Moda ocidental na Índia

mumbaifashion1

Se tem algo que chama a atenção dos estrangeiros que vêm à Índia, sobretudo das mulheres, é a beleza das roupas e o seu colorido. Túnicas, sarees e outras peças que fazem com que qualquer mulher fique mais bela do que já é. Cena comum, também, é ver as estrangeiras, sobretudo européias e americanas usando roupas tradicionais indianas e perambulando por aí. Eu mesma sou um exemplo disso, já que 80% do meu guarda-roupa é composto de roupas indianas, as quais são extremamente confortáveis e decentes. Em uma das fotos abaixo, podemos ver a super star Oprah Winfrey vestindo um belíssimo saree e se sentindo maravilhosa.Woman-Sari3operah_saree

salwar1salwar3halfsaree

Mas, e as mulheres indianas? Como ficam nisso tudo? Bem, tudo aqui na Índia, como vocês sabem, depende do lugar de onde você vem e da família a qual pertence. Mas, a maioria, pelo menos nos grandes centros, não está muito a fim de usar roupas tradicionais. No meu escritório, por exemplo, diria que 80% das meninas usam roupas ocidentais e jeans. Até aí, tudo bem, mas o grande problema começa quando as mulheres aqui tentam ser “ocidentais” demais e exageram na escolha do modelito! Aí, não há santo que ajude!

Vou postar algumas fotos aqui, sendo a maioria das famosas aqui da Índia, mas não é muito diferente do que vemos pelas ruas aqui. Vamos lá!

malfunction1 malfunction5malfunction2 malfunction3 malfunction4

Quando vou à alguma loja para ver roupas, geralmente acabo escolhendo uma peça estilo indiano mesmo, porque as roupas ocidentais que eles vendem aqui não me apetecem em nada!

Mas, porque não me apetecem? Bem, as roupas que eles vendem aqui geralmente estão beirando a vulgaridade! Sim!!!Por exemplo: Renda é um tipo de tecido o qual devemos ter cuidado na hora de usar, caso contrário, o resultado pode ser desastroso!!!

malfunction6

Outra estampa que não dá para ficar abusando e que dá uma impressão de mais vulgar ainda, é  a de animais como onça, zebra, tigre, etc. Mas, essa praga parece que está na moda por aqui e a mulherada veste e acha que está abafando!! O pior são as combinações tipo calça super agarrada de oncinha ou zebra, salto Luís XV e blusa coladinha transparente e de renda!

Um outro exemplo próximo é na empresa onde meu esposo trabalha. Uma das moças lá vivia dizendo que não gostava de usar roupa ocidental. Bastou descobrir que a empresa era americana e que toda hora alguns americanos pintavam por aqui, que a figura começou, do nada, a usar roupas ocidentais, como se isso fosse deixá-la mais chique ou mais apresentável para os estrangeiros. Ô, mentalidade! Agora, nem por um decreto a moça quer usar saree! E, não preciso nem falar nas combinações que ela faz, né? A tal ponto que virou o papo predileto na empresa!

malfunction7

Claro que a pessoa deve vestir-se de um jeito que se sinta bem. Roupa ocidental ou indiana, todas são bem-vindas, desde que usadas com bom senso. Mas, a culpa nem é delas, porque são essas roupitchas vulgares que eles vendem aqui nas lojas e que a mídia ajuda a divulgar.

Mumbai, com certeza, goza de uma liberdade não muito comum em outras partes do país. Que essa liberdade prossiga, mas que o bom senso a acompanhe.

saree1

Um abraço e ótima semana!

by Tabibito

5 comentários sobre “Moda ocidental na Índia

  1. Eu sempre achei que elas exageram no estilo ocidental, infelizmente o bom gosto passa longe. Eu acho as roupas indianas maravilhosas mas todas as indianas que aqui conheco so usam roupas ocidentais, elas nao usam nada que remeta a cultura indiana nem mesmo um brinco. Eu sou a unica que uso roupa indiana e nem indiana eu sou! Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s