Eu quero ser branca!!!

Como todos vocês que lêem blogs sobre a Índia já sabem, ser branco aqui na Índia é motivo de orgulho, status e um bom casamento.Isto serve para homens e mulheres. Não é mais novidade que o povo adora e usa o tal do Fair and Lovely e outros produtos para ficar mais branco, sendo o mais novo produto, o clareador de vagina. Como eu sempre digo, eu acho aquela cor marrom dos indianos a coisa mais linda e sexy. seja em homens ou mulheres. Porém, é aquela velha estória: Ninguém nunca está satisfeito com o que tem, não é mesmo?

Hoje, além da cirurgia plástica no nariz, um dos procedimentos mais procurados pelas indianas ricas e pelas celebridades daqui é o Skin lightening treatment ou em um nível mais assustador: Skin melanin surgery.

Esse papo começou a rolar aqui na Índia após a aparição da queridíssima atriz Kajol em um evento. A atriz, que sempre foi conhecida por sua pele bem morena e olhos verdes (além de sempre ter se mostrado muito satisfeita com os atributos que Deus lhe deu), de repente apareceu mais branca, assustando a todos.

Daí, não pararam mais os boatos sobre a cirurgia para reduzir o excesso de melanina. E, assim como ela, especula-se que outras atrizes indianas também passaram pelo mesmo (ou pior) procedimento em nome de uma pele branca e um look mais europeu, digamos.

Vamos à lista:

As fotos falam por si

kajol2

Bipasha Basu

Foi eleita a mulher mais sexy da Ásia em 2005, 2006 e ganhou o codinome de Dusky Beauty of Bollywood. Mas, hoje, não é tão dusky assim….

bipasha1

Priyanka Chopra

Quando eleita Miss World, ela ainda tinha traços e cor de indiana.

priyankac.

 

Rekha, a eterna diva de Bollywood. Hoje, praticamente uma européia, mas até Rekha já teve uma aparência indiana. E era belíssima, não?

 

rekhaShilpa Shetty

Shilpa nunca foi uma grande atriz, mas conseguiu casar com um milionário e está com a vida ganha. Após centenas de cirurgias, ela também resolveu passar pela redução de melanina.

shilpaSridevi

Sridevi sempre foi uma das minhas atrizes prediletas, principalmente pelo seu talento como dançarina.

Porém, apesar de sempre ter sido muito bonitinha, ela não estava satisfeita e resolveu passar pela faca também.

sridevi

Uma coisa interessante (para não dizer triste) é que esta questão da cor da pele é falada abertamente aqui, sem o menor constrangimento.

No Brasil, vocês sabem o que acontece quando falamos preto, negro ou qualquer outro nome que possa soar pejorativo. Uma conhecida nossa, no Rio de Janeiro, muito soberba, um belo dia resolveu chamar um guarda de MACACO. Foi presa na hora!

Mas, se você assistir um filme indiano, principalmente os do Sul da Índia, diálogos como estes são a coisa mais comum:

“Não, eu não quero casar com você porque você é preta!”

“Aaahn….com essa cor de pele eu nunca vou arrumar um bom casamento!…”

Pai para a filha:

– “Sua mãe e eu somos tão brancos. Não sei a quem você puxou para ter esta pele tão escura! Assim, por mais que eu pague um alto dowry (dote), ninguém vai querer casar contigo!”

“Aaahn….ela é a garota dos meus sonhos…Tão branca..olha a pele dela!”

E por aí vai!

Pois é, gente. Pode soar racista ou qualquer outra coisa do gênero, mas na cabeça deles, não é racismo. Não sei nem se esta palavra é tão discutida lá como discutimos no Brasil. Duvido muito. As pessoas encaram com muita tranquilidade e naturalidade os diversos comerciais para clarear a pele, os quais mostram que uma pessoa não era bem sucedida no trabalho por causa de sua pele escura. Mas, quando passou a usar o creme e 10 rúpias, a vida dela mudou e todos começaram a aceitá-la, seu trabalho começou a progredir e ela até recebeu proposta de casamento!

Sim, quando leio os anúncios no jornal enviados pelos pais dos candidatos, as coisas que chamam mais atenção são: a cor da pele e o nível de educação. Claro, que como estamos em um país machista, isto ainda fica mais rigoroso para as mulheres.

Se você acha que estou exagerando, dá uma olhadinha nos comerciais abaixo:

Uma reportagem sobre o fato

Este aqui é de matar

Este assunto dá muito pano para a manga e eu vou parando por aqui. Um grande abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

6 comentários sobre “Eu quero ser branca!!!

