Metrô Mumbai & Piscinão de Ramos

mumbaimetro4

Bem, já estava para escrever este post há algum tempo. Finalmente, após muitos anos no papel e após muitos testes, o metrô Mumbai foi inaugurado. Bem, um monorail também foi inaugurado uns meses antes do metrô, mas como não leva a nenhum local importante e só tem cerca de 6 paradas, não dá nem para contar, né?

Mumbai carece de transporte. O melhor transporte ainda é o trem. Melhor no quesito de levar muitas pessoas aos mais diversos e longínquos locais. Porém, o trem é sujo, não tem ar-condicionado, só ventilador e, a porta está sempre aberta, que é pra sempre caber mais gente. Vocês já devem ter visto fotos de famílias indianas inteiras sentadas em uma motocicleta, não? Pois é. Com os trens acontece o mesmo. Sempre, sempre cabe mais um.

mumbaitrainbag

Apesar de tudo, ainda é o mais eficiente. Além dos ônibus, também há os auto-ricksaw, que são muito eficientes, mas um pouco mais caros e a maioria das pessoas não os usa para grandes distâncias. Realmente um metrô cairia muito bem em Mumbai. E, as preces de milhares de pessoas foram ouvidas: Este ano, finalmente, o metrô foi inaugurado e, claro, tem sido um sucesso!! Rápido, conveniente e com ar-condicionado, o metrô Mumbai é o meu meio de transporte predileto, mas, infelizmente, ainda há só uma linha e ele não vai para o centro da cidade ou para a parte sul de Mumbai, onde praticamente tudo acontece.

mumbaimetro

Mas, de acordo com o título do nosso post, qual seria a semelhança entre o metrô de Mumbai e o Piscinão de Ramos? Lembram aquele bordão de uma novela global que dizia que “cada mergulho é um flash? Pois é. Aqui também. Andar de metrô para muitas pessoas, principalmente as das classes menos favorecidas, têm sido um grande evento!

piscinao piscinao_1

O evento começa já na entrada no metrô, onde o ticket (o qual não é de papel, como dado nos trens) é aquela moedinha para inserir na catraca. Quando o metrô começou, a maioria nem sabia onde colocar a moedinha e havia um instrutor do metrô para orientá-las. Achei aquela cena o máximo!
A outra cena que chamou minha atenção foi a reação das pessoas ao andar pela primeira vez de escada rolante! Claro que aqui temos escadas rolantes nos shopping malls, elevador panorâmico e tudo que você já conhece, mas, para muitas daquelas pessoas, aquela era a sua primeira experiência com uma escada rolante. Algumas sentiram medo, receio e subiram na escada rolante quase que empurradas pelas crianças da família, felizes como se estivessem diante do mais moderno lançamento de um parque de diversões.

escalator

Dentro do vagão, é o momento que mais se assemelha ao “cada mergulho é um flash”, já que andar de metrô, para muitos, tornou-se um grande evento. E, não estou me referindo à classe menos favorecida. Não é difícil ver adolescentes de classe média fazendo aquilo que eu considero mais pavoroso e que detesto profundamente: os selfies! Caras e bocas, poses e finalmente, o click! Já as pessoas menos favorecidas, elas costumam tirar fotos das crianças e da família toda andando de metrô. Ah, sim!Elas também tiram foto da paisagem, sendo que a única coisa que vemos são os prédios velhos e desbotados aqui de Mumbai. Muitas até colocam seus melhores saris e vestem as crianças com as melhores roupas porque “vão andar de metrô”!

mumbaimetro3 mumbaimetro5 selfie

Mas, o metrô trouxe algo muito bom para o povo de Mumbai: zelo. Quem mora na Índia sabe que a cuspideira aqui é um problema nacional. Em Mumbai, não é diferente. Mas, no metrô Mumbai, por ser novo, com ar condicionado e ter várias placas implorando ao povo que não cuspa e não coma dentro do trem, isso tem feito com que as pessoas sejam mais conscientes e zelem por aquilo que usam todo dia. Em um dos primeiros dias de funcionamento do metrô, parece que um homem cuspiu no chão e, levou um sermão de vários passageiros.

nospitting

Ou seja: O povo anda mais conscientizado e, isso é ótimo! Afinal, quem não gosta de sentar num banco limpinho, de viajar num vagão com cheirosinho, né?

Eu sou uma pessoa muito observadora e esses fatos cotidianos e o comportamento das pessoas é a minha grande fonte de inspiração nesta Índia! É por essas e outras que o metrô Mumbai , a cada embarque, é um flash!!!!

bordao

Um abraçoe até a próxima!

By Tabibito

Anúncios

5 comentários sobre “Metrô Mumbai & Piscinão de Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s