Ultimamente temos nos focado mais em apresentar aspectos sócio-culturais da Índia em nosso blog. Porém, hoje vamos viajar um pouco. Afinal, a melhor coisa de se fazer na Índia é viajar, andar e se deparar com seus encantos. Encantos estes, que vamos apresentar um pouco para nossos leitores. Hoje, depois de muitos meses, trazemos de volta a nossa série: Mumbai Meri Jaan (Mumbai meu amor), a qual tem como objetivo mostrar um pouquinho mais da cidade para vocês. Hoje, nós vamos fazer um passeio a uma remota ilha de pescadores, uma vez colonizada por portugueses e hoje, um dos bairros nobres de Mumbai: Versova
O nome Versova, apesar de nos ser familiar, seu original é Vesave, e é oriundo de uma palavra em marathi (língua local de Mumbai) a qual significa “descanso”. Realmente, apesar de hoje ter se tornado o que os indianos chamam de posh area, Versova ainda é um lugar tranquilo, onde você passa algumas horas e até esquece que está na frenética Mumbai.
Já estive em Versova várias vezes, mas hoje fui sozinha e pude curtir e conhecer mais um pouco deste simpático bairro. Versova fica um pouco afastado do centro de Mumbai. A estação de trem mais próxima é Andheri West. De lá, você troca para o metrô com direção à Versova e desce bem no coração do bairro. Da estação de metrô até a vila dos pescadores, o ponto alto da visita, é um bom pedaço andando, mas se você é meio cigano que nem eu, nem vai sentir a caminhada. Caso contrário, te aconselho a pegar um auto-ricksaw e em menos de 10 minutos você chega ao local.

A vila dos pescadores é, no meu ponto de vista, a parte mais interessante do passeio. Os pescadores aqui são os Kolis, uma comunidade local e grande, presente em várias outras partes da cidade, como Bandra, Worli, etc. E, claro, se você é fã de peixe e quer comer um autêntico curry fish, não pode deixar de entrar em um dos pequenos e simples estabelecimentos da ilha dos pescadores, mas onde vocçe encontrará o verdadeiro manjar dos deuses!! Entre e peça o curry fish.



Se você tiver disposição para madrugar e ver algo interessante, pode dar uma passada no mercado de peixes, que começa por volta de 4 da manhã.


Além dos kolis, há uma grande presença muçulmana na região, a qual pode ser notada pela belíssima mesquita próximo à vila dos pescadores. Hoje, como estava sem nenhum véu na bolsa, preferi não entrar na mesquita, mas fico devendo esta para vocês. Mas, podemos curtir algumas fotos da fachada.
Além da mesquita, há uma parte onde o comércio é intenso e todos os donos das lojas são muçulmanos. Mercados, lojas de roupas, alfaiates, lojas de colchão, galinheiro, açougue (para carne de carneiro), consultório médico e até mesmo uma madrasa.
Versova agrada a todos os gostos e pessoas de todas as classes. Se você curte ótimos restaurantes, cafés e bares que ficam abertos até tarde, pode ir até Versova, pois a diversão é garantida. Na avenida à beira-mar, cada vez que vou lá, encontro mais novos cafés e restaurantes.
E, para os fãs de Bollywood, aqui fica a dica: Versova é um bairro onde inúmeras estrelas indianas moram. Vou citar só alguns nomes para você sentir:
Mainisha Koirala
Mahima Chaudhary (a estrela do filme Pardes)
Farida Jalal (aquela que sempre faz papel de mãe em tudo que é filme)
Tabu (a eterna diva)
Shahid Kapoor

Não é suficiente ainda? Ainda para os fãs de Bollywood, na mesma rua da vila dos pescadores, você encontra um belíssimo casarão amarelo, estilo colonial, o qual, certamente, te fará parar e ficar se perguntando o que seria. Como estava meio aberto, eu perguntei ao segurança. O nome do local é Darya Mahal e hoje, é usado para eventos grandes e, principalmente, para gravações de filmes de Bollywood e novelas. Darya Mahal é um dos poucos remanscentes dos 7 Bungalows (nome do bairro adjacente a Versova), que, assim como diz o nome, tinha 7 casas coloniais, mas a maioria acabou sendo vendida, destruída e hoje, substituída por arranha-céus. Mas, Darya Mahal continua bela e imponente, ao lado do Mar da Arábia. O segurança não me deixou entrar, porque estavam preparando o local para uma gravação. Porém, além das fotos da fachada, tiradas por mim, consegui uma foto da mansão e divido com vocês. Aliás, dizem que quem está super interessada em comprar esta “humilde” propriedade é a estrela Priyanka Chopra. Como diria meu padrinho… Tem que ter muita bala na agulha!
Espero que tenham gostado deste nosso pequeno passeio por Versova. Vindo a Mumbai, não deixe de incluir esta pequena vila de pescadores, hoje bairro nobre, em sua lista.
Um abraço e até o próximo passeio!
by Banjara