A questão da família na Índia

humsaath3

Resolvi abordar este tema após ter assistido duas entrevistas antigas da atriz Aishiwarya Rai nos EUA. Uma no David Letterman  e outra na Oprah. Nas duas, a estrela foi questionada por ter 30 anos e ainda residir com os pais. Achei incrível o fato de isso ser tão estranho para os americanos. Oprah ainda fez um comentário: – “30 anos?Esta é a justamente a idade na qual seus pais te dão um pé na bunda!”

Os vídeos das entrevistas estão no final deste post.

Se você acha um saco as festas de primos e os Natais onde a parentada toda vai até a sua casa e ainda acampa por lá, dificilmente você terá saco para encarar uma família indiana. Família aqui é algo dado por Deus. Para os indianos, os pais são deuses, pois foram o canal que Deus usou para trazer você aqui para esta terra. Então, eles merecem todo o respeito, amor e dedicação. Hoje, nas grande cidades, as famílias já são menores e não moram naqueles casarões como vemos em muitos filmes indianos. Porém, os laços permanecem os mesmos.

Nasci e fui criada no Brasil, passei um total de 7 anos no Japão e hoje moro na Índia. Então, já vi muita coisa relacionada a família. Mas, a Índia é realmente uma cultura totalmente voltada para a família. Uma das perguntas prediletas dos indianos é: – Quantas pessoas tem na sua família?

Sim. Falar da família dá muito pano para a manga. Outro dia, na aula, entramos neste assunto e minha aluna passou mais de 10 minutos só falando sobre a sua família. Falou dos avós que moram em outro estado, dos primos que falam com sotaque diferente, das férias e de como é legal quando eles se encontram, das viagens em família, etc. Ela tem apenas 17 anos e, esta seria a época mais propensa a qurer distância da família, né?

Se você tem um pretendente indiano, sem sonhe em comentar algo sobre a família dele, mesmo que seja verdade. A coisa fica feia. Eu já tentei e não tenho boas recordações desde momento.(rs)

Além do mais, não tem aquela estória de querer competir com a sogra e ele achar sua comida mais gostosa que a da mãe. Bem, como não sou daqui e odeio cozinhar, não tenho esta pretensão, mas para eles é um absurdo a esposa querer competir com a mãe dele em qualquer quesito. Uma vez eu contei aqui em casa que no Brasil há uma certa disputa às vezes entre sogras e noras e, meu esposo soltou essa:

Como alguém pode querer competir com a mulher que te alimentou por quase ou mais de 30 anos?

kabhi-630

Gente….eu nunca tinha pensado nisso. E não é que faz sentido?

Bem, estou citando estes exemplos só para vocês verem o valor e o respeito que eles têm pelos pais.

Eles ainda dizem por aqui: -“Se seus pais não abençoam a sua união, vocês jamais serão felizes.”

Graças a Deus, os pais dele já abençoaram. Primeiro a mãe e, depois o pai, um certo tempo depois.

Quando as famílias não concordam, o negócio é fugir e casar em algum cartório perdido por aí. Mas, saiba que você não faz mais parte da família.

Na parte rural da Índia, 99.9% dos casamentos ainda são arranjados pelas famílias e os pais é que decidem o momento e com quem você deve se casar.

Nas grande cidades, isso ainda acontece, mas as coisas já estão um pouco mais ocidentalizadas e vemos vários casais que casaram por amor e com o consentimento das famílias.

thekumars1

Ah, sim! O detalhe mais importante para quem pretende arrumar um marido indiano: Se você é a garota que ele quer mesmo e se ele te leva a sério, em poucos dias, no máximo semanas, ele vai te apresentar para a família toda dele. E não vai ficar te enrolando como a maioria dos caras que eu conheço e que você, com certeza, conhece melhor que eu.

Agora, fiquem com as duas entrevistas com a diva Aishwarya Rai, nas quais ela é questionada por ter 30 anos e ainda morar com os pais. Ai…esses americanos….

https://www.youtube.com/watch?v=VBxOzhDniiQ

https://www.youtube.com/watch?v=j5ppl9ZvSWY

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Publicado por Banjara Soul

Este blog é para compartilhar um pouco das estórias e memórias que acumulei ao longo destes 12 anos neste incrível continente chamado Ásia. Hoje, de volta ao Brasil, mas com a Ásia no coração.

3 comentários em “A questão da família na Índia

  1. Olá, eu tenho muita curiosidades da Índia e seus costumes. Gostaria saber como é a imagem nos negros na Índia. É verdade que os indianos não gostam de negros ? Você já viu um indiano (a) casado com uma(o) negra (o)? É verdade que as castas são definidas ou diferenciadas pela cor da pele? Como é a situação dos dalits hoje em Dia?

    Curtir

    1. Olá, Luana!Estou tirando a poeira do blog após um longo tempo. Não, os indianos não gostam de pessoas de pele escura, sejam eles negros ou indianos mesmo. Nunca vi um indiano casado com uma negra ou vice-versa. Deve existir, mas a família, certamente iria se opor. Não, as castas não são definidas por cor da pele, mas sim, pela profissão que os antepassados exerciam na antiguidade. A situação dos dalits continua complicada, ainda mais porque os partidos políticos usam esta questão para criar rebuliço ou ganhar votos, o que só piora o que já é historicamente complicado. Um abraço.

      Curtir

  2. Olá. Eu tenho muito curiosidade sobre a India. Eu já li , que os indianos não gostam de negros ? É verdade ? Você já conheceu um indiano(a) com um negro(a) ?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: