A origem dos ciganos – Índia?

Quem nunca ouviu estórias sobre os ciganos no Brasil? Quem nunca foi abordado por algum deles na rua pedindo para ler sua mão, pois sabem o presente, passado e futuro?

Mas, você já parou para pensar de onde vieram os ciganos? Bom, eu já. E, fui pesquisar. Claro que devido à pouca literatura e fontes históricas confiáveis relacionadas a este povo, não podemos afirmar nada com certeza. Porém, os estudos mais recentes apontam que os ciganos saíram foi daqui mesmo: da Índia!

gypsies_2

Muitos dos ciganos são descendentes de uma tribo nômade chamada Roma. Na Europa, eles eram considerados adoradores de deusas e, a deusa que eles adoravam, nada mais era do que a famosa deusa indiana, Kali. E, a própria tribo Roma conta que seus ancestrais são uma tribo guerreira oriunda do estado do Punjab. Alguns exames de dna também chegaram à conclusão de que os ciganos na Europa são descendentes de moradores do Norte da Índia.Não se sabe ao certo como eles foram parar na Europa ou outros locais, mas supõe-se que as muitas invasões sofridas pela Índia fizeram com que eles saíssem e fossem parar em locais como Turquia, Pérsia,Grécia, Europa, Espanha, Egito e Marrocos.

gypsies_1

Os ciganos preferem ser chamados de “romas”, uma vez que falam o idioma romani, oriundo do Sânscrito. Como a bagagem cultural destes nômades era totalmente diferente da dos europeus, podemos crer que a partir daí começaram a aparecer os mitos e estórias a respeito deste povo. Infelizmente, eles também foram vítimas de perseguição e preconceito. Porém, a contribuição deles em várias áreas não pode ser negada, como a dança flamenco, alguns tipos de guitarra e percussão. Também dizem que influenciaram algumas danças do Egito.

gypsies_3 gypsies_4

Há diversas teorias de onde os ciganos possam ter aparecido, mas viajando por esta Índia enorme e maravilhosa, você encontra algumas tribos que realmente nos fazem lembrar os ciganos, sobretudo em áreas como Rajastão.

Fontes: http://www.travelartist.info/gypsy-article.html

http://www.indiatvnews.com/news/india/mystery-of-roma-gypsies-cracked-18897.html

Documentário

Vale lembrar também, que a figura cigana foi imortalizada pela ópera com música de Bizet, chamada Carmen, onde no 2o ato há uma dança cigana, um dos mais famosos trechos da peça.

Mas, quem popularizou a figura dos ciganos no subconsciente do povo brasileiro, foi ninguém mais ninguém menos que este artista aqui:

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.