Pelado, pelado! Nu com a mão no bolso!

Confesso que foi exatamente esta a música que me veio à mente na hora que presenciei uma cena a qual merece um post.

Estava eu, no correio, esperando um táxi para voltar para casa, quando ouço algum batuque vindo de longe. Batuque significa que algum festival ou celebração está acontecendo. Estiquei meu pescoço para o lado de onde vinha o som e, eis que de repente, me deparo com uma pessoa assim:

jainmonks

Na verdade, uma não! Duas!

Dois monges passando em uma pequena procissão. Confesso que nunca havia visto tal cena aqui na Índia e fui pesquisar o que eram aqueles monges peladões.

Bem, após a pesquisa, descobri que eles são monges da religião Jain, que realmente têm o hábito de andar mesmo como vieram a este mundo.

Mas, aquela cena me chamou a atenção e eu fui pesquisar o porquê da nudez.

Bem, antes de dizer o que descobri, preciso relembrar aqui que os praticantes do Jainismo praticam e acreditam no Ahimsa (não-violência), sendo até extremistas algumas vezes, na minha opinião. Eles não comem cebola batata, alho ou nada que venha direto da terra, porque acreditam que assim, estaria praticando uma violência contra aquele legume/vegetal ou, na melhor definiçao jainista da coisa: aquele ser vivo.

Muitos jainistas (você verá mais no Norte da Índia) usam máscaras cirúrgicas para não matarem nenhuma bactéria. Não preciso nem dizer que eles não matam moscas, aranhas, baratas e Raid, nem pensar, né?

jain_2

Brincadeiras à parte, vamos agora falar do porquê da nudez no Jainismo.

Para a maioria das religiões monoteístas ou Abrâmicas, a nudez é considerada falta de decência e não é vista com bons olhos, desde a criação da estória de Adão e Eva. Apesar de hoje termos interpretações mais modernas nas quais dizem que a nudez naquele contexto significava outra coisa, a verdade é que nós não digerimos bem esta estória de nudez.

A nudez nas religiões asiáticas tem uma função e significado bastante distinto. No Jainismo, por exemplo, é considerado uma grande virtude, já que está ligada ao desapego material completo.

No caso dos jainistas, a nudez dos monges também leva a crer que ele está mais ligado ao plano espiritual e mais imune aos “pecados” deste mundo, como a luxúria, avareza, etc.

Há diversos setores dentro da religião jainista e, os monges que praticam o nudismo como os das fotos deste post, são do grupo Digambara.

jain_1

Mas, não pensem vocês que é só sair pelado por aí para ser considerado “santo”. Há uma série de restrições para estes homens. Vamos ver:

1. Não escovam os dentes nem tomam banho.Apenas lavam as mãos, face e pés após realizarem suas necessidades fisiológicas. Quanto a escovar os dentes, eles apenas esfregam os dentes com os dedos após comerem. Motivo: Ao se banhar ou escovar os dentes, este ano pode matar os micróbios e outros microorganismos.Este procedimento é realizado e seguido pelos monges do nível Nirgrantha.

2. Eles se alimentam apenas uma vez ao dia (por isso você dificilmente verá monges gordos). E, é uma prática severa e peculiar, já que eles não podem comer sozinhos, muito menos usarem pratos ou comer à mesa. Como eles fazem? Ficam em pé, esticam as mãos e alguém vai colocando a comida nas palmas das mãos deles. Motivo: Para ter certeza de que nenhum germe ou bactéria está presente. Caso encontrem algum, eles param de comer imediatamente e só voltam a se alimentar no dia seguinte.

3. Se enquanto estiverem comendo eles ouvirem o choro de algum animal ou ser humano, imediatemente, eles param de comer e não voltam a comer mais. (naquele dia)

4. A dieta deles consiste em: arroz, chapatis, algum curry (sem sal) e água de côco.A comida é apenas para dar o mínimo de força necessária para as atividades diárias.

5. Geralmente eles fazem greve de fome. Ou melhor, voto de fome.Alguns continuam fazendo isso por 8 dias. Um dois mais famosos santos jainistas, Acharya Shantisagarji maharaj, teve um período total de 26 anos de jejum durante seus 70 anos de vida.

6.Eles não devem usar veículos para locomoção. Apenas devem andar. Como não podem usar nenhum meio de transporte, eles só podem ser vistos na Índia mesmo! Você não verá um desses na Avenida Paulista, com certeza!

7. Eles não usam camas, colchões, sacos de dormir, etc. Dormem em uma placa de madeira e colocam uma espécie de tapete sobre ela. Ah!Também não podem se virar durante a noite, já que com o movimento, algum germe pode acabar morrendo!

8. Eles não falam à noite.

9. Eles não podem se envolver em nenhum assunto “mundano”.

10.  O número 9, claro, inclui o sexo, do qual eles precisam ficar longe não apenas fisicamente, mas também mentalmente.

11. Apenas carregam consigo: um espanador feito de pluma de pavao para espanar a poeira do local onde sentam, os livros religiosos, óculos (caso a pessoa os use) e a kamandala, uma espécie de baldinho que eles carregam para se limparem após fazerem suas necessidades fisiológicas.

12. Eles não devem irar-se, mesmo sendo acusados de algo.

13. Eles removem os pêlos do rosto e cabeça com as mãos, sem a ajuda de nenhum utensílio.

jain_3

Obs: Vale lembrar que o famoso Mahatma Gandhi foi extremamente influenciado pelo líder jainista Raychandbhai Mehta.

Aqui, um vídeo de uma canção jainista onde aparecem várias imagens dos rituais e da vida dos monges nudistas.

Quanta coisa escondida por detrás de uma simples nudez, não?

E, só para deixar isso aqui com com uma carinha mais alegre, vamos relembrar a canção título deste post!

Um abraço e até a próxima!

Banjara Soul

Fontes: http://prasadjain.hubpages.com
http://www.digambarjainonline.com

Anúncios

4 comentários sobre “Pelado, pelado! Nu com a mão no bolso!

    1. Oi, Brena!!!Sim, sim…o jejum eh pratica comum por aqui entre hindus, jains, budistas, muculmanos, etc. Aquelas pessoas que citei no artigo sao monges e, por isso, tem habitos completamente diferentes dos da maioria das pessoas. Um abraco!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s