Quero trabalhar na Índia – Mais detalhes

Como consegui um tempinho vago aqui, vamos à segunda parte do post, onde vou tratar de outros aspectos para quem está interessado em trabalhar na Índia.

indiawork_1

Como são as empresas

Olha, isso é meio difícil de dizer e generalizar, mas posso te dizer isso baseado na experiência que tive e nas empresas que visito para dar aulas de português. Se você tem a imagem estereotipada de que na Índia é tudo feito nas coxas e que é tudo de péssima qualidade e sujo, esqueça! Claro que essa Índia aí também existe, mas não dentro das empresas. As empresas, em geral, são locais limpíssimos, com muitas facilidades para seus funcionários, geralmente estão em prédios modernos, os banheiros são todos em estilo ocidental (com papel higiênico!), etc. Só para você ter uma idéia, os meus colegas japonesas que já trabalharam em empresas no Japão, ficaram até assustados com o nível das empresas aqui, já que no Japão, por mais que seja um país de 1º mundo, funcionário de empresa= escravo e não tem toda essa moleza. Por isso, para eles, aqui é um paraíso!Então, se o seu medo é encontrar uma vaca no meio do escritório como eles mostram na abertura do Outsourced, você vai ficar bem decepcionado!No máximo, com “muita sorte”, você encontre um rato, já que em Mumbai, por exemplo, eles são uma praga e podem ser encontrados até em prédios de alto-luxo. Estou falando isso com conhecimento de causa!!

indiawork

As grandes metrópoles da Índia – Que cidade escolher?

A Índia tem crescido e desenvolvido velozmente. As grandes metrópoles e centros que mais abrigam estrangeiros são: Delhi, Mumbai, Gurgaon (a chamada Nova Iorque indiana. Você precisa ver!), Bangalore, Chennai e Hyderabad. A número um, claro, é Gurgaon, que fica próximo ao aeroporto internacional de Delhi, mas não é Delhi. É parte do estado de Haryana. Lá tem shopping malls onde a única loja que pessoas comuns podem consumir é o Mc Donalds, já que o resto, não é para rélis mortais como nós. (rs). Bangalore hoje também abriga inúmeros estrangeiros, além de ser uma cidade bonita, com clima agradável e super moderna. Ah, sim! Esqueci de uma cidade menorzinha aqui do estado de Maharashtra, vizinha de Mumbai, mas que abriga vários expats e têm muitos escritórios de multinacionais: Pune! Pune é uma ótima opção. A cidade não é o caos de Mumbai, não é quente como Mumbai e a melhor coisa: Não é suja como Mumbai. E, tem tudo que você precisa. Se você está pensando em vir para Mumbai, claro que é uma boa opção, ainda mais para ocidentais, já que aqui as pessoas são mais “moderninhas” e muitas coisas são encaradas com mais naturalidade do que em outros locais. Se quiser mais informações sobre Mumbai, você pode ir nos nossos posts antigos ou me mandar uma mensagem diretamente, que terei o maior prazer em responder.

Chennai
Chennai
Chennai
Chennai
Bangalore
Bangalore
Bangalore
Bangalore
Gurgaon
Gurgaon
hyderabad
Hyderabad
hyderabad2
Hyderabad

A segurança

dabbang

A segurança é algo que as pessoas me perguntam sobre a Índia, ainda mais em relação às mulheres. Bem, eu conheço muitas estrangeiras aqui em Mumbai e, posso te dizer que a maioria delas está bem satisfeita com a vida e a segurança aqui. Algumas, no máximo, por terem a aparência diferente das indianas, acaba atraindo até demais os olhares masculinos, mas nenhum caso de gente que as desrespeitou ou tentou se aproveitar. Para homens, claro que a Índia é segura. A Índia e todo o resto do mundo, não acham? (rs) Acredito que tomando precaução e não indo a certos lugares a certas horas, muita coisa pode ser evitada. Conheço várias estrangeiras aqui que vão para a balada na sexta, sábado e voltam de madrugada para casa. Todas até agora estão vivas, aqui em Mumbai.

dabbang2

Porém, a cultura machista ainda prevalece e, quando acontece algo com alguma moça à noite, vão sempre jogar a culpa nela dizendo que aquele não era horário de uma moça estar na rua. Enfim, fica aí a dica, mas cada um é responsável por si. Em relação a assaltos, posso dizer a vocês que é algo ainda raro (se comparado ao Brasil) por aqui. Isso, falando na Índia de um modo geral. Acontece sim, em Mumbai, de vez em quando, alguém passar e arrancar a bolsa de alguma senhora. Mas, a coisa é rara e vira até manchete no jornal. Uma prova da segurança é a quantidade de joalheiras nas ruas onde nem câmera instalada tem! Portanto, se era a segurança que te preocupava, pode vir tranquilo (a)!

