O que levar de presente da Índia para o Brasil?

Viajar ao exterior, principalmente quando vamos visitar nossa família, significa que não podemos ir de mãos vazias. E, é exatamente esta a fase pela qual estamos passando agora: a fase final da compra dos presentes. O que comprar?

Bom, a Índia é rica em souvenirs onde quer que você vá. Tudo é belo, colorido e dá vontade de comprar tudo! Indo à lugares como o Rajastão, você facilmente encontra souvenirs dos mais belos e exóticos, bem com aquela cara de Índia que os turistas amam! Mas, estamos em Mumbai. Apesar de termos muitas opções aqui, sofri um pouco para escolher os presentes.

Bom, se você estiver passando pela mesma situação, espero que este poste sirva como uma pequena dica.

Uma das coisas mais fáceis é achar coisas que vão agradar as brasileiras. Afinal, quem não ama aqueles brincões, colares, bangles, braceletes, túnicas etc? Portanto, aqui vai uma lista do que eu comprei para as mulheres.

Kurtis

lucknowik1

Kurtis são as famosas batas indianas, geralmente com algum bordado delicado e belíssimo, o que dá o tom “exótico” à coisa. Você acha Kurtis de todos os tamanhos e para todos os tipos de bolsos. As mais baratas, geralmente custam em torno de 300 rúpias (cerca de 6 dólares) e você pode encontrar Kurtis de até 5,000 ou 10,000 rúpias (mais de 100 ou 200 dólares), dependendo da marca, tecido, bordado, etc. As mais belas, e também as minhas favoritas são as Lucknowi Kurtis. Você também pode optar pelo conjunto completo: túnica (kurti), calça justinha (churidar) ou larga (salwar) e véu (dupatta). Um charme só!

lucknowi4 kucknowik3Bem,você pode até escolher um Saree para levar para sua mãe ou irmã, mas como dificilmente elas usarão no Brasil, melhor apostar mesmo numa roupa destas as quais dá para jogar com qualquer jeans ou legging e tá tudo bom!

Bijouterias e jóias

subham

Você encontra brincos folheados a ouro bem baratos e belíssimos. Acho que os acessórios indianos sempre fazem sucesso em qualquer local do mundo, né? Se você quiser comprar jóias de verdade, de ouro puro, tem para todos os gostos e bolsos.

Enfeites

Indian-Handicrafts

Há enfeites belíssimos, mas muitos deles tem relação com algo do hinduísmo. Por esse motivo, é melhor saber bem se a pessoa para quem você vai dar não se sentirá ofendida.

IndianHandicrafts handicraft

Acessórios em geral

accessories

Você pode comprar bolsas com algum tema indiano, que são lindas, aliás. Pode também comprar acessórios que fazem parte do dia a dia da mulher indiana, como o bindi (aquela pedrinha na testa). O bindi usado no dia-a-dia, geralmemte é uma bolinha adesiva (tamanho depende do gosto e da casta de quem usa) vermelha. Porém, há a versão bindi para festas. Esse sim, acho que fará sucesso entre a mulherada no Brasil. Você pode colar na testa, pode usar no nariz (como uma pedrinha), etc.

bindi bindi1 bindi3

Cd e DVD de Bollywood e outros tipos de música indiana

bollywood1 bollywood2

Se você tem amigos ou familiares que curtem música e cinema indiano, será um prato cheio! Eu mesma, estou levando alguns desta vez a pedido de alguns amigos que querem balançar o esqueleto ao som indiano.

Artigos religiosos

krishnaradha ganapati

Bem, este quesito é mais delicado, mas se você tem parentes e amigos que apreciem ou colecionem artigos religiosos, esta é uma ótimo opção. Tenho uma vizinha, por exemplo, que é devota de Sai Baba e ficaria louca com qualquer coisa dele! E, achar coisa do Sai Baba na Índia é a coisa mais fácil que tem, né? Mas, é sempre bom ir com cautela, já que para muita gente, os deuses indianos são um tanto assustadores. Um exemplo disso, é Ganesha. Bom, faz sentido, já que fomos criados aprendendo que os “santos” deveriam ter a forma humana, algo que nem sempre acontece no hinduísmo.

Doces, comidinhas, temperos
mtr_1 mtr2

Bem….em relação aos doces. acredito que caiam muito bem ao nosso paladar. Estou levando vários para minha família experimentar. Porém, em relação a outras comidas, pelo menos lá em casa, sei que não farão sucesso. Por isso, tô levando só doces mesmo e um masala tea para fazer para o marido caso ele sinta saudade do chai. Outra boa pedida é levar aquelas comidinhas já prontas que eles vendem nos supermercados indianos.

Um outra coisa que vi e achei interessante são os belíssimos papéis e agendas em estilo indiano, os quais você encontra nas grandes papelarias ou em lojas especializadas como a Chimanlal. Lá, você encontra todo o tipo de embalagem, papel de carta, etiquetas, etc. no melhor estilo tradicional indiano, usando e abusando as belíssimas cores que só eles sabem como fazer.

chimanlal chimanlal2

Bem, acho que estes são os principais itens. O mais difícil desta vez, foi escolher um presente para os homens da minha família. A melhor opção foi escolher umas camisas temáticas, com algo escrito em hindi ou que lembrasse a Índia. Outro presente bacana são as kurtas. Eu acho lindo demais um homem vestindo kurta, mas meu esposo não suporta. Mas, acho nem que seja para ficar em casa ou como pijama, a kurta masculina é uma boa pedida.
shirt1 kurta
Bem, amanhã cedo (5 da matina) embarcamos para o Brasil. Depois eu conto aqui se os presentes fizeram sucesso!
Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

Anúncios

2 comentários

  1. Muito interessante! Meu marido conseguiu trazer a India dentro da mala kkkk com varias coisinhas pequenas devido o peso; o que fez sucesso aqui foi bindi, brincos, colares e pulseiras, alguns temperos como garam masala, kurtis, bolsas tipicas, kajal, alguns produtinhos Dabur e claro, os incensos!
    Beijoss!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s