Olá, amigos do Tabibitosoul!
Como um dos projetos de tradução chegou ao fim, finalmente achei mais um tempinho para escrever no meu amado blog.
Hoje, venho falar sobre algo que muita gente me pergunta: Como é trabalhar na Índia.
Talvez muitos não saibam, mas a Índia, hoje, é um dos destinos prediletos dos estrangeiros, sejam eles de onde forem. Um bom exemplo, é que aqui na Índia, principalmente em Bangalore e Gurgaon, você encontra um enorme número de japoneses. A maioria vem como expat, pois ganham salários que jamais ganhariam no Japão em início de carreira e muitos, ainda, com todas as facilidades, como ajuda no aluguel, motorista particular, passagem de ida e volta a cada 6 meses ou 1 ano, etc.
Bom, primeiro, vamos falar sobre os tipos de trabalho que os estrangeiros fazem por aqui. Basicamente, podemos dividir em dois grupos: ONGs e empresas. Muitos estrangeiros vêm trabalhar nas ONGs aqui na Índia e apesar de viverem até confortavelmente, não dá para comparar o salário deles com o de um expat. O segundo grupo, sobre o qual quero falar mais detalhadamente, é o de expats e pessoas que trabalham no mundo corporativo.
Bem, para começar, para que você seja escolhido como um expat aqui na Índia e digno de receber o salário de cerca de 2500 dólares estipulado pela lei indiana, você tem que ter algo que o diferencie dos demais indianos. Não basta saber inglês, porque, com certeza, o nosso inglês nem chega aos pés do dos indianos, mesmo que você tenha cursado a Cultura Inglesa desde os seus 5 anos de idade. Então, você deverá ter um diferencial dentro da sua área ou alguma especialização para poder justificar a oferta de trabalho no consulado indiano quando fizer o pedido do visto. Inclusive, a empresa que quer te contratar precisa escrever uma carta para o consulado indiano justificando o porquê de eles estarem escolhendo você e não um indiano.
Alguns expats moram em apartamentos alugados e outros, moram em hotéis, o que acaba saindo bem mais barato para as empresas, já que eles têm vários programas de relacionamento com os hotéis. Mas, se o expat vem com a família toda, o que é bem comum, geralmente eles te ajudam a arranjar um apê.
O salário
Sim, esta parte é importante. 2500 dólares no Brasil talvez não seja uma grana daquelas, mas aqui na Índia é. Se você ganha este dinheiro aqui, mesmo em Mumbai, sendo uma cidade bastante cara para os padrões indianos, você consegue viver muito bem. Pode alugar um apartamento muito bom, comer fora sempre que quiser, viajar, etc etc. Claro que se você vem com a família toda, a coisa fica mais apertada, mas, provavelmente o salário para expatriados com bastante experiência e que vêm com a família toda é bem mais alto que 2500 dólares. 2500 dólares,diga-se de passagem é o valor MÍNIMO estipulado pela lei indiana para contratar expats. Por isso, as empresas precisam pensar duas vezes, já que com este preço você pode contratar uns 10 indianos.
Ah, sim!Tem uma outra categoria, que esqueci de falar, que são os internships. Conheci alguns deles na empresa que eu trabalhava. São jovens, geralmente recém-formados e dispostos a viajar para longe para adquirir experiência professional e de vida, também. Geralmente são filiados a Aisec. O salário, claro, é bem mais baixo que o de um expat, mas eles não possuem tantas despesas assim, já que moram, geralmente, em guest houses ou flats com 3, 4 quartos onde moram outros colegas estrangeiros. Mas, para quem é solteiro e sem muito compromisso na vida, é ótimo. As meninas que conheci estavam sempre viajando pra tudo que é canto, coisa que, no meu caso, como expat, não dava para fazer, já que a famigerada manager-vaca japonesa nunca aprovava as minhas folgas.