Como os indianos tratam os estrangeiros?

firangibahunew2

Esta pergunta foi sugerida pelo nosso amigo e leitor do blog, Sr. Mariel Fernandes. (obrigada!)
Bem, no geral, os indianos gostam muito de estrangeiros. Pelo menos, é o que parece. Estrangeiros, eles gostam. Eles não gostam é de indianos! (depois eu explico isso melhor!) Claro que eles têm a tendência de puxar o saco dos “brancos”. Um bom exemplo (acho que já contei essa aqui), é que um dos gerentes da empresa do meu esposo veio dos Estados Unidos e naquele dia, todo mundo resolveu pedir pizza, inclusive para o americano!Naquele dia, ninguém nem quis tocar no chapati, daal. Só queriam saber de pizza como se comessem aquilo todo dia. Estavam querendo agradar o americano, mas se deram mal, pois ele ama comida indiana e pediu justamente um dos apimentados e suculentos pratos da cozinha local.
Mas, tirando os puxa-sacos que existem em tudo que é canto, os indianos, de uma forma geral são muito curiosos e gostam muito de conversar. Eu acho isso ótimo, pois você nunca se sente um estranho na terra deles. Da tia da faxina ao colega do lado, todos gostam de bater um papo e perguntar várias coisas. Tudo bem que às vezes eles perguntam até demais, como o seu salário, quanto você paga de aluguel, etc. Mas, não responda se achar que é invasão de privacidade. Eu geralmente mudo de assunto quando perguntam sobre meu salário ou na época dizia apenas que era suficiente para me manter em Mumbai. Afinal, cada um tem seus padrões, né?

firangibahunew
A empresa onde trabalhei por quase 1 ano tinha diversos estrangeiros e todos se davam muito bem com os indianos. Claro que os japoneses e coreanos sempre tinham que reclamar do modo que os indianos trabalhavam, mas no dia-a-dia, eles se davam muito bem e sempre iam para as festinhas e jantares. Aliás, só para vocês terem uma idéia, muitos casais também foram formados entre os estrangeiros e os indianos. Antes da Copa do Mundo, eles não ouviam falar tanto sobre o Brasil, então era ótimo poder conversar e responder todas as perguntas sobre nosso país.
Portanto, se você tinha um pouco de receio em conviver com os indianos, pode vir sem medo que você será muito bem tratado!

Será que me esqueci de comentar algum detalhe? Bem, se tem mas coisas que não abordei aqui mas vocês gostariam de saber, fiquem à vontade para me escrever em juinjapansince2007@gmail.com !!

Resumindo…

120202064428-india-idol-lakshmi-story-top

Acredito que toda experiência longe do nosso país é extremamente válida e enriquecedora, mas quando se fala em Índia, multiplique tudo isso por 1000 só para ter uma idéia! É o antigo e milenar convivendo com o super moderno. É o milionário e o paupérrimo. É o inglês x línguas locais…enfim!É tanta imagem e informação de uma vez só que muita gente até pode ficar meio louca ao chegar aqui. Talvez você nunca tenha pensando em incluir a Índia nos seus futuros planos como expat, mas agora que você já teve uma breve introdução sobre o assunto, você já pode rever seus conceitos e colocar esta terra maravilhosa na sua lista. É uma oportunidade única de exercer a sua profissão e ainda morar num país que apesar de tudo, ainda tem muito a ensinar ao mundo.
Um abraço e até a próxima!

By Tabibito

Anúncios

4 comentários sobre “Quero trabalhar na Índia – Mais detalhes

  1. Ola…algum tempo atras quando comecei a pesquizar sobre a India eu li um post seu em “Brasileiras pelo mundo”entao eu lendo seus posts aqui eu me lembrei,entao fui la no outro blog e confirmei era mesmo voce.feliz concidencia ne! ahh .obrigada por ter respondido minha pergunta e nao precisava nem se desculpar pelo tamanho do texto.rsrsrs pois estava tudo bem explicado.um abraco .Att.Elaine Rangel

    Curtido por 1 pessoa

  2. Adoro as seus posts! Aliás, adoro o blog inteiro. Há tempos que eu leio tudo o que você escreve, mas só hoje tive coragem de comentar (espero pegar o gosto haha).Parabéns pelo blog tão enriquecedor! Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s