Depois do Diwali, considerado o Ano Novo hindu, chegou a vez dos muçulmanos comemorarem o ano novo. O Muharram é o 1o mês do calendário muçulmano. Nele, alguns muçulmanos observam a data jejuando durante o dia, principalmente nos dias 9 e 10 ou 10 e 11 do mês.Porém, este jejum não é obrigatório como no Ramadan. Desde ontem, a mesquita aqui perto de casa está em polvorosa. São orações e pregações o dia inteiro. Além de participar das orações, muitos fazem reuniões em casa, também. Para alguns muçulmanos, o Muharram é um mês para se lembrar da batalha de Karbala, quando Imman Hussein, neto do profeta Mohammed faleceu. Além disso, há dois grandes eventos comemorados nesta época: a criação de Adão e Eva por Deus e a travessia do povo sendo liderado por Moisés pelo Mar Vermelho. Duas estórias as quais conhecemos desde pequenos. Para muitos, foi exatamente nesta época que estes dois grandes eventos aconteceram.

Aqui na Ìndia, o Muharram é feriado para os muçulmanos, mas as pessoas de outras religiões trabalham normalmente. Não é um feriado nacional.Porém, no 1º dia do festival, muitos prédios do governo, correios e bancos fecham. No caso das lojas cujos donos são muçulmanos, elas podem fechar ou ter seu horário de funcionamento reduzido.
Em alguns países, durante o Muharram, também acontece o auto-flagelo, ou “matam”, como é chamado. O Matam é feito para relembrar o sofrimento de Imman Hussein. Geralmente é feito com o gesto de bater com a mão no peito com força e é praticado por homens e mulheres. Porém, em algumas comunidades Shi ‘a (xiitas) aqui na Índia e em outros países, o matam é feito na forma de auto-flagelo, usando facas, canivetes, chicotes e outros objetos para tal.
Como as imagens desta parte do festival são um pouco fortes, vou apenas compartilhar o link com vocês e, quem tiver “estômago”, que abra e veja.
http://www.buzzfeed.com/gavon/muharram-the-festival-of-flagellation
Vale a pena lembrar que o auto-flagelo é condenado por muitos muçulmanos e não é uma prática comum à fé deles.E, vale lembrar também, que a prática do auto-flagelo religioso já foi muito praticada e difundida pela Igreja Católica, apesar de hoje ser banida. Muitos católicos, principalmente nas Filipinas, praticam o auto-flagelo durante a Semana Santa.E, para completar, no Hinduísmo, esta prática também existe. No estado de Orissa, há um famoso festival chamado Danda Festival, no qual somente homens participam e além de danças e outras celebrações, o auto-flagelo também é praticado.
No mais, aproveito para avisar que este post é meramente informativo e não tem a intenção de ferir a fé de ninguém.
Um abraço e Muharram Mubarak para os amigos muçulmanos!
por Tabibito