Não são poucos os posts e artigos em blogs e websites reclamando o quanto é dura a realidade de muitas mulheres na Índia e o quanto a sociedade indiana é machista. Concordo plenamente, mas desde que cheguei aqui, tenho pensado muito sobre aquele dia no qual eu terei que exercer a função de mãe. Ainda falta bastante para este dia chegar (segundo nosso planos) e não sabemos se será menina ou menino. Porém, sempre me vem a pergunta: E se for menino?
Pelo comportamento dos homens indianos que estão à minha volta, seja na família ou no trabalho, eu percebo quão difícil é a tarefa de criar um menino na Índia. Percebo também que o jeito que as mães criam seus filhos aqui é o que faz com que eles sejam machistas e péssimos conhecedores do lado feminino. As mães indianas exercem uma autoridade e influência enorme dentro de casa, sobretudo sobre os filhos. E, percebo que é ela quem tem a chave na mão para a mudança.
Recentemente, a diva do cinema indiano, Madhuri Dixit estrelou uma campanha chamada “Start with the boys”. O vídeo é super interessante e mostra como as ações dos pais podem (e muito!) influenciar na maneira que o filho vai tratar as mulheres no futuro.
Para assistir e refletir.
Um abraço e até a próxima!
Banjara Soul