Casamento hindu x cristão – Parte 1

couple

Há muito tempo eu estava para escrever sobre isso, já que é uma das perguntas mais feitas por meus amigos brasileiros e indianos.
Como vocês devem saber, Hinduísmo e Cristianismo são duas religiões quase que o oposto da outra e, com certeza, muita cautela e muitos assuntos precisam ser discutidos a dois antes do tão esperado “sim”.

A maioria na Índia professa a fé hindu. Mas, se você perguntar para muitos indianos, eles vão te dizer que hinduísmo não é uma religião, mas um modo de vida. Para muitos indianos, o hinduísmo não pode se definido como uma religião, mas sim, como estilo de vida, cujo verdadeiro nome é Sanata Dharma . Mas, o que será o que acontece quando duas pessoas de religiões tão diferentes decidem ficar juntas e construir uma família?
Bem, eu não sou guru do amor, conselheira amorosa nem sexóloga, mas muitas pessoas (mulheres) me perguntam como é o casamento entre um hindu e uma cristã, o que pode e o que não pode, as diferenças no dia-a-dia, como fazer para casar na Índia, etc.

Por isso, dividi em tópicos, pois creio que facilitará sua leitura e compreensão. Vamos lá!

1milliongods

  1. Quais as diferenças entre hindu e cristãos?

>>> Praticamente todas. Você, cristã(o), cresceu aprendendo que há um só único Deus que deve receber toda a honra e glória e não deve prestar adoração ou culto a nenhum outro deus. Este ensinamento vale para católicos e protestantes e é mencionado na Bíblia católica também, mesmo nós todos sabendo que os católicos cultuam e são devotos de um ou mais santos. Só pra lembrar. Aí, seja você católico ou protestante, você vai chegar aqui na Índia e se deparar com milhões de deuses. Mas, há aqueles mais populares e mais celebrados no país, como Durga, Ganesha, Krishna, Shiva, Kali, Laxmi, etc. Cada um possui uma personalidade marcante e diferente do outro. Mas, a maioria possui uma personalidade bem parecida com a dos seres humanos, assim como os deuses gregos também possuíam. Segundo a mitologia hindu, muitos eram semi-deuses, outros eram humanos e se casaram com deuses, etc. Para quem quiser estudar o assunto, dê um pulo em alguma livraria grande de sua cidade e compre o Mahabharata em português. Lá você vai entender um pouco como muitos dos deuses indianos surgiram.

ganapati
Dependendo da família indiana, é costume rezar de manhã e no final da tarde para seus deuses favoritos e geralmente eles têm um mini (ou grande) altar em casa ou algum quarto da casa dedicado a eles. Dependendo da sua crença ou da falta de conhecimento acerca do assunto, tudo isso pode parecer como uma grande coisa do CAPETA! Isso, claro, sem contar os incensos, oferendas (comidas) e outros utensilios usados para as orações. Para cada fase da vida (isso depende da região e casta) , os indianos costumam ir ao templo para oferecer alguma coisa para os deuses ou convidam algum pandit para vir em casa fazer as orações. Vou dar alguns exemplos: Se você iniciou um negócio ou abriu uma loja, com certeza a puuja (oração) será feita e dependendo da região, o seu business é oferecido a algum deus. Aqui, geralmente é oferecido a Ganesha, por ser o deus mais popular do estado de Maharashtra. É muito comum ir em lojas e outros estabelecimentos e ver o gerente ou dono do negócio acendendo o incenso e fazendo todo aquele ritual para proteção e prosperidade.
Basicamente, o hinduísmo praticado hoje na Índia, é cheio de rituais. Se você comprou um carro, mais uma vez, um pandit vem e faz uma oração pro seu carro, quebra um côco, acende incenso etc. Quando tem alguma criança na família, quando a criança nasce, tem cerimônia e muitos amarram uma espécie de cordão preto na cintura da criança para evitar mau-olhado. Sim, eles são muito supersticiosos. Tem também a cerimônia equivalente ao batismo católico, onde a criança é levada até o Rio Ganges (Ganga) e um pandit raspa a cabecinha dela toda e mergulha o bebê naquele rio “limpíssimo”, mas sagrado.
babyhindu2babyhindu

Joguei um balde de água fria na sua estória de amor? Não, essa não é a minha intenção. Minha intenção é apenas mostrar aqui neste post as principais diferenças entre as duas crenças as quais devem ser bem pensadas antes de qualquer passo mais importante como o casamento, por exemplo, que para eles, pelo menos, tem que ser para a vida toda.

