Hora de festejar!

Se tem uma coisa que tem de sobra na Índia, são os festivais religiosos. Alguns, por exemplo, são celebrados apenas em alguns estados ou cidades, onde há uma concentração maior de determinada religião. Ontem, por exemplo, aqui em Maharashtra (estado onde fica Mumbai), nós tivemos o Ano Novo Parsi. Nunca ouviu falar? Os parsis, como são chamados aqui, são oriundos do Irã e praticam o Zoroastrismo.

parsi3

parsiparsi2

Vou tratar desta religião da qual não ouvimos falar muito no Brasil em posts futuros. Há uma grande comunidade parsi aqui e assim como os judeus têm fama de ricos no Brasil, o mesmo acontece com os parsis daqui. O ano novo deles é chamado de Nowruz e marca o 1º dia da primavera. Eles preparam um banquete de encher os olhos e no qual cada prato possui um significado próprio. Achei um vídeo que explica melhor o signifcado de cada prato e do festival em si.

https://www.youtube.com/watch?v=YJw7inziHCM

Além deste festival (e feriado) local, ontem também celebrou-se um dos mais importantes festivais do calendário Hindu: O Krishna Janmashtami, ou seja, o nascimento do deus Krishna. É muito comum ver imagens espalhadas pela cidade de Krishna bebê.

krishnababy
Aqui onde moro,em Mumbai, o ponto alto do festival é o famoso Dahi Handi. Dahi é a nossa famosa coalhada, muito utilizada na culinária indiana. E handi significa pote. Ou seja: Pote com coalhada. O pote é pendurado no meio da rua, em um local bem alto e um bando de rapazes fazem uma escada humana e a pessoa do topo é quem quebra o pote.

dahihandi dahihandi2

Este ano o governo queria proibir esta prática, já que muitas pessoas acabaram morrendo ou paraplégicas após terem caído do topo da escada humana. Mas, o povo diz que não quer parar, já que tradição é tradição. Sim. Aqui na Índia a tradição fala muito mais alto que a lei. Os rapazes que fazem a escada humana são chamados de Govindas. Os grupos de govindas competem entre si e os melhores ganham prêmios em dinheiro, etc. E o que esta prática tem a ver com o hinduísmo? O pote de coalhada foi inspirado em um dos episódios da vida de Krishna criança, quando roubou coalhada.

krishna
Assista o vídeo musical abaixo com a canção de mesmo nome para ter uma idéia de como o negócio funciona.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s