Garçom, aqui nesta mesa de bar …na Índia!

reginaldorossi

O querido Reginaldo Rossi não está mais entre nós, mas com certeza, se ele morasse, aqui não ia gostar muito de saber que em muitos estados indianos há a Lei Seca.

Talvez muitos não saibam, mas há alguns estados na Índia onde o consumo de bebida alcóolica é probido e nos quais a pessoa deve ter uma licença para adquirir sua dose diária.

O consumo de álcool, como já comentei em um outro post, não é bem visto na sociedade indiana. Muitos indianos (homens, tá?) gostam de uma birita, mas jamais bebem na frente dos pais ou mais velhos.

Em grandes metrópoles como Mumbai e Delhi, a coisa é bem mais simples e você consegue comprar bebidas alcóolicas em qualquer estabelecimento autorizado, mas beber ao ar livre não é uma prática comum. Porém, basta ir a algum bar ou pub que você pode sentar, relaxar e curtir sua cervejinha.

Blue Frog- Um pub classudo de Mumbai
Blue Frog- Um pub classudo de Mumbai

A Lei Seca

Em feriados nacionais, a Lei Seca é válida no país todo. Por isso, no dia anterior, as pessoas já vão até os supermercados e abastacem seu estoque de birita.
Porém, em alguns estados indianos, a coisa é mais séria e a Lei Seca predomina durante os 365 dias do ano.

Gujarat

gujarat_1

Este, sem dúvida, é o mais famoso. Para beber em Gujarat, você precisa de uma autorização. Estrangeiros e NRIs (indianos que residen no exterior) podem adquirir a licença em algum hotel 5 estrelas. A licença é válida por 1 mês e para adquiri-la você precisa apresentar seu passaporte + atestado de residência (ou endereço do hotel). Claro que você precisa pagar pela sua licença-birita, mas não é muito caro, não. 15 a 20 reais deve ser o suficiente. Mas, não pense que só porque você tem a licença, você pode entornar o caneco, não!! Com a autorização em mãos, você terá direito a obter 2 unidades de álcool a cada 10 dias. Uma unidade = 750 ml. Caso você fique mais de 1 mês em Gujarat, terá que dar entrada no chamado “non-resident permit“. Porém, a mesma é válida apenas por 30 dias e caso termine, você tem que cair fora e voltar meses depois.

Porém, para os bebedores de plantão, há uma boa notícia: Em Gujarat, também fica Daman, um território da União, onde o álcool é servido à vontade e , o melhor: sem taxas!!! Lá você pode fazer algo pouco comum na Índia: beber na praia. Sim! Eles tem vários quiosques à beira- mar, onde você pode sentar e apreciar a paisagem e, claro, a sua cervejinha. Procure no nosso blog mais informações sobre este belo lugar colonizado por portugueses e já vá planejando suas férias.

gujarat_2

Conheça outros locais onde o álcool não entra:

Laskshadweep

lasksh_1

É um território da União que baniu totalmente a venda e o consumo de álcool. Nem ouse levar álcool dentro da sua mala quando for para aquelas bandas, tá?Laskshwadweep é um local paradisíaco localizado próximo às Maldivas e, com certeza, você vai até esquecer que precisa de álcool durante sus férias por lá.

Manipur

manipur_2 manipur_1

Manipur é um belo e remoto local no Nordeste da Índia onde o álcool também foi banido. Em contrapartida, eles têm alguns licores e bebidas alcóolicas produzidas na região e das quais você deve ficar longe, pois algumas contém até detergente em pó! Volta e meia, turistas são alertados a não aceitarem nenhum tipo de bebida cuja procedência seja duvidosa.

Mizoram

mizoram_1

Também baniu, mas voltou atrás e aceitou o consumo e venda de vinho, já que a região é produtora do vinho mais famoso do país. Também é bom ficar alerta em relação às bebidas vendidas e produzidas no local, já que algumas tem poder alucinógeno.

Nagaland

nagaland_1 nagaland_2

Outro belíssimo local, mas onde a venda e consumo de álcool foi banido. Porém, há bebidas locais cuja venda é autorizada.

Há algumas outras peculiaridades envolvendo o consumo do álcool na Índia.

1. A idade para consumo de álcool pode variar entre 18 e 25. Em Goa, a idade mínima é 18 e, em Haryana, por exemplo, 25.

2. Em Haryana e Punjab há uma lei que proíbe que qualquer estabelecimento que venda ou lide com bebidas álcóolicas  tenham mulheres trabalhando em suas premissas.

punjab

3. Kerala é o próximo estado a adaptar a Lei Seca, a partir de abril de 2015, quando álcool só será vendido em hotéis 5 estrelas. A idade mínima para consumo de álcool também aumento de 18 para 21.

kerala_1 kerala_2

4. Em Maharashtra, a autorização também é necessária, mas isso exclui Mumbai, com certeza, já que aqui o que conta é a grana mesmo.

5. A “night” na Índia também costuma começar e terminar cedo Em grandes cidades, você encontra bares, pubs e discotecas. Porém, em Mumbai, considerada a cidade mais moderna do país, o horário máximo para uma discoteca fechar é às 1:00 ,2:00 da manhã. Isto é devido ao toque de recolher, bastante comum no país. Em Goa, você provavelmente encontrará raves e festas acontecendo no estilo europeu.

As mulheres e as bebidas

vovobebum

Como vocês já devem saber, beber não é  algo bem visto na Índia nem para os homens, mesmo sendo uma sociedade machista. Então, imagine o que acontece aqui quando uma mulher decide beber! Nas grandes cidades, por exemplo, é comum conhecer indianas que gostam de cerveja, vinho, etc. Geralmente, são moças que passaram algum tempo no exterior, em contato com ocidentais, são de família abastada ou estão desesperadas para sair da fôrma indiana e se tornar um pouco mais ocidentais porque  viram que isso era legal em algum filme ou seriado americano.  Conheço indianas que bebem. Geralmente, são solteiras. Sim, porque ela jamais dirá a sua família que bebe e, muito menos, ao pretendente e a família dele. Afinal, a perfeita bahu (nora) não bebe. não fuma, é submissa, respeitadora, ótima mãe e dona de casa.

Talvez você encontre indianas que bebem junto com sua família, como já vi aqui em Mumbai, em alguns restaurantes frequentados por famílias de alto poder aquisitivo. Porém, ainda é raro.

Sem querer bancar a perfeita bahu, mas quem me conhece sabe que eu não bebo. Quando estava na faculdade, até tentei passar a gostar, mas foi em vão. Tudo que provei, achei o gosto péssimo. Porém, não tenho problemas com pessoas que bebem (desde que não bebam o juízo ou vomitem na minha casa). Praticamente todos os meus amigos e colegas (no Brasil, Japão e Índia) bebem. Ah, sim! E minha família, também! E meu marido também!

Porém, fica aí a dica caso você seja chegado(a) numa biritinha e queira visitar a Índia.

Para aqueles chegados numa bebidinha, fica aí um famoso vídeo de Bollywood lançado este ano.

Um abraço e um brinde à vida!

by Banjara Soul

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Garçom, aqui nesta mesa de bar …na Índia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s