Muharram – O ano novo muçulmano

muharam

Depois do Diwali, considerado o Ano Novo hindu, chegou a vez dos muçulmanos comemorarem o ano novo. O Muharram é o 1o mês do calendário muçulmano. Nele, alguns muçulmanos observam a data jejuando durante o dia, principalmente nos dias 9 e 10 ou 10 e 11 do mês.Porém, este jejum não é obrigatório como no Ramadan. Desde ontem, a mesquita aqui perto de casa está em polvorosa. São orações e pregações o dia inteiro. Além de participar das orações, muitos fazem reuniões em casa, também. Para alguns muçulmanos, o Muharram é um mês para se lembrar da batalha de Karbala, quando Imman Hussein, neto do profeta Mohammed faleceu. Além disso, há dois grandes eventos comemorados nesta época: a criação de Adão e Eva por Deus e a travessia do povo sendo liderado por Moisés pelo Mar Vermelho. Duas estórias as quais conhecemos desde pequenos. Para muitos, foi exatamente nesta época que estes dois grandes eventos aconteceram.

Moharram-discourses-at-Saifee-Masjid-in-Bhendi-Bazaar2
Reunião em ocasião do Muharram em uma das mesquitas mais famosas de Mumbai

Aqui na Ìndia, o Muharram é feriado para os muçulmanos, mas as pessoas de outras religiões trabalham normalmente. Não é um feriado nacional.Porém, no 1º dia do festival, muitos prédios do governo, correios e bancos fecham. No caso das lojas cujos donos são muçulmanos, elas podem fechar ou ter seu horário de funcionamento reduzido.

Muharram procession

Em alguns países, durante o Muharram, também acontece o auto-flagelo, ou “matam”, como é chamado. O Matam é feito para relembrar o sofrimento de Imman Hussein. Geralmente é feito com o gesto de bater com a mão no peito com força e é praticado por homens e mulheres. Porém, em algumas comunidades Shi ‘a (xiitas) aqui na Índia e em outros países, o matam é feito na forma de auto-flagelo, usando facas, canivetes, chicotes e outros objetos para tal.

muharam1

Como as imagens desta parte do festival são um pouco fortes, vou apenas compartilhar o link com vocês e, quem tiver “estômago”, que abra e veja.

http://www.buzzfeed.com/gavon/muharram-the-festival-of-flagellation

Vale a pena lembrar que o auto-flagelo é condenado por muitos muçulmanos e não é uma prática comum à fé deles.E, vale lembrar também, que a prática do auto-flagelo religioso já foi muito praticada e difundida pela Igreja Católica, apesar de hoje ser banida. Muitos católicos, principalmente nas Filipinas, praticam o auto-flagelo durante a Semana Santa.E, para completar, no Hinduísmo, esta prática também existe. No estado de Orissa, há um famoso festival chamado Danda Festival, no qual somente homens participam e além de danças e outras celebrações, o auto-flagelo também é praticado.

No mais, aproveito para avisar que este post é meramente informativo e não tem a intenção de ferir a fé de ninguém.

Um abraço e Muharram Mubarak para os amigos muçulmanos!

por Tabibito

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s