Quero trabalhar na Índia! Como faço? – Parte 1

Olá, amigos do Tabibitosoul!

Como um dos projetos de tradução chegou ao fim, finalmente achei mais um tempinho para escrever no meu amado blog.

Hoje, venho falar sobre algo que muita gente me pergunta: Como é trabalhar na Índia.

1milliongods

Talvez muitos não saibam, mas a Índia, hoje, é um dos destinos prediletos dos estrangeiros, sejam eles de onde forem. Um bom exemplo, é que aqui na Índia, principalmente em Bangalore e Gurgaon, você encontra um enorme número de japoneses. A maioria vem como expat, pois ganham salários que jamais ganhariam no Japão em início de carreira e muitos, ainda, com todas as facilidades, como ajuda no aluguel, motorista particular, passagem de ida e volta a cada 6 meses ou 1 ano, etc.

emirates

Bom, primeiro, vamos falar sobre os tipos de trabalho que os estrangeiros fazem por aqui. Basicamente, podemos dividir em dois grupos: ONGs e empresas. Muitos estrangeiros vêm trabalhar nas ONGs aqui na Índia e apesar de viverem até confortavelmente, não dá para comparar o salário deles com o de um expat. O segundo grupo, sobre o qual quero falar mais detalhadamente, é o de expats e pessoas que trabalham no mundo corporativo.

newtoindia

Bem, para começar, para que você seja escolhido como um expat aqui na Índia e digno de receber o salário de cerca de 2500 dólares estipulado pela lei indiana, você tem que ter algo que o diferencie dos demais indianos. Não basta saber inglês, porque, com certeza, o nosso inglês nem chega aos pés do dos indianos, mesmo que você tenha cursado a Cultura Inglesa desde os seus 5 anos de idade. Então, você deverá ter um diferencial dentro da sua área ou alguma especialização para poder justificar a oferta de trabalho no consulado indiano quando fizer o pedido do visto. Inclusive, a empresa que quer te contratar precisa escrever uma carta para o consulado indiano justificando o porquê de eles estarem escolhendo você e não um indiano.

Alguns expats moram em apartamentos alugados e outros, moram em hotéis, o que acaba saindo bem mais barato para as empresas, já que eles têm vários programas de relacionamento com os hotéis. Mas, se o expat vem com a família toda, o que é bem comum, geralmente eles te ajudam a arranjar um apê.

O salário

rupee

Sim, esta parte é importante. 2500 dólares no Brasil talvez não seja uma grana daquelas, mas aqui na Índia é. Se você ganha este dinheiro aqui, mesmo em Mumbai, sendo uma cidade bastante cara para os padrões indianos, você consegue viver muito bem. Pode alugar um apartamento muito bom, comer fora sempre que quiser, viajar, etc etc. Claro que se você vem com a família toda, a coisa fica mais apertada, mas, provavelmente o salário para expatriados com bastante experiência e que vêm com a família toda é bem mais alto que 2500 dólares. 2500 dólares,diga-se de passagem é o valor MÍNIMO estipulado pela lei indiana para contratar expats. Por isso, as empresas precisam pensar duas vezes, já que com este preço você pode contratar uns 10 indianos.

Ah, sim!Tem uma outra categoria, que esqueci de falar, que são os internships. Conheci alguns deles na empresa que eu trabalhava. São jovens, geralmente recém-formados e dispostos a viajar para longe para adquirir experiência professional e de vida, também. Geralmente são filiados a Aisec. O salário, claro, é bem mais baixo que o de um expat, mas eles não possuem tantas despesas assim, já que moram, geralmente, em guest houses ou flats com 3, 4 quartos onde moram outros colegas estrangeiros. Mas, para quem é solteiro e sem muito compromisso na vida, é ótimo. As meninas que conheci estavam sempre viajando pra tudo que é canto, coisa que, no meu caso, como expat, não dava para fazer, já que a famigerada manager-vaca japonesa nunca aprovava as minhas folgas.

Visto

indiavisa

Para tirar o visto de trabalho indiano, você deve estar no seu país de origem. Não pode dar entrada e nem mudar do seu visto de turista para o de trabalho. Na época, eu estava com o visto de turista, morando em UP (Uttar Pradesh) e, tive que voltar ao Brasil para dar entrada no visto. O visto de trabalho pode ser de 1, 3 ou 5 anos e o precinho dele varia de acordo com isso. Quanto tempo o consulado demora para emitir o visto? Olha, gente, é difícil dizer, mas o meu foi rápido. Menos de 1 semana. De 3 a 5 dias, mas já ouvi casos que demoraram mais de 2 semanas, 1 mês. Então, só podemos desejar boa sorte. Uma dica aqui para as moçoilas que pensam em vir trabalhar aqui para ficar com o seu bonitão indiano que conheceu na internet ou em algum canto do mundo: Melhor que você venha com o visto de trabalho ou de qualquer outra coisa, pois se casar com ele aqui, terá que dar entrada no visto de cônjuge e, aqui na Índia, não é possível trabalhar ou estudar com o visto de cônjuge (o famoso x-visa).

