Comer com as mãos ou com talheres?

Olá, pessoal!

A idéia de escrever este post me veio depois de ouvir de vários alunos meus a seguinte frase:

– “Eu não sei comer de garfo e faca até hoje.”

eating2 eating3

Talvez você não saiba, mas em muitos países como Índia, Sri Lanka e outros, o costume é comer com as mãos. – ” Ai, que nojo! Eles não tem talheres?”– talvez você já esteja pensando, cheia de preconceitos.  Sim, eles têm, mas na maioria dos casos, se usa colher para comer as comidas que têm caldo ou molho, como daal (lentilhas), rajma( feijão), etc. No geral, se come com a mão mesmo.

eating_india

Talvez muitos estejam pensando que só pessoas de classe baixa ou que não podem comprar talheres é que comem com a mão aqui na Ìndia. GRANDE EQUÍVOCO! Os alunos que me contaram isso são de famílias riquíssimas e já viajaram o mundo todo, coisa que a maioria de nós ainda não fez, sendo que eles têm 17, 18 anos.

Portanto, não saber usar talheres adequadamente não significa nada aqui na Índia, Significa apenas que você é um verdadeiro indiano.

Meu aluno me disse que gostava muito de massa, principalmente spaghetti, mas que até hoje se enrolava todo na hora de comer o bendito prato, já que não conseguia se entender bem com o garfo. Me disse também, que quando estava nos EUA, ele ficava com um pouco de vergonha de sair pegando tudo com a mão, pois sabia que lá as pessoas iam achar horrível. Então, ele tinha que se contentar com os talheres.

spaghetti

A mesma coisa disse uma aluna minha da mesma faixa etária. Segundo ela, é impossível saber o verdadeiro sabor da comida se você usa um talher, pois só com o contato com a pele é que o verdadeiro sabor aparece. Na verdade, minha família aqui na Índia diz a mesma coisa.

Lembro que quando estava no Brasil, geralmente eles nos davam garfo e faca quando pedíamos uma pizza. Mas, na maioria dos países onde já morei ou visitei, pizza se come com a mão. Na Índia, não sei o porquê, eles te dão garfo e faca. Talvez, na mente deles esteja programado para servir qualquer comida não-indiana com garfo e faca. Pois é. Pizza Hut, Dominos, etc. Todas me deram garfo e faca. Mas, as fatias já vêm cortadas e não há necessidade de usar garfo e faca. Então, eu como com a mão mesmo.

eating

Tem uma cafeteria a qual frequento e onde toda vez que peço um sanduíche, eles trazem garfo e faca. Não entendo. Deve ser porque sanduíche é algo ocidental, talvez. Não entendo o porquê, nunca perguntei, mas os talheres ficam sempre intactos e eu como o sanduíche com a mão mesmo. Talvez eles me achem uma aborígene, não?

Um outro caso, ainda mais extremo que ouvi de um aluno meu, é que um grande amigo dele andou morando um tempo nos EUA e, quando voltou à Índia, achava tudo nojento e não queria comer com a mão. Ele também começou a dizer na cara das pessoas que estavam comendo, que achava nojento aquele ato. Porém, a família do meu aluno é toda do sul da Índia, Tamil Nadu, onde em 95% dos casos, se come com as mãos. E aí, a coisa ficou feia. Por causa deste ato ridículo, a amizade deles acabou.

eating_india4

Se eu como com as mãos? Gente, eu juro que queria saber como fazer isso, mas não dá. Precisa de bastante treino. Já tentei e em volta do meu prato virou um chiqueiro. Minha sogra, por exemplo, consegue comer qualquer coisa com a mão, até coisas que têm molho. Meu esposo também. Até macarrão ele consegue comer com a mão. Sim. Ele também não sabe usar os talheres corretamente, antes que você me pergunte. Garfo e faca ele consegue usar, mas com muuuito esforço. Colher ele usa numa boa, mas o jeito que eles pegam na colher, é aquele jeito que eu e você pegávamos quando tínhamos 5 anos de idade e nossas mães nos davam bronca, lembram?

eating_india3eating_india2

Antes de você sair falando que os indianos são aborígenes porque comem com as mãos, eu te digo que lá no Japão, onde morei, muita gente não sabe usar até hoje garfo, faca e colher direito. Colher, muitos pegam daquele mesmo jeito que a gente pegava com 5 anos de idade.

