Véu na Índia – Mais que um mero acessório

Ao chegar na Índia, independente do local onde você vá, com certeza você vai ver a maioria das mulheres usando um lenço ou véu. Este véu, pode estar na cabeça, pode estar sobre os ombros, pode estar apenas jogado como um cachecol, pode estar amarrado na cintura, etc. etc.

dupatta_1 dupatta_style2

Duas super famosas celebridades indianas e seus lenços.
Duas super famosas celebridades indianas e seus lenços.

Enfim, o véu é um acessório que não pode faltar na bolsa de uma mulher aqui na Índia. Mas, vamos discutir um pouco sobre os diversos usos e funçoes do véu.
A palavra véu aqui é conhecida por dupatta ou chunari, sendo a dupatta a mais comum.
O uso da dupatta ou véu varia conforme a região e a idade.
Quanto maior e mais desenvolvida a cidade, você verá os véus e dupattas, mas com usos distintos, como estilo ou muito comum, passando ele todo na cara (que nem os bandidos do Carandiru fazem) para proteger contra a poluição. Aqui em Mumbai é assim.
Algumas moças, nas grandes cidades, usam a dupatta ou um véu aleatório combinando com sua roupa estilo ocidental e jeans. Bem comum.

dupatta_style1
Já em outras cidades menores e mais conservadoras, a dupatta deve ser sempre usada com a kurta e o salwar. Nada de dupatta + jeans! (os mais tradicionais não suportam!)
É possível também, que haja a distinção entre solteiras e casadas: as solteiras usam Kurta, salwar e dupatta e as casadas, usam o tradicional sari, cuja borda (pallu) já é feita justamente para ser puxada e cobrir a cabeça.
Se você é das minhas e adora visitar pontos turísticos religiosos, como templos,  mesquitas e gurdwaras, é sempre bom ter um véu ou lenço dentro da bolsa, pois provavelmente terá que cobrir a cabeça ao entrar nestes locais.
Até aqui, falamos sobre o uso prático da dupatta ou véu de acordo com a região e idade. Porém, há algo ainda mais profundo sobre o véu e o ato de uma mulher cobrir sua cabeça.

ghoonghat_5
Ghoonghat

ghoonghat_1
Creio que esta palavra não seja muito familiar, mas é a palavra correta para descrever o ato de a mulher cobrir a cabeça ou até mesmo a face inteira. O ghoonghat deve ser feito pela mulher em relação a todos os homens conectados a ela através do casamento: marido, cunnhado, sogro, tios, etc. E, também, em relaçao a todos aqueles que são mais velhos que seu esposo, ainda que não sejam da família.
Aqui em Mumbai, dificilmente você verá alguém fazendo o Ghoonghat. Eu mesma só vi uma ou duas vezes na Praia de Juhu e, na hora, você percebe que as pessoas não são daqui.
Porém, no Norte da Índia esta prática é muito comum, principalmente nas áreas rurais de estados como: Uttar Pradesh, Punjab, Haryana, Rajashtan, Bihar, UttarKhand, Madhya Pradesh entre outros.
Quem opta por fazer o Ghoonghat ou tem esta tradição em família, geralmente cobre a a face inteira, podendo observar o que se passa apenas atrás do véu. Muitas noivas fazem o Ghoonghat até que o seu sogro a permita remover o véu. Segundo a tradição, isto seria para manter a decência da noiva. Mas, voce só vai ver este tipo de cena em áreas rurais ou filmes de Bollywood.

ghoonghat_2
ghoonghat_3

No geral, as mulheres que fazem Ghoonghat devem fazê-lo na frente dos mais velhos e convidados do sexo masculino. Na frente das mulheres e rapazes mais novos que ela, ela não precisa usar.
Também é muito usado pelas mulheres nômades dos desertos indianos, para proteger sua pele e olhos do sol e da areia.
Há muita especulação sobre quando o Ghoonghat foi implantado na Índia. Alguns acreditam que foi após o Império Mughal, cuja religião era o islamismo e trouxe consigo, obviamente, muitas práticas seguidas pelos muçulmanos.
Bem, para ilustrar melhor nosso post, vamos assistir a alguns vídeos onde poderemos ver os diversos usos do véu.

ghoonghat_4

E o clássico Cholikepeechekyahai

Um abraço e até a próxima!
Banjara Soul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s