Visto
Para tirar o visto de trabalho indiano, você deve estar no seu país de origem. Não pode dar entrada e nem mudar do seu visto de turista para o de trabalho. Na época, eu estava com o visto de turista, morando em UP (Uttar Pradesh) e, tive que voltar ao Brasil para dar entrada no visto. O visto de trabalho pode ser de 1, 3 ou 5 anos e o precinho dele varia de acordo com isso. Quanto tempo o consulado demora para emitir o visto? Olha, gente, é difícil dizer, mas o meu foi rápido. Menos de 1 semana. De 3 a 5 dias, mas já ouvi casos que demoraram mais de 2 semanas, 1 mês. Então, só podemos desejar boa sorte. Uma dica aqui para as moçoilas que pensam em vir trabalhar aqui para ficar com o seu bonitão indiano que conheceu na internet ou em algum canto do mundo: Melhor que você venha com o visto de trabalho ou de qualquer outra coisa, pois se casar com ele aqui, terá que dar entrada no visto de cônjuge e, aqui na Índia, não é possível trabalhar ou estudar com o visto de cônjuge (o famoso x-visa).
O idioma
Não se preocupe. O inglês é praticamente a língua oficial dentro das empresas e a maioria das reuniões são todas conduzidas no idioma. Você só terá que se acostumar com o sotaque do inglês indiano, o que pode levar um tempinho, mas com certeza, com a convivência, você se acostuma e, depois, acaba até adquirindo alguns vícios de linguagem tipicamente indianos, os quais são muito difíceis de se livrar mais tarde (rs). Na empresa onde trabalhei, como eles lidavam direto com edição de textos em inglês, 90% dos funcionários tinha um inglês impecável e conversavam entre si só em inglês. Dificilmente os via conversando em hindi ou marathi (a língua do estado de Maharashtra, onde fica Mumbai). Mas, em Mumbai, as pessoas tem essa mania de querer ser elite e só querer falar em inglês. Mas, em relação ao idioma, se você consegue se comunicar em inglês bem não terá maiores problemas.
Por hoje, fico por aqui, mas no próximo post continuo falando sobre o assunto.
Um abraço e até a próxima!
by Tabibito
ola gostaria muito de trabalhar na india como posso fazer para arrumar um emprego la
CurtirCurtir
Oi, Ivanete. Para começar, precisa ter um inglês muito bom. Se não, as chances são perto de zero. Um abraço.
CurtirCurtir
É possível estudar e trabalhar na Índia? Quero muito aperfeiçoar meu inglês, em breve terei meu certificado em gestão de pessoas, e pretendo fazer letras em língua inglesa… E tenho esse grande sonho de juntar o útil com o agradável… Talvez seja ou não.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola, Maria! Sim, eh possivel fazer um intercambio pela Aisec. Conheco varios brasileiros que estiveram aqui atraves desta agencia. Eles tem varios tipos de programa. Tenho certeza que seu ingles vai desenvolver. Um abraco e boa sorte!
CurtirCurtir
Boa tarde,
Sou indiano de nacionalidade, nasci em mumbai e estou casado com brasileira, tenho 2 filhos que nasceram em Brasil. Queremos voltar porque tenho país de idade avançado e sou único filho homen. Sou professor de inglês mas trabalhei muito tempo em cruzeiros quase 10 anos. Tem como agente arrumar um trabalho no mumbai perto dos meus pais? Obrigado, Abraços
CurtirCurtir
Ola, Royston! Sabendo o ingles e o portugues, acredito que tenha vagas de emprego para voce em Mumbai, sim. Os salarios nao costumam ser altos, mas como voce teve esta experiencia no exterior, isso pode te ajudar. Um abraco e boa sorte!!
CurtirCurtir
Ola. Queria saber se ha alguma ONG que faz trabalhos em Srinagar norte da india. Como faço para contatar. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola, Roberta. Nao sei te informar, pois nao tenho muitas informacoes sobre o que acontece em Srinagar. Acho melhor voce entrar em contato com a Aisec, que eles poderao te guiar melhor. Um abraco.
CurtirCurtir
Você poderia passar contato da pessoa que trabalha como RH? Ou da empresa que ela trabalha? Ou de qq outra multinacional? Estou verdadeiramente pesquisando, mas não encontro. Se puder, pode passar no meu e-mail: flaviasantos.ide@gmail.com ficarei muito grata!!! Abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ótimo o seu blog!!! Parabéns!!! Em que empresa você trabalha e qual sua profissão, pode dizer?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Flavia!! Seja bem-vinda! Eu trabalho interprete em uma empresa de servicos medicos para expatriados japoneses. Um abraco e obrigada pela participacao!
