O Brasil é tão organizado!

rio

Muita gente deve ter até lido o título do post novamente para ver se eu não havia cometido nenhum engano, não é, mesmo?

Não, não. Foi isso mesmo que eu quis dizer. Quem nasceu e foi criado no Brasil sabe que apesar de nós nos dizermos patriotas, brasileiros com muito orgulho e com muito amor, nós somos muito críticos e sempre, sempre falamos mal do nosso país, comparando-o com os países de primeiro mundo, como se nos países de primeiro mundo não houvesse problema algum. É ou não é? Muita gente que compara e diz que o Brasil é uma droga, nunca nem saiu dele e o máximo que conhece do exterior são as reportagens do Globo Repórter. Quem não conhece alguém assim?

Mas, tudo depende do ponto de vista. Para você, o Brasil pode ser desorganizado, atrasado, etc. Mas, não foi isso o que meus alunos indianos que vão ao Brasil várias vezes ao ano me disseram. Quando perguntei o que achavam do Brasil. (E olha que eles só conhecem Campinas!), eles me disseram o seguinte: muito limpo, organizado, pessoas ficam nas ruas até tarde mas não tem briga ou barraco, muita gente branca, as pessoas respeitam as leis de trânsito, etc.

Olha, fiquei até pensando se eles tinham realmente ido ao Brasil (tá vendo?Até eu!), mas preciso confessar algo: Na minha última ida ao Brasil, no mês passado, eu fiquei com a mesma impressão dos meus alunos!!!! Desde 2007, quando saí do Brasil, não havia passado mais que 2 semanas por lá. Desta vez, fiquei 1 mês e, andei muuuuito pela cidade e arredores. Não passei por Campinas, a qual meus alunos sempre falam. Mas, foi o suficiente para concordar com o que eles disseram.

Lagoa Rodrigo de Freitas
Lagoa Rodrigo de Freitas

Fiquei pensando o porque de termos achado o Brasil tão limpo e organizado. E, cheguei à conclusão de que é porque nosso parâmetro hoje é Mumbai. Quando morava no Japão, meu parâmetro era alguma cidade de lá. Mas, hoje, não.O parâmetro se tornou a cidade onde resido atualmente.  E, por mais que eu ame Mumbai, a verdade precisa ser dita: O Rio de Janeiro continua lindo! Enquanto andava pelas ruas, eu ficava impressionada com a limpeza, com o número de latas de lixo espalhadas pela cidade, com as placas alertando o povo para não jogar porque dá multa (Modi precisa saber disso!), com o povo jogando o lixo corretamente (e até separando!) com a ausência do som de buzinas, mesmo no maior engarrafamento que peguei na Lagoa, onde ficamos 2 horas parados, sem praticamente o carro se mover. Até mesmo os mendigos e pedintes, eu quase não vi. O número que vi em 1 mês lá é o que vejo aqui em 1 dia. Sem brincadeira!Acredito que muitas destas melhorias se devem ao fato de termos sedidado uma Copa do Mundo recentemente e estarmos perto de uma Olimpíada. Mas, segundo a informação de alguns amigos, a Baixada Fluminense e São Gonçalo continuam os mesmos!

lixoreciclagemlixozero

Foi muito bom estar de volta e ver que o meu Rio continua lindo! Mas, brincadeiras à parte, nem podemos comparar as duas cidades, já que Mumbai é a maior cidade da Índia (que por si só já é gigantesca), tendo mais de 20 milhões de habitantes! O Rio (cidade, não o estado), tem pouco mais de 6 milhões de habitantes. O bom em Mumbai é que você NUNCA se sente só!É gente que não acaba mais!

Taj Hotel e Gateway of India, um dos locais mais famosos da cidade
Taj Hotel e Gateway of India, um dos locais mais famosos da cidade

Skyline-Of-The-Mumbai-City-India-During-Day-TimeMumbaistreet

Enfim, as duas cidades moram no meu coração. Rio, pelas belezas naturais sem fim, povo hospitaleiro e por ser o lugar que me preparou para enfrentar o mundo. E, Mumbai, caótica, sujinha, mas com uma energia vibrante, um atmosfera que contagia e te faz apaixonar.

Viva o Rio!!! Viva Mumbai! Viva a vida!

por Tabibito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s