Comando do amor – Amor x Tradição na Índia

marriage

Como vocês que acompanham o nosso blog já sabem, se casar é uma das coisas mais difíceis aqui na Índia. O casamento é visto como uma obrigação social e depende de uma série de fatores, como: as famílias precisam estar de acordo, o horóscopo do casal precisa bater, a casta tem que ser a mesma, a gotra (leia os posts antigos) tem que ser diferente, dentre outros requisitos. Mas, como dizem por aí: o coração não escolhe por quem vai se apaixonar. E isso é a mais pura verdade. Mas, é aí que mora o problema. Pelo menos, aqui na Índia. Foi justamente por causa disso que surgiu o Love Commandos, uma ONG especializada em ajudar casais fugitivos.

lovecommando
Como assim “casais fugitivos”? Quando as famílias não concordam ou algum dos itens citados acima não batem, mas mesmo assim o casal se ama, não tem outra escolha: ou foge junto ou corre o risco de acabar casando com alguém que você nunca viu na vida ou até, pode acabar em morte, dependendo do caso. Ou suicídio ou homicídio!Sim, a coisa é mesmo complicada, mas hoje em dia, muitos casais não querem se ver fadados a viver com quem nunca amaram ou sequer viram em suas vidas e é aí que entra o Love Commandos.
Em menos de 4 anos, a Love Commandos já ajudou mais de 30.000 casais!!!!A ONG fica em Delhi e ajuda os casais (maiores de idade, apenas!) a se casarem no cartório, oferecem abrigo, comida e ajuda até que eles possam se tornar independentes e começar, finalmente, a vida a dois.
Claro que o trabalho da ONG não é fácil e eles sofrem também uma pressão enorme de grupos radicais que acham essa idéia toda uma grande absurdo e um insulto à cultura indiana!!

honourkilling1
Só para vocês terem uma idéia, um dos casais que foram ajudados pela organização é formado por um rapaz dalit (casta baixa) professor de matemática em uma univerdade e uma garota brâmine (brahmin = casta alta). Com os dois sendo de duas castas tão distintas, os pais jamais iriam aceitar. Por isso, eles decidiram fugir, se casara,m em Janmu e quando a família da moça ameaçou que ia anular o casamento, eles  procurararam ajuda e abrigo no Love Commandos.
Mas, não pense que as ameaças de morte chegam apenas aos casais. Os voluntários da organização são frequentemente ameaçados pelos pais enfurecidos e políticos locais.
A maioria das ligações dos casais apaixonados vêm de Uttar Pradesh, Haryana e Punjab, onde muitos assassinatos por honra ainda ocorrem.

honourkilling2
Além de ajudar os casais, a organização acha que está fazendo de enorme repercussão social, pois só unindo aqueles que são diferentes é que se pode acabar com uma sociedade tão dividida como é a indiana.
Apesar de não fazermos parte desta ONG, eu e meu esposo ajudamos também um casal de primos recém-casados e fugitivos. A família do rapaz aceitou a moça, mas a família dela, não. E, olha que todos eram da mesma casta! Mas, parece que a família tinha planos de casá-la com outro cara. Provavelmente, o outro carinha tinha mais dinheiro que o nosso primo. Sendo assim, um tio muito bacana de nossa família (que também ajudou no nosso casório), deu dinheiro e abriu todas as portas para que eles se casassem sem problemas.Após o casório, eles fugiram, já que os pais a expulsaram de casa e cortaram relações. Eles andaram em umas 3 casas de pessoas diferentes e, no final, acabaram na nossa. Logo algumas semanas depois que eles chegaram à nossa casa, ainda em Uttar Pradesh, a  menina descobriu que estava grávida! Nesta mesma época, eu consegui um trabalho em Mumbai e nos mudamos para cá. Eles acabaram voltando para a casa dos pais dele e ela teve o bebê lá. A bebê é linda, já tem 1 aninho e hoje a mãe da moça voltou a falar com ela. Afinal, mãe é mãe, né? O pai, nem quer saber. O irmão, a mesma coisa. Nem o nascimento da bebê ajudou a apaziguar a fúria do pai. Neste último Diwali, estivemos lá e foi legal ver como tudo nessa vida passa. As angústias, as aflições, os medos….tudo! Hoje eles estão morando em outro estado próximo a Uttar Pradesh, o rapaz está trabalhando e ela, apesar de ter recebido uma proposta para trabalhar em uma escola, não tem com quem deixar a bebê e está apenas dando aulas de reforço em casa. Mas, sobreviveram, estão juntos e felizes! E, é isso que importa, né?

Uma foto do filme  2 states, o qual conta a estória de amor de um casal de grupos étnicos diferentes (tamil e punjabi)
Uma foto do filme 2 states, o qual conta a estória de amor de um casal de grupos étnicos diferentes (tamil e punjabi) e toda a oposição enfrentada por ambos.

Bom, pelo menos para mim, que não sou indiana! E, aliás, foi exatamente este o papo do dia, lá na casa da parentada: duas estórias diferentes, mas as duas com final feliz: meu marido,. que recusou o casamento arranjado e bateu o pé para casar comigo, uma estrangeira, mesmo alguns familiares sendo contra e, o casal o fugitivo, que hoje, já são até pais! Todos nós sofremos oposição e preconceito de alguma forma. Mas, hoje, todos (ou quase todos) perceberam que nem tudo aquilo que é diferente é ruim.
Deixo com vocês, um vídeo que nos passa uma idéia clara do quanto amar pode ser perigoso em um lugar onde a tradição precisa ser preservada.

Assistam, também ao trailler do filme “Khap”, o qual já foi assunto de um post antigo.

Um abraço e a todos e, eu continuo na torcida para os casais! Afinal, em Bollywood, pelo menos, o bem sempre vence o mal!

por Tabibito

Anúncios

3 comentários sobre “Comando do amor – Amor x Tradição na Índia

  1. Muito obrigada, sou sim. Vai fazer dois anos sendo algo relativamente recente. Tenho lido muito dos seus posts e tenho adorado..apesar de falar sobre a India a similaridade e muita ainda mais neste topico.

    Um abraco e obrigada

    Curtir

  2. Gostaria de dizer primeiro que adoro o seu blog. Fico horas a ler e nao me canso. Tenho a dizer em relacao a este post, que esta realidade nao acontece so na India, mas no Paquistao. No meu caso mesmo sendo muculmana era considerada uma estrangeira por nao ser paquistanesa. Os casamentos la tambem sao arranjados, segundo interesses economicos. Muito triste mas verdade. (peco desculpa mas nao consigo por acentos nas palavras por escrever no tablet) 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Anissah!Obrigada pela ilustre visita ao nosso blog! Sim, apesar de separados, India e Paquistao ainda compartilham a maioria dos costumes. Gosto muito de assistir as novelas paquistanesas, pois elas tratam de varios temas considerados como “tabu” nao so no Paquistao, como na India, tambem. So uma pergunta: Voce eh casada com um paquistanes? Um abraco e que Deus abencoe sua caminhada. Qualquer coisa, pode me escrever diretamente para: juinjapansince2007@gmail.com

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s