Sabemos que etiqueta e utensílios para comer variam conforme cada cultura. Aqui, super normal ouvir o povo arrotando alto após as refeições. Confesso que até hoje isso me incomoda, pois sempre considerei o arroto super dessagradável, principalmente quando uma mulher arrota. Imagina a minha cara quando após a nossa janta a minha sogra soltou um arrotão bem alto na mesa? Mas, você já se perguntou porque nós mulheres achamos que arroto é coisa de homem e que mulher não pode arrotar, sendo que os dois possuem o mesmos órgãos digestivos? Porque algum dia, alguém com uma mente machista nos ensinou que arroto é coisa de homem. Meninas não arrotam. Aí, a gente fica cheia de gás depois de tomar uma coca-cola ou comer aquele bifão e fica mandando os arrotos todos de volta oara dentro.

arroto

Aqui na Índia? Segurar ou mandar o arroto de volta pra dentro do corpo é considerado maléfico para a saúde. Tá vendo?

arroto2

Certos ou errados, o importante é que quando nos deparamos com o diferente, é que começamos a nos conhecer melhor.

Um grande abraço e…BURRP!!

by Tabibito

 

Anúncios

7 comentários sobre “Comer com as mãos ou com talheres?

  1. Com certeza, os hábitos foram sendo modificados ao longo dos anos, de acordo com cada região e cultura. Em meados do século XIX, o hábito de comer com as mãos, mais especificamente com a direita, era sinônimo bons costumes e de limpeza. Sim, limpeza! Devido ao uso constante das mão, várias culturas determinavam que no ato da comensalidade, melhor dizendo, antes das refeições, se fazia necessário limpar-se; tomar banho e utilizar água perfumada para lavá-las, numa espécie de ritual. Portanto, não era só chegar e comer rsrsrs Assim como a regrinha de utilizar apenas a mão direita para tocar o alimento, as boas maneiras da época também pregavam que deveriam utilizar-se apenas dos dois primeiros dedos junto com o polegar para segurar utensílio (como xícaras) ou até mesmo para segurar os alimentos. Imagina o esforço durante a refeição rsrsrs. Um dos fatores mais interessantes sobre a comensalidade é que, no Marrocos por exemplo, lamber os dedos não era sinônimo de negligência às boas maneiras, a menos que seguissem a ordem de quais dedos lamber primeiro, começando pelo dedo mínimo, depois o polegar, o terceiro e por fim, o primeiro.
    De acordo com os antigos hábitos, podemos refletir quanto a utilização dos dedos nas refeições… Melhor utilizar os seus dedos (de forma que você sabe como higienizar) para levar o alimento até à boca, ou partilhar de utensílios (garfos, facas e colheres) que são lavados fora da minha vista e utilizados por várias pessoas? Rsrsrs
    Para quem tiver interesse pelo assunto da comensalidade, sugiro a leitura do livro “O Ritual do Jantar” da Margaret Visser.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ola, Amara! Obrigada pelo seu comentario, que enriqueceu ainda mais o blog. Eh verdade…hoje muita gente acha “nojento” comer com as maos, mas para cada pratica na India, ha uma razao historica ou cientifica por tras. E, obrigada pela indicacao do livro! Um abraco!

      Curtir

  2. Eu, sinceramente, acho sim, muito, muito nojento comer comida com a mão, exceto pizzas, frutas e sanduíches, bolos ou biscoitos. E quanto aos japoneses, a mesma dificuldade que têm para usarem nossos talheres, temos para usar aqueles palitinhos,. Além de ser um tipo de comida que é possível comer assim. E a Índia é um país que não é nenhum “exemplo” de hábitos de higiene, pois defecam em buracos no chão, se “purificam” bebendo urina de vaca e outras coisas nojentas demais.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Taí, não vejo nojo nenhum nisso e sempre que posso como com as mãos. Minha mãe é nordestina e comia feijão com farinha assim, e isso se tornou também memória afetiva, pois eu me juntava a ela pra comer, um momento raro de comunhão entre nós duas, especialmente na minha adolescência. Realmente o gosto é melhor, parece que a gente come com mais gosto também. Ainda não tenho essa prática de comer coisas com molho, mas acho que não demoraria a me adaptar não. Adorei o post!

    Curtir

  4. Interessante!! Quando meu marido chegou ao Brasil eu o ensinei a comer com garfo e faca porque na Índia era costume ele usar apenas colher, e uma vez comentou que é muito difícil ter facas nas casas, na casa dele tinha apenas uma para cortar os legumes.

    Quanto comer com as mãos, me lembro da minha primeira experiência, foi um desastre, morri de vergonha no restaurante indiano. Mas hoje já estou mais habituada e confesso que adoro!! Realmente a comida tem mais sabor, não sinto aquele gosto metálico dos talheres e não me imagino comer comida indiana com garfo e faca!

    Ótima matéria!!

    Beijos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s