Outra diferença (talvez a que mais te choque na Índia), é algo que no Brasil, nós chamaríamos de falta de compaixão, mas aqui, não é tratado ou visto desta forma. Já ouvi muita gente dizer que os indianos são frios, não tem compaixão, só pensam em si e blá blá blá. Depende do ponto de vista. Se olharmos a partir do nosso ponto de vista cristão e dos ensinamentos de Jesus Cristo, com certeza eles vão parecer a raça mais sem compaixão deste planeta. Mas, o que os leva a tomar esta atitude não é bem a religião que seguem (pois os muçulmanos e cristãos aqui também agem da mesma forma), mas fatores socio-econômicos e culturais.

child smiling
Bem, um bom exemplo disso é que quando um mendigo vem até você pedir comida ou dinheiro, a maioria esmagadora não dá dinheiro e eu já falei isso aqui no blog diversas vezes. Este foi um dos comportamentos do meu esposo que mais me chocou no início, porque ele dizia que eles estão pedindo dinheiro, mas que na verdade eles têm apartamentos de luxo na cidade e fazem da mendicância um grande negócio! Eu achei aquilo ali um absurdo e morria de pena toda vez que um mendigo se aproximava, ainda mais se tivesse com criança pequena. Eu sei que muitas vezes acontece mesmo o que apareceu no filme Slumdog Millionaire, mas como cristã, eu não consigo ver alguém tocar meus pés e pedir comida e eu não dar pelo menos uns trocados. É mais forte que eu. Não que eu dê sempre. Caso contrário, eu vou ter que começar a mendigar com eles, mas sempre que posso, eu dou. Em compensação, os indianos preferem dar para as hijras, as transexuais daqui as quais dizem ter poderes mágicos, mas também vivem pedindo esmola. E, conseguem arrancar mais do que uma criança faminta ou defeituosa. Por isso, independente de estar na Índia, Japão ou Brasil, eu faço a minha parte e se eu sentir que tenho que ajudar, eu ajudo mesmo. No Japão, já comprei várias vezes obentou (marmita) para um mendigo que ficava perto da estação onde eu morava.

Se você não suporta imagens de santos, incenso e não pisa em um templo por nada neste mundo entre outras coisas, pense dez vezes antes de entrar para uma família hindu. Ah, sim!
E os filhos? No casamento entre um hindu e uma cristã ou qualquer outra religião professada pela esposa, a religião do marido é a que prevalece. Portanto, as chances de seu filho não ir para a igreja são grandes. Isto, claro, depende do casal e, claro, da família DELE. Se seu marido é mente aberta e tolerante e não é um hindu hardcore, com certeza ele deixará a criança escolher quando estiver maior, contanto que ela não escolha o Islã. Sim, eles se odeiam e as famílias dificilmente aceitam um casamento entre estas duas religiões. Mas, se você é do meu time e não se importa com o seu filho sendo mergulhado no Ganges, com os incensos e orações, porque nada disso vai abalar a sua fé, então, pode correr para o abraço!

