2 States – Quando jovens de castas/ grupos étnicos diferentes se apaixonam

O que acontece quando duas pessoas do mesmo país, mas de estados e culturas diferentes se apaixonam?

2-states_650_040314054806

No Brasil, acho que nada, mas na Índia…

Bem, como vocês devem saber,para que dois indianos se casem, o amor, paixão ou seja lá o que for, é a última coisa levada em conta por ambas as famílias. Não pensem que isto acontece somente com pessoas que não tiveram acesso à uma educação de qualidade ou com pessoas de castas mais baixas. Não,senhor. A coisa é ainda pior quando se trata de gente com dinheiro. Afinal, casamento na Índia, é um grande negócio. E, é exatamente este tema, apesar de batido, que foi abordado em um filme chamado 2 states e que esta sendo exibido nos cinemas daqui atualmente.

2states2Vamos ver o trailer!

A diferença é que a estória foi baseada no livro de mesmo nome,um best-seller do autor Chetan Bhagat, no qual ele conta a sua própria estória de vida e todos os problemas enfrentados para poder casar-se com a sua amada, vinda do estado de Tamil Nadu.

220px-2_States_-_The_Story_Of_My_Marriage

Assisti o filme na última semana e realmente foi melhor do que eu esperava. Tudo estava na medida certa: as cenas de romance, as de comédia, o drama em si. No final, podia-se ouvir várias pessoas chorando no cinema. Foi aí que me dei conta de como o tema família x casamento ainda pesa (e muito!) para a maioria dos indianos. E, estávamos em um dos cinemas mais high-profile de Mumbai, o Juhu PVR, frequentado por intelectuais, famílias abastadas e até estrelas de Bollywood. Ou seja: esta é a realidade para todos, sejam ricos ou não.

Pois é…apesar de não ser indiana, até eu me emocionei com o filme em muitas partes, pois bem ou mal, eu e meu esposo somos de dois lados opostos do planeta, duas culturas completamente diferentes, ele disse não ao casamento arranjado, lutamos contra todas as forças contrárias e hoje eis aqui aquela que vos escreve!

O nosso e outros casamentos fora da mesma casta ou grupo étnico entram na categoria de “Special marriage”. Graças a Deus, a lei indiana tem o Special Marriage Act, aprovado em 1954, o qual permite que pessoas de raça, casta e credo diferente possam passar por cima de todas as diferenças e constituir uma família.

O filme 2 States ainda está nas telonas daqui, mas assim que lançarem em DVD ou jogarem na net com legendas, não deixe de assistir. Você vai ter uma idéia do que realmente acontece quando dois jovens simplesmente decidem se casar.

Enquanto isso, vamos assistir a alguns trechos musicais do filme:

No vídeo abaixo, antes da música rolar, podemos ver um comportamento bem típico de um rapaz do norte da Índia (Uttar Pradesh, Punjab, Haryana, etc), comentando sobre o tamanho do short que sua amada estava usando.

No filme, você pode ver bem a diferença da cultura do norte e do sul da Índia. O rapaz é do Punjabi e a moça, de Tamil Nadu.

Sim,  a estória do autor do livro, Chetan, tem um final feliz. Porém, não é sempre assim, como muitos de vocês já devem saber.

Fazer parte de um grupo étnico, ter orgulho na cultura e na história de seu grupo, ter canções e músicas que pertencem só a este grupo e as quais exaltam os feitos do mesmo, ter honra em carregar o nome ou sobrenome pelo qual todos sabem que você pertence àquele determinado grupo….Tem coisas que são difíceis de entrar na nossa cabecinha ocidental e que a gente só entende vivendo cada dia aqui ou, nascendo de novo, claro, na Índia!

Um abraço e até a próxima!

By Tabibito

Anúncios

6 comentários sobre “2 States – Quando jovens de castas/ grupos étnicos diferentes se apaixonam

  1. Olá!
    Por indicação do seu blog vi o filme 2 States legendado em inglês em um canal do YouTube dedicado aos filmes de Bollywood. Adorei!!! Até baixei algumas musicas do filme no meu celular!
    Elizabeth

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando eu assisti esse filme, achei que era mais voltado a comédia, pois no início parecia. Após, fui analisando e percebendo que parece ainda, muito com o Brasil. Costumes, idiomas diferentes a cada região. Engraçado, que eles observam a cor da pele. Por ser do sul ela tinha que ser morena e ele de punjabi tinha que ser branco (os indianos que eu converso de lá são morenos). Mas sinceramente, preferi a casa dos punjabis hahaha, a casa da moça parecia um templo de tão sem nada. hahaha As músicas escuto até hoje – Iski uski
    Bjão

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Harumi!!Obrigada pelo comentario e pela visita!! Sim…no inicio o filme parecia comedia, mas depois mudou drasticamente.As musicas do filme sao mesmo otimas! Eu adoro a Locha -e -Ulfat e Mast Magan. AMO!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s