O idioma

india_speaks_english

Não se preocupe. O inglês é praticamente a língua oficial dentro das empresas e a maioria das reuniões são todas conduzidas no idioma. Você só terá que se acostumar com o sotaque do inglês indiano, o que pode levar um tempinho, mas com certeza, com a convivência, você se acostuma e, depois, acaba até adquirindo alguns vícios de linguagem tipicamente indianos, os quais são muito difíceis de se livrar mais tarde (rs). Na empresa onde trabalhei, como eles lidavam direto com edição de textos em inglês, 90% dos funcionários tinha um inglês impecável e conversavam entre si só em inglês. Dificilmente os via conversando em hindi ou marathi (a língua do estado de Maharashtra, onde fica Mumbai). Mas, em Mumbai, as pessoas tem essa mania de querer ser elite e só querer falar em inglês. Mas, em relação ao idioma, se você consegue se comunicar em inglês bem não terá maiores problemas.

india_english

Por hoje, fico por aqui, mas no próximo post continuo falando sobre o assunto.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

20 comentários

      • Oie! Que bom o seu retorno! Você conhece brasileiros que trabalham como gestores em departamentos administrativos, ou alguém que é coach? Mto obrigada mesmo por seu retorno.

        Curtido por 1 pessoa

      • Oi, Flavia!! Nao conheco muitos brasileiros aqui, infelizmente, mas conheco uma portuguesa que trabalha como RH. Deve ter brasileiros nas areas que voce citou, mas, a maioria que conheco trabalha como tradutor ou interprete em empresas indianas ou multinacionais. Um abraco.

        Curtir

    • Oi, Marina! Claro que eh possivel! Eu sempre trabalhe desde que cheguei aqui. E, ha outras brasileiras casadas com indianos que tambem trabalham. Pela lei, com o “spouse visa”, nao eh permitido trabalhar legalmente, como assinar um contrato de trabalho, etc. So eh possivel (pela lei), apos a obtencao do OCI card/PIO card, que eh o visto permanente. Mas, a maioria trabalha mesmo somente com o visto de esposa. Ha diversas maneiras para isso. Se estiver interessada, pode me mandar um e-mail: juinjapansince2007@gmail.com. Um abraco.

      Curtir

  1. Tudo bem?

    Me chamo Fernanda e tenho 24 anos. Li sua postagem sobre como fazer para trabalhar na Índia e tenho uma dúvida. Espero que você possa me ajudar. 🙂

    Eu gostaria de ir morar na Índia, mas não sei como fazer. Conheço algumas pessoas que moram lá, também me apaixonei por um indiano e temos planos de ficarmos juntos. É possível entrar em contato com algumas empresas por aqui para marcar entrevista? É possível conseguir um emprego desta forma?

    Eu fiz até o quarto semestre da faculdade de Letras, mas não terminei. Ajuda em alguma coisa?

    Desculpa incomodar e desde já, agradeço

    Um grande abraço

    Fernanda Khalil

    Curtir

  2. Olá Tabibito! Estou curtinndo ao máximo seu blog, parabéns !
    Meu marido está indo para a Índia como expat, e eu vou depois, sou dentista e pretendo trabalhar lá futuramente, já que ainda não falo inglês. Como deverá ser o meu visto? Será que meu diploma de odontologia é válido lá ?
    Um abraço !

    Adriana.

    Curtir

    • Olá, Adriana! Muito obrigada pela sua visita! E, que legal saber que vocês estão vindo para a Índia! Vocês estão vindo ainda este ano? E…para qual cidade ou estado? Olha, provavelmente eles vão te dar o X visa, que é o visto para esposas e familiares de expats. Com este visto, não é permitido trabalhar, mas caso você consiga uma boa oportunidade de trabalho por aqui, você pode dar entrada no visto de trabalho. Se o diploma de odontologia é válido? Não sei te dizer no momento, mas vou pesquisar aqui e te esclareço a dúvida em breve. Qualquer coisa, você pode me escrever para juinjapansince2007@gmail.com
      Um abraço e sejam bem-vindos à Índia!

      Curtir

      • Olá ! Fiquei feliz em receber sua resposrta.
        Meu marido vai em setembro deste ano , eu e minha filha iremos provelmente em julho de 2015, ja que o ano letivo da escola comeca em setembro .
        Ficaremos em Gorgaun, vc sabe me dizer se o custo de vida nesta cidade é alto?

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s