  1. Se colocando no lugar do outroindiaforeigner

Quando estas questões de diferenças culturais e religiosas são levantadas, nós sempre vemos só o nosso lado e da nossa fé, porque cada um sempre acha que a sua religião é melhor que a dos outros e que ele é mais santo que o próximo e que somente sua religião salva. Mas, e os hindus? Será que eles não se sentem ameaçados por o filho ou membro da família estar se casando com uma cristã? Sim, se sentem. Não posso generalizar, mas na minha família indiana, por exemplo, foi uma grande discussão (a qual só vim saber depois que já estava casada) e também motivo para que alguns tios (sempre os homens…) não aceitassem a união, incluindo meu sogro que tinha recebido uma lavagem-cerebral básica dos irmãos. As questões eram: “Será que ela vai levar meu filho embora daqui?“ ”Será que ela vai forçar ele a se converter ao Cristianismo?”Será que vai matar ele em nome de Deus?” “Será que vai levar nossos netos para longe daqui?“Será que vai começar a cozinhar carne dentro de casa?” “Será que vai obrigar o meu filho a comer carne?” (Não, o seu filho já comia carne muito antes de eu entrar na vida dele! Hehehe) E, a principal: Em quanto tempo será que ela vai se divorciar do meu filho? Bem só para citar algumas.
Se você acha as práticas deles esquisitas, eles pensam o mesmo sobre as práticas cristãs, mesmo tendo pouquíssimo conhecimento a respeito do assunto, mas muitos estereótipos e pré-conceitos. Isso, claro aliado ao fato de ser ocidental e eles associarem ocidental = cristão = divórcio. Sim, eles acham que os ocidentais não têm compromisso e responsabilidade e se casam só por amor e quando o amor ou paixão acaba, cada um vai pro seu lado e as famílias que se danem! Mas, só para mostrar a vocês o que pode se passar na cabeça de um hindu. E, isso, vindo de gente formada em faculdade, oficiais de governo, etc. Por isso, converse com a família dele o máximo que você puder, pois só a convivência fará com que as diferenças e os pré-conceitos acabem. E, melhor ainda: Coloque a SUA família para conversar com eles. Se eles não falam nada de inglês, como a minha, por exemplo, pelo menos coloque na câmera e peçam para eles dizerem um Namaste básico! A família aparecendo na jogada, muda tudo!

Não perca a continuação do post, pnde abordaremos os tópicos: Preciso me converter para casar com um hindu? e Como a lei funciona para casamentos entre hindus e cristãos?

Um abra;o e até a próxima!!

by Banjara soul

10 comentários sobre “Casamento hindu x cristão – Parte 1

  1. Oi.
    Estava fazendo uma pesquisa sobre trajes usados nos EAU e vim parar no seu blog. E estou a mais de uma hora, lendo um post atrás do outro.
    Pelo que entendi, você crê em Jesus Cristo como seu senhor e salvador. Mais está casada com alguém de religião Indu. Como consegue manter sua fé e comunhão alimentadas? Você frequenta alguma igreja por aí?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ola, Cecilia!! Obrigada pela participacao. Bem, eu me denomino crista somente por ter sido criada em uma familia crista e ter frequentado igreja por algum tempo no Brasil. Mas, ao morar em outros paises, eu fui aprendendo sobre outras religioes e crencas e, hoje, nao sigo nenhuma em particular, apesar de nao ter preconceito contra nenhuma delas e participar tanto dos festivais cristaos como hindus, como muculmanos, etc. Sim, meu esposo e a familia dele sao hindus, apesar de meu esposo nao ir a nenhum templo e nao ser devoto de nenhum deus em particular. A religiao nunca foi um problema entre nos, porque nem eu sou fanatica por uma determinada crenca e nem ele, pela dele. Por isso, ambos vivemos em paz. Ja fui a uns dois ou tres cultos em igrejas aqui em Mumbai, e meu esposo ate me acompanhou. Bom, eh isso. Beijos!!!

      Curtir

  2. Vannakam, Banhada Soul, gostei imenso de ler este artigo. Tudo aqui escrito se confirma e muito mais. Estou com um Indiano há 5 anos. Ele é do Sul da Índia, mente aberta e muito apaixonado por mim. A família dele aceitou-me muito bem, até concordaram em vivermos juntos sem casarmos primeiro. Por motivos pessoais não pudemos casar, mas entretanto engravidei, não foi planeado mas segui em frente e dei à luz um menino lindo na Índia e amado por todos. O que mais quero é casar e batizar numa cerimónia só, ele não tem nada contra, mas a minha grande dúvida é se vai ser possível. Falei até com um padre da paróquia que me disse que é possível a cerimónia mesmo ele sendo hindu mas ainda estou na dúvida. Sou muito feliz, mas adoraria que o meu pai me levasse ao Altar. Um beijo banhada soul e muita felicidades para ti e para a tua família.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Patricia! Obrigada por ter compartilhado sua estoria aqui. E, parabens pelo bebe, tambem. Sim, sim…voce pode muito bem batizar o seu filho aqui, caso isto seja importante para voce. Geralmente, os hindus nao batizam como os catolicos, mas eles tem outras cerimonias semelhantes com o mesmo significado. Na minha familia, por exemplo, quando a crianca completa 1 ano ou esta prestes a completar, eles raspam o cabelo dela e jogam o cabelo no Rio Ganges. E, a cerimonia eh toda feita na beira do Ganges. Sim…como voce falou, para quem tem o sonho de casar em igreja, realmente faz uma grande diferenca. Mas, quem sabe voces nao fazem uma cerimonia la no Brasil um dia desses? Um abraco e tudo de bom!