CurtirCurtir
Oie! Que bom o seu retorno! Você conhece brasileiros que trabalham como gestores em departamentos administrativos, ou alguém que é coach? Mto obrigada mesmo por seu retorno.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Flavia!! Nao conheco muitos brasileiros aqui, infelizmente, mas conheco uma portuguesa que trabalha como RH. Deve ter brasileiros nas areas que voce citou, mas, a maioria que conheco trabalha como tradutor ou interprete em empresas indianas ou multinacionais. Um abraco.
CurtirCurtir
Em nenhuma forma é possível ser casada com um indiano e ao mesmo tempo trabalhar ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Marina! Claro que eh possivel! Eu sempre trabalhe desde que cheguei aqui. E, ha outras brasileiras casadas com indianos que tambem trabalham. Pela lei, com o “spouse visa”, nao eh permitido trabalhar legalmente, como assinar um contrato de trabalho, etc. So eh possivel (pela lei), apos a obtencao do OCI card/PIO card, que eh o visto permanente. Mas, a maioria trabalha mesmo somente com o visto de esposa. Ha diversas maneiras para isso. Se estiver interessada, pode me mandar um e-mail: juinjapansince2007@gmail.com. Um abraco.
CurtirCurtir
Oi tudo bem sou brasileira eu gostaria de trabalhar na india pode ser de faxineira eu so quero trabalhar como fazer
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vanessa, ser faxineira na India nao eh a mesma coisa que ser faxineira na Europa ou EUA. Aqui, elas sao muito mal pagas, mal tratadas e jamais aconselharia este trabalho a nenhuma mulher, infelizmente.
CurtirCurtir
Oi me desculpa vc falou em empresas que contrata, mas quais empresas ?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ola, Fatina! Ha muitas. Sugiro que voce de uma procurada em sites como Naukri, onde podera encontrar varias empresas recrutando falantes de portugues. Um abraco.
CurtirCurtir
Tudo bem?
Me chamo Fernanda e tenho 24 anos. Li sua postagem sobre como fazer para trabalhar na Índia e tenho uma dúvida. Espero que você possa me ajudar. 🙂
Eu gostaria de ir morar na Índia, mas não sei como fazer. Conheço algumas pessoas que moram lá, também me apaixonei por um indiano e temos planos de ficarmos juntos. É possível entrar em contato com algumas empresas por aqui para marcar entrevista? É possível conseguir um emprego desta forma?
Eu fiz até o quarto semestre da faculdade de Letras, mas não terminei. Ajuda em alguma coisa?
Desculpa incomodar e desde já, agradeço
Um grande abraço
Fernanda Khalil
CurtirCurtir
Olá Tabibito! Estou curtinndo ao máximo seu blog, parabéns !
Meu marido está indo para a Índia como expat, e eu vou depois, sou dentista e pretendo trabalhar lá futuramente, já que ainda não falo inglês. Como deverá ser o meu visto? Será que meu diploma de odontologia é válido lá ?
Um abraço !
Adriana.
CurtirCurtir
Olá, Adriana! Muito obrigada pela sua visita! E, que legal saber que vocês estão vindo para a Índia! Vocês estão vindo ainda este ano? E…para qual cidade ou estado? Olha, provavelmente eles vão te dar o X visa, que é o visto para esposas e familiares de expats. Com este visto, não é permitido trabalhar, mas caso você consiga uma boa oportunidade de trabalho por aqui, você pode dar entrada no visto de trabalho. Se o diploma de odontologia é válido? Não sei te dizer no momento, mas vou pesquisar aqui e te esclareço a dúvida em breve. Qualquer coisa, você pode me escrever para juinjapansince2007@gmail.com
Um abraço e sejam bem-vindos à Índia!
CurtirCurtir
Olá ! Fiquei feliz em receber sua resposrta.
Meu marido vai em setembro deste ano , eu e minha filha iremos provelmente em julho de 2015, ja que o ano letivo da escola comeca em setembro .
Ficaremos em Gorgaun, vc sabe me dizer se o custo de vida nesta cidade é alto?
CurtirCurtir
Vc falou muito da grana e tal. Mas como é viver, o que cê pode contar sobre a experiência indiana, o modo de vida, o tratamento aos estrangeiros?
CurtirCurtir
Olá, Mariel!Obrigada por sempre acompanhar o blog! Pode deixar que vou incluir estas informações na segunda parte do post que já já vai ao ar!
CurtirCurtir