Qatar x estrangeiros

Olá, pessoal!

qatar_dresscode

Não sei se esta notícia chegou até o Brasil, mas semana passada, li num jornal indiano, que o povo do Qatar está promovendo uma campanha contra os estrangeiros que moram ou visitam o país. Mas, porque isso? – você deve estar se perguntando. Bem, se você conhece um pouquinho sobre a religião e os costumes islâmicos já devem ter entendido a raiz do problema.

Sim. O maior problema está nas vestimentas das estrangeiras, em sua maioria européias. Algumas mulheres do Qatar estão até evitando sair de casa em certos horários justamente para não terem que ver aquele bando de mulheres quase “nuas para o padrão local.

qatar_dresscode4

A campanha tem sido feito sobretudo por mulheres, principalmente as casadas e com filhos. Além, claro, das muçulmanas mais ortodoxas.

Aliás, os panfletos advertindo e ensinando as estrangeiras a se portarem e se vestirem com modéstia já começaram a ser distribuídos na semana passada. Um dos panfletos diz: – Leggings não são calças” Ou…”Se você está no Qatar, você é uma de nós.”

Até as crianças estarão com camisetas promovendo a campanha e, homens e mulheres entregarão os panfletos de forma gentil, servindo o tradicional café árabe, chocolates e rosas.

qatar_dresscode2qatar_dresscode3 qatar_dresscode5

E aí? Vocês acham que a idéia vai ajudar a conscientizar as turistas?

Bom, eu sou do time do “Em Roma, faça como os romanos.”, mas…cada um sabe de si, né?

qatar_dresscode6
Mulheres usando o niqab, a vestimenta mais comum por aquelas bandas.

Vamos assistir alguns vídeos sobre o assunto. Os vídeos estão em inglês, mas não falam nada muito diferente do que escrevi aí em cima.

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

 

Anúncios

8 comentários

  1. Nossa!. Recebi proposta para trabalhar no Qatar, estou pesquisando este assunto. Conheço Dubai, não tive problemas com minhas roupas que, são discretas. Não ando nas cidades como se estivesse na praia. Mesmo assim, mulheres estrangeiras tem segurança lá?

    Curtido por 1 pessoa

    • O Qatar, ate onde sei, eh mais conservador que Dubai, mas nada que assuste. Voce nao eh obrigada a usar o hijab ou niqab. Os paises daquela regiao ali (EAU, Qatar, Kuwait, etc.) oferecem grande seguranca para mulheres estrangeiras e para as locais, tambem. Pode ir sem medo! Tenho uma amiga holandesa que mora ha dois anos em Doha e esta adorando. E, olha que ela eh um poco de modernidade. Mesmo assim, esta bem adaptada e curtindo cada momento. Portanto, va sem medo! Um abraco.

      Curtir

  2. Eu gostaria de entender melhor do que se trata, elas querem que as estrangeiras residentes se vistam de forma mais reservada mesmo que seja roupa ocidental, ou que ela vista as roupas locais?
    Concordo que quando moramos em outro pais nos devemos nos adaptar, mas discordo que uma turista que visite o pais se veja obrigada a fazer o mesmo. Residentes e turistas não tem as mesmas obrigações, essa intolerância para com as diferenças culturais pode ate espantar o turismo e levar outros países a quererem obrigar o mesmo, como vem acontecendo no ocidente com as comunidades muçulmanas.

    Acho que residentes que moram no pais a trabalho,estudo e ate casam e constituem família, mesmo que não queira viver a vida no pais tem responsabilidades e um cidadão, mas turistas são clientes que vão olhar a sua vitrine eles devem sim respeitar as regras, mas querer cobrar deles como se vestir quando eles só estão visitando e não pertencem aquela cultura acho exagero. Esse tipo de atitude sempre cresce e acaba sendo o catalizador de relações mais intolerantes de ambos os lados.

    Curtir

    • Olá, Caro Oshida!Primeiramente, muito obrigada pelos seus comentários, sempre muito pertinentes e relevantes. Em relação ao Qatar, não tenho informações mais precisas, pois nunca morei lá. Porém, devido ao fato de eles seguirem o Islã, eu acredito que eles fiquem chocados ou pelo menos, queiram evitar ter que se deparar com pessoas mostrando seus corpos, ainda que não seja muito, de acordo com nosso padrões. É difícil de entender este outro lado da moeda, em uma sociedade onde a religião dita todo o comportamento e pensamento de um povo. Aqui na Índia, por exemplo, mesmo nas grandes cidades, mostrar o corpo também não é algo muito bem visto (aliás, é muito mal visto!), mesmo sendo turista e estando na praia. Há algumas praias mais liberais sim, como algumas e, Goa, mas no geral, o povo ainda é bem conservador, o que acaba chocando muitos dos turistas que visitam o país. Um abraço e mais uma vez, obrigada pela contribuição!

      Curtir

  3. concordo! vou me mudar pro Qatar em breve (acabei de te mandar uma mensagem no facebook!) e to bem ligada nesse assunto. já sei que a adaptação não será simples, então quanto mais esforço, melhor. Obrigada pelas dicas, viu? Beijos.

    Curtir

  4. Oi, Eli!!Obrigada pela visita e comentário!Para muitos pode soar radical, mas eu concordo com você em número e grau. A pessoa tem que ter bom senso. Se sabe que andar de legging e roupa sem manga vai escandalizar o povo lá, melhor que evite, não é mesmo?Acho algo tão óbvio, mas não creio que seja óbvio para a maioria.
    Um grande abraço!!!

    Curtir

  5. Eu acho um absurdo um turista ir para qualquer país que seja e querer se vestir como se estivesse em casa. É desrespeitoso saber que o país é mulçumano e querer andar com as terríveis e pornográficas roupas ocidentais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s