Qual a imagem que os brasileiros têm da Índia?

Olá, pessoal! Resolvi escrever este post depois de ter passado 1 mês no Brasil onde  percebi o quanto a mídia (leia-se” A Globo”) forma a cabeça e a opinião das pessoas até mesmo em relação à Índia. Assim como nós não suportamos que associem o Brasil a samba, mulheres de fio dental e futebol, acredito que a imagem estereotipada que muita gente possui da Índia no exterior, principalmente no nosso país, não é nada positiva, também. Isso me intrigou e resolvi escrever o seguinte:

Top ten das perguntas e comentários mais feitos por brasileiros sobre a Índia.

No post de hoje, o Top 5 dos temas mais comentados durante minha passagem pelo Brasil.

  1. O TRÂNSITO

Nossa, menina!O transito lá é um horror, né? Como é que eles se entendem?”

mumbai_metro_airport_traffic_midday2_600
Trânsito em Mumbai

Alguns programas sobre viagens e brasileiros morando pelo mundo afora mostraram o caótico trânsito da Índia. Sim, é uma zona mesmo. Como eles se entendem? Até hoje não sei. Eu juro que não entendo como aqui em Mumbai eles conseguem dirigir daquela forma, se jogando na frente de outro carro e quase nunca provocar um acidente! Se você já andou de auto-ricksaw em Mumbai ou em qualquer grande metrópole indiana, sabe do que estou falando. Mas, veja pelo lado bom: Se você conseguir dirigir em Mumbai, vai conseguir dirigir em qualquer lugar do planeta! Congestionamentos? Isso acontece aqui em Mumbai desde 6 da manhã. Já saí cedo assim e peguei engarrafamento em algum trecho. E, se você pensa que é uma boa voltar mais tarde do trabalho para evitar o engarrafamento….ledo engano!Até 22:00 ou mais, você ainda fica preso no trânsito. Realmente, um stress só! Não é à toa que tanta gente aqui, mesmo não sendo rica tem motorista! Motorista particular é um item essencial aqui em Mumbai para quem tem que enfrentar este louco trânsito!

traffic
O trânsito em Delhi

“E pra atravessar a rua? Como faz?”

kolkata

Faça uma oração forte e siga os nativos! Brincadeiras à parte, no início é assustador mesmo, porque o modo de o povo atravessar aa ruas é tão caótico quanto o trânsito. Mas, depois de imitar os nativos, você pega o jeito e já atravessa como qualquer um. O mais difícil mesmo é se acostumar com as buzinas que não dão trégua! Eu atravesso numa boa, mas não me jogo na frente do ônibus achando que ele vai parar por minha causa. Mas isso deve ser porque fui criada no Brasil, né?Indiano que se preza, se joga mesmo na frente dos carros em movimento e ainda faz aquele sinal de guarda de trânsito, tipo: “Pode parar porque estou passando!”.

Eles atravessam as ruas melhor que muito Homen Sapiens!
Eles atravessam as ruas melhor que muito marmanjo!
  1. COMIDA

“E a comida lá? Come muita coisa crua que nem japonês?”

biriyani

Tudo bem que é Ásia, mas aqui não se come nada cru. Até mesmo salada crua não é tão comum por aqui. Graças a Deus, porque eu não suporto salada. Os vegetais indianos são cozidos de uma forma tão maravilhosa, que eu juro que você não vai sentir saudade da carne de vaca por alguns meses. Portanto, nada de comidas cruas.

” É muito apimentada a comida?”

indianchilli

Sim, muito. Tem pimenta em tudo. Até no chá e na pizza. Dependendo da região, a coisa pega!!Mas, é algo também com o qual a pessoa consegue se acostumar. Nosso paladar está sempre em mudança. No começo, era 1 litro d água para cada garfada, mas agora, mando tudo pra dentro e nem tusso mais. (rs)

 

  1. VACAS, ELEFANTES E AFINS

“Se vê muita vaca na rua? E os elefantes?”
holycow

Essa aqui, muita gente me perguntou. Bem, aqui em Mumbai, por exemplo, não é tão comum de se ver as vaquinhas passeando pelas ruas. Aqui você vê os cães e gatos abandonados. Vacas, são raras e, quando vemos, está devidamente acompanhada do dono. Em Delhi as vacas são bem mais comuns e onde eu morei antes, em U.P, a vaca vinha todas as manhãs na minha porta para ganhar pãozinho indiano (chapati). Era impressionante como ela vinha todo dia no mesmo horário e mugia me chamando! Uma fofura!

holycow2

Elefantes? Não sei em outras cidades, mas em Delhi e Mumbai, eu nunca os vi. Na verdade, elefantes foram banidos das cidades grandes. Muita gente os tinha em casa como animais de estimação e os usavam para entretenimento e ganhar dinheiro. Mas, a coisa apertou pro lado dos criadores (bem feito!) e hoje já não vemos mais elefantes nas ruas. A única vez que vi um elefante na Índia foi em Jaipur, mas fazia parte do ponto turístico e a pessoa poderia subir até o local montada no elefante, se quisesse.

