Índia – Conheça os 5 piores trabalhos do país

slumdog_1

Apesar de a Índia ter enviado professionais de TI para as maiores e melhores empresas ao redor do mundo e também mesmo tendo enviado uma missão para Marte recentemente, não podemos tapar o sol com a peneira e achar que tudo aqui é uma teconologia só. Há certas funções desempenhadas por cidadãos indianos as quais nem eu e você jamais teríamos coragem de fazer e, algumas,fazem até com que o estômago do indivíduo embrulhe, de tão desagradáveis.
Devido a grande desigualdade social que assola o país aliada ao sistema de castas, ainda mais visível nas grandes metrópoles como Mumbai, por exemplo, há milhares de trabalhadores que se submetem à condições sub-humanas pelo sustento de seu lar.
E, são estas profissões destes heróis anônimos, que apresento hoje para vocês.

1. Mergulhador de esgoto

sewer_1
Como o nome já diz, o mergulhador de esgoto é aquela pessoa, geralmente do sexo masculino, que é chamado pelas agências do governo para limpar ou desentupir os bueiros das grandes metrópoles. Eles mergulham entre excrementos, lixo tóxico e até cadáveres para manter limpa a cidade onde vivemos. Sem proteção alguma e, na maioria das vezes usando apenas um short e descalços, 70% destes heróis morrem exercendo sua função. Este dado vem da Comissão dos Limpadores de Delhi, o mesmo departmento do governo o qual não oferece as mínimas condições para que estes homens possam trabalhar. Assim como o dote, esta prática também foi abolida da Índia desde 1993, mas quem mora aqui sabe que leis são bonitas no papel e que a realidade é bem diferente.

2. Escavador manual
sweeper_2sweeper_3
Aqui eles são conhecidos como Safai Karmachari,  e são os responsáveis pela limpeza dos excrementos em banheiros e latrinas. Como muitos sabem, a maioria dos banheiros indianos (mesmo em grandes cidades) é no estilo asiático mesmo (como Japão, China, etc) onde há um buraco no chão e ali a pessoa faz o que a natureza lhe manda fazer. E, o que acontece quando estes banheiros ficam entupidos? É isso mesmo. Eles chamam estes limpadores de banheiro e eles enfiam a mão no nosso excremento para poder nos safar do problema. Vale lembrar, também, que em muitos lugares na Ìndia, se você contratar uma pessoa para varrer a sua casa, cozinhar e fazer uma faxina geral, ela não vai querer limpar o banheiro, pois não é a função dela. E lembrar que lá no Japão nós, professores e alunos é quem limpávamos os banheiros das escolas, não?

3. Lixeiro
garbage-collection1

O lixeiro desempenha a mesma função que o nosso tradicional lixeiro no Brasil, mas numa versão muito pior e desumana. Apesar de serem contratados pelo governo, eles não possuem uniforme, não possuem máscaras e não possuem luvas. Quando estive no Brasil há 2 meses é que percebi como os nosso lixeiros são felizes. Os daqui, pegam os latões de lixo com as mãos e se cai alguma coisa do latão, ele também cata com as mãos. Já vi alguns usando máscara, mas é algo muito raro de se ver mesmo em Mumbai, a capital financeira da Índia.

4. Ragpicker (Catador)

ragpicker_1ragpicker_2
Tem um senhor que eu admiro muito e que sempre vejo da minha janela quase todo dia. Da janela do meu apartamento, nós temos a vista do rio mais imundo que eu já vi na minha vida, onde a população ao redor joga ali tudo que você possa imaginar. E, é neste rio imundo, de águas cinzas, que o catador entra com a água até o joelho e atravessa até a outra margem para encontrar algo para catar e de repente, conseguir um dinheirinho. Na rua onde moro é muito comum ver estes catadores. Tem algumas moças que literalmente entram no latão de lixo e vasculham tudo para ver se encontram algo. Isto tudo claro, disputando com os cachorros, corvos, pombos e os assíduos frequentadores, os ratos.

5. Varredor

SWEEPER_4
Depois de ler sobre as profissões acima, o varredor parece a mais limpa e simples de todas, não? Os varredores são contratados pelo governo e também por empresas. É muito comum ter varredores nas casas. Onde eu morava antes,em Uttar Pradesh, todo dia uma senhora aparecia para varrer a parte de fora da casa. Eu mesma limpava e varria tudo, já que na época, nao estava trabalhando e quase não saía de casa. Mas, mesmo assim, ela fazia questão de varrer tudo de novo. Quando eu pegava a vassoura e ia varrer lá fora, minhas vizinhas até achavam estranho e algumas diziam: – “Não precisa varrer. Tem uma pessoa para fazer isso. ” Nos condomínios e prédios, também é muito comum ver os varredores.

sweeper_1

Pois é. Esta é a Índia. A Índia do Taj Mahal, do Red Fort, dos monumentos históricos, berço da civilização, mas também é a Índia dos catadores, varredores, mergulhadores de esgotos e outros que arriscam sua saúde para que a classe mais abastada possa viver ainda melhor.

by Banjara Soul

 

Anúncios

4 comentários sobre “Índia – Conheça os 5 piores trabalhos do país

  1. Como te falei por email, fiquei chocada em saber que esse tipo de coisa exista nos dias atuais (principalmente a profissão de mergulhador de esgoto). Aliás para que existe uma Comissão dos Limpadores de Delhi se ela não exige dos contratantes as mínimas condições de trabalho para que esses trabalhadores possam exercer sua profissão de maneira segura e digna? Isso me deixa indignada!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Fabi! Obrigada pela ilustre visita! Bom, morando aqui, eu vejo dois motivos: 1. Mão de obra barata. E, sair no lucro é sempre o que todo indiano quer.
      Sistema de castas – Por mais que não se comente muito sobre o assunto (quem adora comentar são os ocidentais!), é óbvio que na mentalidade de muitos, estas pessoas nasceram para fazer isto, esta é a função delas e, ponto final. O mais importante na cabeça deles é que o bueiro ou esgoto seja limpo, não importa como. Dificil, ne?

      Curtir

  2. Oi Ju, tudo bem?? Tenho 14 e gostaria de saber como você lida hoje com a sociedade indiana, e principalmente com a questão da comunicação com pessoas que não sabem falar inglês (idosos e moradores de aldeias).Um dos meus maiores sonhos é crescer e morar na Índia e conhecer a atriz Priyanka Chopra pois sou uma fã “enlouquecida” dela. Já li absolutamente todos os seus posts do mais antigo ate agora sou muito fã sua também e seus posts pra mim servem de aulas de como se comportar e etc na Índia. Muitas felicidades pra você e para sua família. Continue com suas postagens são muito interessantes. Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s