  1. A sociedade é cruel, eu mesma cheguei a operar o nariz porque sofri muito bullying durante desde os 11 anos, foi terrível, as pessoas na escola e na rua colocavam diversos apelidos em mim, nunca me chamavam pelo nome. Me xingavam de “papagaio”, “periquito”, “corvo”, “pinóquio” e por aí vai…eu chorava escondido. Já chegou ao ponto de pessoas que nunca me viram na vida “mandarem eu fazer cirurgia no nariz”.
    Teve uma amiga de minha vizinha que disse “você não é feia, o PROBLEMA é o seu nariz. Nem preciso dizer que ela era horrível, toda torta, mas se achava no direito de me “dizer a verdade”. Eu nunca tive problema com meu nariz e me aceitava, mas as pessoas não.Cansei e aos 19 anos fiz minha cirurgia no Hospital das Clínicas pois não tinha $ para pagar uma clínica. Hoje sou uma pessoa mais feliz, mais confiante, me sinto linda. Infelizmente isso é uma realidade tanto para cor, altura, traços…

    Quanto as atrizes indianas estou chocada que a pressão esteja cada vez mais longe e o preconceito é algo aberto entre os indianos. Eu vi um filme sobre a Kajol e meu marido surpreso falou..”ela não é branca desse jeito, ela é mais escura!”.
    Ontem mesmo eu vi um filme indiano, história de estudantes e tem a participação de um negro. Quando o negro apareceu, um rapaz falou para ele: “Você não tem vergonha de se olhar no espelho, não??” Outra cena foi um filme Jatt & Juliet que uma canadense fala que vai morar na Africa. De repente ele se imagina rodeado de filhos negros com uma esposa negra e termina o relacionamento.

    Acho que por esses fatores e outros existe tanta dificuldade em passar filmes de Bollywood no Brasil.

    Beijos!!

    Curtir

    1. Oi, Star! Muitíssimo obrigada por ter aberto o seu coração e deixado este comentário. Sim, infelizmente a sociedade é feita de estereótipos e desde crianças aprendemos a rechaçar aquilo que é diferente. Muito triste isso, né? Nooossa….essas cenas que você citou dos filmes indianos foram de matar, viu?Hoje vou postar um vídeo antigo, da Aishwarya Rai na Oprah, onde ela é questionada sobre o clareamento de pele feito pelos indianos. Um abraço e tudo de bom!

      Curtir

  2. Esse assunto me intriga muito. Estava procurando videos no youtube da priyanka ontem mesmo pra ver como ela antes de virar uma copia da jennifer lopez, e foi dificil achar. Arabes operando seus narizes, indianas querendo ficar brancas, japonesas querendo abrir os olhos, negras com alisamento no cabelo, morenas pintando o cabelo de loiro. Mulheres mutilando seus corpos por cinturas mais finas, peitos enormes e vivendo em funcao de academia e aparencias. Pessoas se submetendo a cirurgias para aumentar os ossos da perna e ficarem mais altas. Essas coisas me entristecem sabia? Uma coisa e algum tipo de problema e disturbio que precise de intervencao medica, e outro e fazer isso por vaidade seguindo modismos. Nas novelas dos anos 80 aqui no brasil as atrizes mais cobicadas nao tinham dentes brancos, sobrancelha milimetricamente desenhadas, narizes operados, barriga sarada ou silicone. A partir dos anos 90 essa onda industrializada de um padrao irreal de beleza europeu (tem que ser branca, magra, loira) comecou a pegar forte. Penso em quais fatores socio-economicos nos trouxeram ate essa situacao. Acho bonito sim a pessoa se cuidar e procurar meios de aperfeicoar sua beleza natural, e nao de se transformar em algo que nao e natural pro seu biotipo.

    Curtir

    1. OI, Eli!Concordo plenamente.Eu, por exemplo, comecei a alisar meu cabelo desde cedo porque sofria bullying no prédio onde morava. Na verdade, comecei a alisar bem mais tarde, mas acho que a decisão de alisar foi justamente por ter sofrido este problema no passado. Hoje, quero voltar aos cachos e o cabelo está totalmente diferente. Ou continuo alisando ou espero uns 2 anos até ele ficar todo por igual.Hoje, graças a Deus, aprendi a me amar e me aceitar do jeito que Deus me criou e…quero meus cachos de volta!!!!Um grande abraço e muito obrigada pelo seu comentário!

      Curtir

      1. Você vai ficar linda com o cabelo cacheado! Demora mesmo pra dar um tempo na quimica e poder trabalhar com o formato natural do fio. Eu já pintei meu cabelo de diversas cores ao longo dos anos mas nunca fiquei tão bem como com a cor natural, tenho sobrancelha preta e fica dificil alguma cor de cabelo parecer natural e combinar. Já consegui um tom de vermelho lindo mas gastar mais de R$ 100,00 por mês com tintura e produtos não dá.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s