Mumbai, meri jaan – Versova

Ultimamente temos nos focado mais em apresentar aspectos sócio-culturais da Índia em nosso blog. Porém, hoje vamos viajar um pouco. Afinal, a melhor coisa de se fazer na Índia é viajar, andar e se deparar com seus encantos. Encantos estes, que vamos apresentar um pouco para nossos leitores. Hoje, depois de muitos meses, trazemos de volta a nossa série: Mumbai Meri Jaan (Mumbai meu amor), a qual tem como objetivo mostrar um pouquinho mais da cidade para vocês. Hoje, nós vamos fazer um passeio a uma remota ilha de pescadores, uma vez colonizada por portugueses e hoje, um dos bairros nobres de Mumbai: Versova

20141129_103643

O nome Versova, apesar de nos ser familiar, seu original é Vesave, e é oriundo de uma palavra em marathi (língua local de Mumbai) a qual significa “descanso”. Realmente, apesar de hoje ter se tornado o que os indianos chamam de posh area, Versova ainda é um lugar tranquilo, onde você passa algumas horas e até esquece que está na frenética Mumbai.
20141129_103358

Já estive em Versova várias vezes, mas hoje fui sozinha e pude curtir e conhecer mais um pouco deste simpático bairro. Versova fica um pouco afastado do centro de Mumbai. A estação de trem mais próxima é Andheri West. De lá, você troca para o metrô com direção à Versova e desce bem no coração do bairro. Da estação de metrô até a vila dos pescadores, o ponto alto da visita, é um bom pedaço andando, mas se você é meio cigano que nem eu, nem vai sentir a caminhada. Caso contrário, te aconselho a pegar um auto-ricksaw e em menos de 10 minutos você chega ao local.

Versova- ponto final do metrô
Versova- ponto final do metrô

A vila dos pescadores é, no meu ponto de vista, a parte mais interessante do passeio. Os pescadores aqui são os Kolis, uma comunidade local e grande, presente em várias outras partes da cidade, como Bandra, Worli, etc. E, claro, se você é fã de peixe e quer comer um autêntico curry fish, não pode deixar de entrar em um dos pequenos e simples estabelecimentos da ilha dos pescadores, mas onde vocçe encontrará o verdadeiro manjar dos deuses!! Entre e peça o curry fish.

20141129_103307

O símbolo da vila de pescadores
O símbolo da vila de pescadores – Versova Koliwada
A simplicidade das casas
A simplicidade das casas

20141129_103909

Esta pintura mostra como Versova já foi um dia
Esta pintura mostra como Versova já foi um dia

Se você tiver disposição para madrugar e ver algo interessante, pode dar uma passada no mercado de peixes, que começa por volta de 4 da manhã.

Mercado de peixes
Mercado de peixes
A tradicional vestimenta das pescadoras
A tradicional vestimenta das moradoras da comunidade.

Além dos kolis, há uma grande presença muçulmana na região, a qual pode ser notada pela belíssima mesquita próximo à vila dos pescadores. Hoje, como estava sem nenhum véu na bolsa, preferi não entrar na mesquita, mas fico devendo esta para vocês. Mas, podemos curtir algumas fotos da fachada.

20141129_102936 20141129_103114 20141129_103159

Além da mesquita, há uma parte onde o comércio é intenso e todos os donos das lojas são muçulmanos. Mercados, lojas de roupas, alfaiates, lojas de colchão, galinheiro, açougue (para carne de carneiro), consultório médico e até mesmo uma madrasa.

20141129_111456

madrasaVersova agrada a todos os gostos e pessoas de todas as classes. Se você curte ótimos restaurantes, cafés e bares que ficam abertos até tarde, pode ir até Versova, pois a diversão é garantida. Na avenida à beira-mar,  cada vez que vou lá, encontro mais novos cafés e restaurantes.

E, para os fãs de Bollywood, aqui fica a dica: Versova é um bairro onde inúmeras estrelas indianas moram. Vou citar só alguns nomes para você sentir:

Mainisha Koirala

manisha_1

Mahima Chaudhary (a estrela do filme Pardes)
mahima

Farida Jalal (aquela que sempre faz papel de mãe em tudo que é filme)

farida

Om Puri (excelente ator )
ompuri

Tabu (a eterna diva)

Tabu

Anushka Sharma
anushka

Shahid Kapoor

Shahid-Kapoor1e outros.

Prédio onde moram algumas celebridades e Anushka Sharma. Dizem que Shahid Kapoor também mora aqui.

20141129_105630
Prédio onde moram algumas celebridades e Anushka Sharma. Dizem que Shahid Kapoor também mora aqui.

20141129_105424 20141129_105831 20141129_105858

Não é suficiente ainda? Ainda para os fãs de Bollywood, na mesma rua da vila dos pescadores, você encontra um belíssimo casarão amarelo, estilo colonial, o qual, certamente, te fará parar e ficar se perguntando o que seria. Como estava meio aberto, eu perguntei ao segurança. O nome do local é Darya Mahal e hoje, é usado para eventos grandes e, principalmente, para gravações de filmes de Bollywood e novelas. Darya Mahal é um dos poucos remanscentes dos 7 Bungalows (nome do bairro adjacente a Versova), que, assim como diz o nome, tinha 7 casas coloniais, mas a maioria acabou sendo vendida, destruída e hoje, substituída por arranha-céus. Mas, Darya Mahal continua bela e imponente, ao lado do Mar da Arábia. O segurança não me deixou entrar, porque estavam preparando o local para uma gravação. Porém, além das fotos da fachada, tiradas por mim, consegui uma foto da mansão e divido com vocês. Aliás, dizem que quem está super interessada em comprar esta “humilde” propriedade é a estrela Priyanka Chopra. Como diria meu padrinho… Tem que ter muita bala na agulha!

daryamahal 20141129_110329 20141129_110339 20141129_110417Espero que tenham gostado deste nosso pequeno passeio por Versova. Vindo a Mumbai, não deixe de incluir esta pequena vila de pescadores, hoje bairro nobre, em sua lista.

Um abraço e até o próximo passeio!

by Banjara

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s