Elefante de Jaipur
Elefante de Jaipur

Macacos. Sim, eles estão em muitas cidades, principalmente no Norte da Índia. Eles não são muito bem-vindos nos bairros, porque eles entram e roubam objetos e comida. São bem sapecas, apesar de fofíssimos! Em Mumbai, nunca os vi, mas semana passada, lá em Delhi, vi vários e, em Haridwar e U.P, mais ainda!

Adoro ver uma família inteira de macaquinhos em algum telhado.
Adoro ver uma família inteira de macaquinhos em algum telhado.

“E o encantador de cobras?”

Olha, aqui em Mumbai, nunca vi. Na verdade, esta atividade foi banida, ms claro que continua existindo por aqui, assim como o dote, que também é proibido, mas continua sempre na estória.Em Jaipur (Rajastão) tem vários caras que fazem isso com as cobras para encantar os turistas e ganhar uns trocados. Mas, o encantador de cobras é outro estereótipo que muitos de nós tínhamos ou temos sobre a Índia. É uma das primeiras coisas que vêm à mente do povo, eu creio, quando se fala da Índia.

serpentcharmers

Este senhor fica em Jaipur, perto do palácio e fica muito bravo se você só tira foto, filma e não coloca uns trocados na caixinha dele. Ele xinga os turistas e eu presenciei isso!
Este senhor fica em Jaipur, perto do palácio e fica muito bravo se você só tira foto, filma e não coloca uns trocados na caixinha dele. Ele xinga os turistas e eu presenciei isso!
  1. RIO GANGESrioganges

Acho que este tema é o campeão de perguntas feitas pelos meus compatriotas. Geralmente, começa assim:

Meniiiina!E aquele rio, hein?”

Sim. O Ganges (Ganga), apesar de ser enorme e ter uma parte limpíssima também, sua mais famosa imagem no exterior é a da parte que fica em Varanasi, que apesar de histórica e bela, é um lixão.

” Meniiina….mas que sujeira aquele rio, hein? Como pode?

Sim, a parte que sempre é mostrada na tv, que fica em Varanasi, é imunda e é onde o pessoal se lava, faz oração, lava roupa, escova os dentes e ainda despacha os mortos. Talvez você já esteja com o estômago embrulhado só de imaginar, mas a verdade é que até hoje, nunca ouvi falar de nenhum indiano que bebeu ou se banhou naquele rio e ficou doente. Pelo menos, lá em casa. Deve ser porque moram longe de Varanasi, né? rs….

“Você já entrou naquele rio imundo”?

Já entrei no Ganges sim, mas não em Varanasi. Entrei com água até o joelho, mas em Haridwar, outro famosíssimo ponto turístico e destino de milhares de fiéis hindus. Semana passada, por exemplo, quando estivemos lá, meu sogro mergulhou no rio 7 vezes.

Este é meu sogro dando um mergulho no Ganges, em Haridwar, no mês passado.
Este é meu sogro dando um mergulho no Ganges, em Haridwar, no mês passado.
  1. A POBREZA

“Nossa…a Índia deve ser bonita, mas é uma pobreza enorme, né?”

Sim. E uma riqueza enorme, também. Aqui é a casa de inúmeros bilionários. Comprar uma casa ou apartamento em Mumbai é algo quase que impossível, a não ser que você se mude para um lugar que fique a 2 horas de Mumbai e venha trabalhar aqui de carro ou trem todos os dias. Vale a pena? Com certeza, não! Aqui, também, eu vejo todos os dias centenas de carros nas ruas os quais eu só vi em filmes! Mercedez, Lamborghini, Ferrari…só para citar alguns. Por outro lado, temos Dharavi, a maior favela da Ásia, mostrada no Slumdog millionaire, mendigos a cada farol te pedindo dinheiro, favelas espalhadas por todos os cantos, etc etc. Ou seja: tudo é MUITO por aqui: a pobreza e a riqueza!

Mas, no estereótipo ocidental que nos foi ensinado sobre a Índia, aqui todo mundo é pobre e não tem onde cair morto. É ou não é?

O que posso dizer é que nem no Brasil, país de contrastes, eu vi a riqueza ser tão rica e a pobreza ser tão pobre.

E aí? Gostaram? Então, não percam o próximo post onde continuarei com o Top 10!

Um abraço e até a próxima!

Por Tabibito

 

 

Anúncios

2 comentários

  1. O que eu mais ouço aqui é sobre a pobreza e o rio Ganges, as pessoas acham que a India toda é pobre e o Ganges é uma imundície sem fim, mas desconhecem outras regioes do rio onde a agua é linda e limpa.

    Voce falou sobre carros e me lembrou uma das primeiras coisas que meu marido comentou depois de uns 2 meses aqui Brasil com aquele ar de decepcionado: “onde estao os carros importados? Na India vemos Ferrari, lamborguini e ate agora nao vi nenhum aqui.”

    Confesso que antes eu nao sabia como eram as casas na India, quando vi por fotos que tem pessoas moram em casas iguais aos filmes de bollywood fiz cara de paisagem, afinal só mostram na televisao as favelas e vilarejos…
    E as joalherias na India?? Um luxo só mas até agora ninguem se prontificou a fazer um trabalho sobre isso, só mostram ouro quando falam de Dubai e Turquia! Kkk Bem que poderiam mostrar o outro lado da India, mas acho que esse povo da area de comunicaçao tem preguiça.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s