      Curtir

  3. Conheci um Indiano, ele é da religião Soquismo. E ele disse que está apaixonada por mim. E ja tem um tempo que nos conhecemos. Tem 6 meses que ele me pediu em casamento . Nao aceitei quando pediu pois não tem cabimento eu aqui no Brasil e ele em Udaipur.
    Mas passou se os meses, e comecei a sentir um afeto por ele. Então toquei no assunto do nosso noivado. Mas agora ele fala que no momento ele quer ganhar “MUITO” dinheiro, que no momento ele vai fechar um grande negócio.
    Por que, eles só pensam em seus negócios e suas Rupias.?
    Perguntei sobre a família dele, se eles permitiriam o casamento dele com uma “Firanghi” como eles dizem. Diz ele que a família dele não se importaria com o fato que sou uma Firanghi…
    Minha família terá que pagar o dote se a gente se casar? Mesmo eu sendo de outro país?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Mariana! Obrigada pela visita e por compartilhar tua estoria. Bom, voce tocou em um ponto crucial da sociedade indiana: o apego ao dinheiro e a ganancia. Eles sao assim mesmo. Falam o tempo todo em dinheiro e fazem o que for preciso para ganhar vantagem em cima de outra pessoa ou de um negocio. Claro que nem todos sao desonestos, mas ainda os que nao sao, tambem tem um apego muito grande ao dinheiro. Aqui na India, a posicao social e economica contam muito. Por isso, eles se preocupam tanto com as rupias. Em relacao ao que seu amigo indiano falou, de estar fechando um “grande negocio”, por favor nao fique chateada com o que vou falar agora, mas nao seria este “grande negocio” um casamento? Pode ser, porque os casamentos aqui na India, geralmente, sao grandes negocios, principalmente pra familia do noivo. Em relacao a cobrar dote de uma estrangeira, eles nao podem fazer, pois o dote eh proibido por lei. Eles fazem entre si e em quase todos os casamentos, tem o dote. Mas, quando uma estrangeira entra no meio, tem a questao de estar se metendo com a lei de outro pais.E ai, eles nao querem problemas. Portanto, fique tranquila. Ninguem vai te pedir dote algum. Um abraco e boa sorte!!

      Curtir

      1. Olá meu nome é Laís e sobre a questão do casamento indiano como vc falou aí no final que quando entra uma estrangeira na Índia, o indiano não dar dote né pq não tem nada a ver com ocidentais , isso me deixou tbm aliviada pq pensei que esse dote seria pra “firanghi” e ia fazer o que com o dinheiro deles? Eu assisto Caminho das Índias na reprise e vi o casamento de Camila e Ravi, os dois são de religiões diferentes, mas são felizes e achei bem legal e interessante ao mesmo tempo apesar dos costumes distintos. Obrigada.

        Curtido por 1 pessoa

  4. Ai Ju, chorei de rir com a parte do: “Será que vai obrigar o meu filho a comer carne?” (Não, o seu filho já comia carne muito antes de eu entrar na vida dele! Hehehe)! Eles devem achar a gente um bando de barbaros selvagens comendo a holy cow ne. E oq serah que eles acham dos chineses que comem tudo que se mexe? Bem aqui na rua do condominio tem um restaurante coreba escrito 狗肉em letras garrafais.

    Curtir

  5. hahaah a parte de ocidental=cristão=divórcio é a mais pura verdade! Quando meu marido falou que ia se casar comigo, os amigos, vizinhos etc fizeram lavagem cerebral nele dizendo que não ficaríamos nem 1 ano casados porque eu ia me divorciar fácil por qualquer motivo, pois as indianas nunca deixam seus maridos, mas as ocidentais sim. Durante 1 ano ele ficou extremamente inseguro.
    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s