Café é coisa chique?

cafezinhoq

No nosso Brasilzão, temos o costume de degustar o nosso cafezinho desde cedo e, mesmo para aqueles que não curtem o café puro, o famoso “pingado” entra em cena.

O café no Brasil pode ser degustado por diversos preços. Se você se contenta com o cafezinho da padaria, vai pagar baratinho. Se quiser uma coisa mais requintada ou em alguma loja famosa, vai ter que desembolsar o dobro, triplo e por aí vai!

Mas e aqui na Índia?

Bem, beber café um um hábito relativamente novo na Índia e é mais frequente nas grandes cidades onde cada vez mais lojas como o Café Coffee Day abrem as portas.

Há uma considerável produção de café no sul da Índia, mas como nunca estive por lá, não tenho uma idéia de como seja o hábito de beber café por aquelas bandas.

Porém, no norte da Índia e aqui em Mumbai, uma coisa a gente percebe: Café é coisa de rico.

De rico? Bem, não rico, mas de pessoas acima da classe média, de burguês.

Como a maioria deve saber, a bebida mais consumida pelos indianos é o chai, que, aliás, é uma delícia! Até hoje o meu chai não sai lá essas coisas, mas um dia eu chego lá!

E onde entra o café nisso tudo? Café aqui é questão de estilo. Frequentar cafés é algo relativamente novo e um negócio que anda em plena expansão. Não é difícil de ver os cafés lotados no final da tarde, onde muitas pessoas simplesmente sentam para degustar um café enquanto outros marcam reuniões e encontros por lá. Outros, gastam uma grana só para poder passar algum tempo no Starbucks, tirar uma foto e postar no Facebook!

starbucksqueue starbucks2_505_101912044202

Outra diferença básica é que se você vai a alguma loja ou restaurante e pede um café, em 90% dos casos, o que você vai receber é um café com leite! Sim!Na concepção deles, se chá é para ser bebido com leite (chai), o café também deve ser, ora bolas!

Por isso, se você vem à Índia e de repente sentiu aquela vontade de beber um café no meio da estrada, ao fazer o pedido, não esqueça de frisar que você quer BLACK COFFEE!

Mas, não se desespere se você também têm crises de abstinência de cafeína como eu. Hoje em dia, na maioria das estradas você já encontra algumas lojinhas do CCD (Café Coffee Day) para deixar o nível de cafeína do sangue em dia!!

ccd1 ccd

Até hoje meus colegas de trabalho indiano ficam impressionados com a quantidade de café que eu tomo durante o dia e mais ainda pelo fato de não colocar leite dentro dele!

Outro dia uma colega indiana me disse:

Juliana, eu preciso de um café forte. Me ensina  a fazer?

Claro! Vamos lá na cozinha do escritório!

Chegando lá, taquei uma boa colherada de nescafé na caneca da menina, água quente, pouquíssimo açucar e disse: – Pronto!

Já tá pronto???Mas…e o leite?

Bem, café forte para mim é café sem leite!

Noooossa! Ai, não…deixa eu colocar um leitinho aqui!

Pois é…o café forte dela estava com aparência de chai!

Como amante de cafeterias, acho uma pena que em locais tão movimentados como algumas estações de Mumbai não tenham nenhuma cafeteria. Nem dentro da estação e nem próximo a ela! Claro que lojinhas vendendo chai estão lá, mas poucas oferecem local para sentar e esperar pelo seu trenzinho.

Mesmo assim, cada vez mais o número de cafeterias aumenta a cada dia e além das famosas Café Coffee Day e Starbucks, vou apresentar algumas cuja visita realmente vale a pena!

Café Coffee Day
Café Coffee Day
Barista, com os maravilhosos cafés da marca Lavazza
Barista, com os maravilhosos cafés da marca Lavazza
Café encorpado. Café de vários locais do mundo.
Café encorpado. Café de vários locais do mundo.
Lojinha super agradável e café do bom!
Lojinha super agradável e café do bom!

E que o café se popularize e deixe de ser coisa de gente rica e mais um divisor de classes.

Um abraço e quando vier à Mumbai, pode me convidar para tomarmos um cafezinho!

By Tabibito

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Café é coisa chique?

  1. Meu marido está viciado no cafezinho..outro dia minha amiga perguntou se queríamos um chá ou café..ele não pensou duas vezes e pediu café! Mas no início, logo que ele chegou no Brasil foi fazer um café que trouxe da Índia (o nome é Bru Gold) eu me empolguei toda mas quando vi não passava de um Nescafé e ainda misturou ao leite!
    Depois quando viu nossa xícara de café pequenininha ele deu risada e disse que na Índia seria um insulto servir alguma bebida para uma visita em xícara tão minúscula!
    Beijos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s