Gotra – Que negócio é esse?

indianfamily

Sempre que se fala da Índia, inevitavelmente também se fala sobre as castas.

Porém, além das castas, que são um fator relevante para muitos na hora de escolher uma noiva/noivo na Índia, há outro fator determinante: as gotras.

  Gotra na verdade é o que chamamos em português de linhagem. Algumas pessoas usam a palavra “clã”. Está  ligada ao parentesco e aos laços consaguíneos que descendem diretamente da linha patriarcal de uma família.

O sistema de grotas ajuda a identificar a linhagem paterna e esta é, automamaticamente, passada de pai para filho. Porém, não é passado de pai para filha. A gotra que prevalece, é a do homem e, após o casamento, a moça passa a fazer parte da gotra do marido e não mais do seu pai.

E, se eles não têm filho e só filhas? Nesse caso, a linhagem termina no momento que o pai morre, já que as filhas vão começar a fazer parte de outra gotra após o casamento.

Daí, o desespero de muitas famílias para ter um filho, pois assim, a linhagem da família é mantida. Claro que este não é o último motivo para se querer ter um filho na Índia, mas falaremos disso mais futuramente.

Mas, voltando ao assunto…a gotra é um fator relevante justamente porque duas pessoas da mesma gotra não podem se casar. Sim! O casamento entre pessoas da mesma gotra é proibido, justamente pelo fato de eles terem os mesmos ancestrais e serem considerados irmãos dentro do sistema hindu.

gotra2

Esta tradição é forte entre os brahmins, mas outras castas também a praticam. Na minha família, por exemplo, o casamento entre pessoas da mesma linhagem é proibido. Graças a Deus, nasci no Brasil e não tenho nada a ver com esta estória! Então, só mesmo em um filme de Bollywood, bem dramático, poderíamos ter o mesmo sangue!!

Além do problema da linhagem, outro fator defendido com unhas e dentes por alguns grupos é o de que o casamento entre pessoas do mesmo sangue poderia gerar filhos com algum tipo de deficiência ou outro problema de saúde.

Muitos de vocês que acompanham as notícias da Índia já devem ter ouvido falar dos assassinatos ocorridos em determinadas comunidades quando descobriram que um casal estava pretendendo casar mesmo sendo da mesma gotra. Sim, é mais comum do que você imagina. Talvez em grandes cidades você não dê tanta atenção para isso, mas se  já teve a chance de viver em algum vilarejo ou cidades no norte da Índia ou em Haryana, verá que estas estórias são mais comuns do que você possa imaginar! Tanto que há alguns anos um filme sobre o assunto foi produzido. O nome do filme é Khaap, que são os grupos radicais de vilarejos no norte da Índia. Porém, o tema principal é exatamente o casamento entre pessoas da mesma gotra ou clã.

Os Khap originais
Os Khap originais
Kahp - O filme
Khaap – O filme
Cena do filme
Cena do filme

Se você anda apaixonada por um indiano, sendo estrangeira, isso não será nenhum motivo de preocupação para você. Porém, é sempre bom conhecer e entender como funciona o sistema para não se assustar depois que chegar aqui.

Para quem se interessou pelo assunto, aqui vai o trailer do filme Khaap:

Um abraço e até a próxima!

by Tabibito

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s