou a mão no derriére dela dentro de um trem no estado do Kerala. Portanto, se você fica indignada só de pensar neste tipo de coisa, melhor pensar duas vezes ou vir acompanhada na sua viagem. Há outros tipos de assédio também, como ser abordada por pessoas querendo sua foto, pessoas que vão te fazer mil perguntas que soam extremamente indiscretas para nós, etc. Mas, volto a dizer que isto não acontece com todos. Mas, é algo a se pensar antes de decidir seu roteiro das férias.

  1. Se você é fresco (a)
    frescura

Resumindo, a Índia não é um local para pessoas frescas. Portanto, se você ama monumentos históricos mas sente agonia só de ler o que mencionei nos itens acima, realmente a Índia não é para você. Uma vez eu vi um programa de tv no Japão sobre a Índia o qual dizia que a Índia era um país para os fortes.Concordo. Pessoalmente, eu odeio todos os itens citados acima,mas confesso que para morar aqui, a pessoa precisa parar de bancar a Madre Tereza e encarar a realidade de que você JAMAIS mudará a Índia e terá que aceitá-la do jeito que ela é. E, aprender a amá-la, ser grata por ter o privilégio de estar aqui e, claro, estar aberto para aprender. Sejá lá qual for a lição de vida que a Mãe Índia queira te ensinar.

No link abaixo você encontra mais detalhes sobre o que estou falando:
http://www.360meridianos.com/2013/01/india-choque-cultural.html

Realmente, a Índia não é para os fracos. Vai encarar?

No próximo post, falaremos sobre os 10 motivos para vir à Índia! Aguardem!

Um abraço e até a próxima!

Por Banjara Soul

 

3 comentários sobre “Não venha à Índia se…

  1. Olá!
    Gostaria de saber quais as possibilidades de trabalhar na Índia sem uma licenciatura completa. Gostaria de estudar na Índia, mas para isso teria de arranjar trabalho lá, de forma a sustentar-me e a poder pagar os estudos. É possível?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ola, Shammi!Acabei de receber sua mensagem. Obrigada. Bem, nao entendi muito bem o que voce quis dizer com “licenciatura completa”. Voce eh professora? Ha muitas oportunidades de trabalho na India para quem tem o portugues como lingua materna e domina o ingles. Os salarios aqui nao costumam ser altos, mas tudo depende da cidade onde voce morar. Ha cidades que com menos de 1000 reais voce vive como um rei! Mas, pelo o que voce escreveu, sua vontade eh estudar aqui, ne? Ha diversas bolsas de estudos oferecidas pelo governo indiano. Nao estou muito a par das areas, mas se voce visitar o site do Consulado da India em SP, provavelmente encontrara informacao a respeito ou algum link te direcionando para as bolsas de estudo. Qualquer duvida, eh so escrever. Um abraco!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s